PROCESSOS DECISORIOS
Casos: PROCESSOS DECISORIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: HUGEDUARDO • 16/5/2014 • 562 Palavras (3 Páginas) • 346 Visualizações
. PROCESSO DECISÓRIO
As organizações buscam crescimento e lucratividade, e cada vez mais, sabem o quanto é importante ter em mãos habilidades que gerem produtividade e satisfação para os clientes, por sua vez, se torna evidente que, para que uma determinada organização alcance metas e objetivos são necessários identificar problemas, corrigi-los e avaliar alternativas para que a tomada de decisão saia perfeita e proporcione sucesso nos aspectos almejados pela organização. Porém, cada instituição que visa ser bem sucedida e ter os planos traçados e realizados, pode e deve fazer o processo decisório como ponto chave para o desenvolvimento e desempenho da mesma, assim sendo, as organizações giram em torno da capacidade de dar alternativas para o gestor tomar decisões precisas e coerentes com base em informações na qual a organização transmite e interage com o mesmo. Na verdade o processo decisório define que o gestor deve chegar ao resultado, entretanto, sabemos que o mesmo é um conjunto de fatores relevantes que mostra ao administrador como tomar a decisão certa e precisa, mas, para conseguir resultados bons, é necessário conhecer os pontos fortes e fracos da organização, passar confiança e motivação aos subordinados com necessidades concretas e diagnosticadas, e assim por diante, inovar, criar e estabelecer planos estratégicos que correspondam com o desempenho da organização como um todo.
Uma decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo de tomar decisões (ou processo decisório) é a sequência de etapas que vai da identificação de uma situação que oferece um problema ou oportunidade, até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução. (MAXIMIANO, 2004, p.111).
Sabe-se que a organização é um sistema integrado e contínuo onde todas as pessoas, todas as áreas de atividades e todos os níveis hierárquicos, tomam decisões constantemente e auxiliam no planejamento, organização, direção e controle da mesma, sendo básico para todo e qualquer colaborador saber tomar decisões e conhecer os aspectos elementares de todo um conjunto de fatores interligados e concisos para o bem estar e crescimento da organização.
3.1 Etapas do Processo Decisório
O processo decisório é complexo e envolve características individuais as quais são determinadas por sete etapas que facilitam a gestão para estabelecer critérios para a tomada de decisão, que segundo Chiavenato (2011):
Percepção da situação que envolve algum problema – essa etapa é caracterizada pelo fator situacional do ambiente, ou seja, o líder compreende o que está acontecendo naquele setor e/ou determinada área da organização. Análise e definição do problema – nesse ponto o gestor depois de ter identificado o problema, ele vai avaliar e identificar o que fazer com a dificuldade encontrada.Definição dos objetivos – nessa etapa o gestor já com o problema identificado e analisado, decide os objetivos e metas que serão traçadas e almejadas pelos colaboradores.Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação – nesse ponto o gestor busca essas alternativas para poder adotar e diagnosticar os problemas. Escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos –
...