PROCESSOS COMUNITIVO
Trabalho Universitário: PROCESSOS COMUNITIVO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wcune • 19/10/2014 • 458 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
Como visto no texto de apoio relatos diferentes, uma narrativa por Roberto Rokermann, percebe-se a preocupação com as informações emitidas pela empresa, formando uma equipe e até um conjunto de grupos, no processo de pro-dução das informações que se deseja transmitir para seus investidores, imprensa, clientes, e o público em geral.
A criação da equipe de relacionamento com investidores requer pro-fissionais nas áreas de comunicações: financeiras, contábil, legislação e marketing, além de compreender as tendências globais e nacionais de política ambiental, o seu mercado e sobre aspectos sociológicos (entender a psicologia dos investidores é um diferencial relevante para uma correta percepção de suas demandas) e principal-mente dominar as competência linguísticas: leitura, escrita, oralidade e analise lin-guística.
Conforme pesquisas, a Braskem citada no enunciado de apoio, a ideia principal para a manutenção do RI, foi considerar investidor como um cliente, que requer informações e atendimento diferenciados e de acordo com o perfil, im-plantando novas ferramentas e mais modernas ferramentas que auxilia no proces-so, sabemos que ela não atua sozinha, há também o grupo de comunicação, mas ambas trabalham em pontos distintos, havendo o encontro com presidente, vice-presidente financeiro e diretoria de comunicação para um alinhamento do texto, ou seja a unificação das partes.
Tornar a comunicação empresarial padrão para essa variedade de público certamente não é fácil, uma vez que no nosso país possui culturas, crenças e até o modo de falar variados. Indicar um método de comunicação unificado vai depender muito do seu meio de relação. Por exemplo fazer uso de uma equipe de comunicação com os investidores em um supermercado como meio de padroniza-ção não seria uma das melhores escolha, já em um ambientes financeiros como as bolsas de valores, bancos, por exemplo se enquadraria melhor.
Pensando como um todo, independente da atividade da empresa, fazer uso de mídias como revistas, sites, jornais, rádio, seriam ferramentas funda-mentais para uma padronização, uma vez que esses meios são destinados a uma grande variedade de pessoas, juntamente com uma equipe de pesquisas e comuni-cação, para a realização de estudos com foco pontos que despertam interesse ou fazem parte desses grupos de pessoas, ou seja, as suas culturas, crenças, valores, desejos enfim uma variedade de elementos, com o intuito de buscar uma relação mais próximo e harmoniosa entre as empresa (Emissores) e seus clientes ou futuros (Receptores).
O uso dessas mídias para a disseminação de sua comunicação em-presarial, juntamente com pesquisas culturais de seu público alvo, remete a teoria Culturológica, que parte do pressuposto de que a mídia não produz uma padroniza-ção cultural, e sim se baseia em uma padronização já existente nas sociedades, que surge a partir de características nacionais, religiosas e/ou humanísticas, ou seja, a cultura de massa não é autônoma, mas depende de muitos aspectos particulares a cada organização social.
...