PROCESSOS GERENCIAIS
Trabalho Escolar: PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lidylavras • 10/10/2013 • 4.427 Palavras (18 Páginas) • 545 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Podemos perceber que os modelos de administração, produção e gestão empresarial passam por mudanças constantes, tão rápidas e repentinas quanto às transformações que observamos na história e na vida dos homens (CASA GRANDE, 2009, p. 64).
Os administradores precisam enfrentar sempre a modernização e a evolução do mundo, organizando suas empresas para seguir os padrões específicos e os gerais e poder acompanhar o modelo contemporâneo de transformação e mudanças para atingirem os objetivos solicitados.
Neste trabalho apresentaremos uma análise organizacional das empresas. Aliás, uma empresa específica responsável pelo varejo de alimentos, em geral: um supermercado. Para a construção deste os integrantes do grupo usaram o material disponível disposto pela faculdade no ambiente virtual, consultaram livros e periódicos dispostos também no ambiente virtual e ainda realizaram consultas e entrevistas aos colaboradores da organização.
O objetivo geral do estudo foi absorver conhecimentos e vivenciar quantas e quais as habilidades um administrador precisa enfrentar para sustentar um supermercado. Temos ainda objetivos específicos que são verificar quais os cargos existentes na empresa, quais os planejamentos e como são controladas as compras, o estoque, a logística e outros. E verificamos também a importância do bom funcionamento do setor de recursos humanos dentro desta empresa.
A finalidade do trabalho foi atingir as metas estabelecidas pelo curso durante o semestre, favorecendo o contato do grupo e o relacionamento interpessoal com as questões de administração necessárias para se desenvolverem as disciplinas deste semestre.
2 SUPERMERCADOS REX
Histórico
Com o início de suas atividades em 1956, na cidade de Lavras, o Supermercado REX, sempre preocupou com o bem estar de seus colaboradores e com o bom atendimento aos clientes. Em 2005, quando a empresa já possuía algumas filiais e um Centro de Distribuição, teve seu controle acionário transferido para investidores do Vale do Aço, que se encantaram pelo Sul de Minas Gerais.
A partir daí, a empresa engrenou um processo de expansão, chegando hoje a 16 lojas, 01 atacado e 02 centros de distribuição, totalizando, aproximadamente 1300 colaboradores diretos. Além de Lavras, hoje temos loja em Perdões, Carrancas, Três Corações, São Gonçalo do Sapucaí e Cláudio, cidades que acolheram a empresa de braços abertos.
Visão
Ser uma rede supermercadista regional com perfil e desempenho de uma rede nacional.
Missão
O Supermercado REX é uma empresa comercial varejista de alimentos e outros produtos que busca superar as expectativas dos clientes, criar valor agregado para seus sócios, recompensar e valorizar seus colaboradores, estabelecer uma parceria rentável com seus fornecedores, ter uma participação responsável na comunidade e respeitar o meio ambiente.
Valores
Honestidade, ética e justiça. Dinamismo, inovação e realização. Valorização e desenvolvimento das pessoas. Segurança, solidez e serenidade com todos os públicos. Busca constante da qualidade.
Departamentalização
A forma de dividir as tarefas entre os departamentos depende de princípios chamados critérios de departamentalização. Por exemplo: pode-se atribuir a cada departamento a tarefa de atender a um tipo específico de cliente, ou de produzir um tipo específico de produto, ou de cuidar de determinada área geográfica.
Esses e outros critérios de departamentalização definem as responsabilidades especializadas das unidades da estrutura organizacional.
O modo mais simples de departamentalização é o que se baseia no critério funcional, que tanto pode ser usado pelas organizações de grande como de pequeno porte.
A partir de uma departamentalização funcional, a estrutura pode evoluir para outras formas mais complexas. Em geral, as organizações utilizam uma combinação de critérios de departamentalização.
Fonte: https//:www.supermercadorex.com.br
3 DESENVOLVIMENTO
Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso ou o insucesso das organizações depende da qualidade de sua administração (CASA GRANDE, 2009, p. 103).
A definição da razão de existir das empresas tem o propósito de convergir todos os esforços para que ela possa cumprir suas metas e de modo geral, sua missão. Para alcançar esse intuito ela precisa organizar-se fisicamente de maneira que as pessoas encontrem um local adequado que ofereça qualidade para desenvolver seu trabalho. Nesse contexto, o empreendedor sentirá a necessidade de organizar o processo industrial, de modo a aumentar sua eficiência na produtividade.
Os responsáveis pela empresa precisam desempenhar as seguintes funções:
Planejamento: representa o estabelecimento de objetivos, estratégias, planos, programas e projetos. São os resultados esperados e os meios mais adequados para se alcançar os objetivos.
Direção: representa a orientação ou coordenação da equipe e processos, visando alcançar os objetivos traçados no planejamento, formando um grupo de pessoas unidas num mesmo objetivo.
Controle: acompanhamento e avaliação dos recursos obtidos em relação ao planejamento e direção.
Organização: A maneira como a empresa organiza seus processos para aproveitar uma oportunidade deve ser coerente com as condições que caracterizam a própria oportunidade.
As funções gerenciais não são independentes entre si. Elas estão relacionadas e assim devem ser, porque a empresa é um sistema. Dividimos a seguir os cargos relacionados dentro empresa entrevistada conforme os níveis hierárquicos que ocupam.
3.1 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
A divisão das tarefas entre os departamentos depende de princípios. Temos o exemplo de atribuição a cada departamento e o objetivo de atender a um tipo específico de cliente, ou de produzir um tipo específico de produto, ou de
...