PROCESSOS GERENCIAIS
Artigos Científicos: PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: blue23 • 12/10/2013 • 3.178 Palavras (13 Páginas) • 376 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDADE DE
SUMARÉ
ATPS: Atividades Práticas Supervisionadas
Curso: Tecnologia em Logística
Disciplina: Processos Gerenciais
Prof.º: Carlos Silva
Rodrigo Cardeal
4211767769
Valdeir Alves da Silva
4246830243
Gesival O. da Silva
3700596125
Elismar Araújo
4246835983
Roney Caetano
4442854454
Tatiane T.de Souza
6226190851
Tema:
SUMARÉ 2012
Sumário
Introdução 3
Tipos de Planejamento 4
Direção 6
Organização como função do processo administrativo 7
Direção da ação empresarial 9
Projeto de extensão universitária 10
Processo administrativo: controle da ação empresarial 12
Conclusão 13
Referências bibliográficas 14
Sites Pesquisados 14
Introdução
Este trabalho destaca o que é planejamento e suas definições. De acordo com cada autor, poderemos nos conscientizar e por em pratica a ideia do planejamento e suas funções dentro de uma empresa, em uma escola, em casa ou onde estamos desenvolvendo um trabalho.
Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para entregar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito). (ROBBINS, 2000, p.116).
Planejamento pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados pelas cinco dimensões anteriormente apresentadas, desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. (OLIVEIRA, 2010, p.4).
Tipos de Planejamento
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível constitucional. (CHIAVENATO, 2007, p.142).
Planejamento Tático
Já o planejamento tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Alem disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (CHIAVENATO, 2007, p.166).
Planejamento Operacional
O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado. (CHIAVENATO, 2007, p.187).
Conclui-se que Planejamento para Chiavenato (2007), Robbins (2000) e também com Oliveira (2010), é um processo pelo qual transformamos aquilo que ainda é teoria em prática, ou seja, através de estudos e trabalhos, colocamos em prática para que possamos atingir os objetivos, sejam eles profissionais pessoais e outros.
Para o Prof. Roberto Shinyashiki, o planejamento estratégico é uma forma muito direta de se enxergar uma solução, saída, ou uma ideia para a vida no geral, seja na parte profissional, pessoal etc.
Segundo Prof. Paulo Barreto dos Santos, o administrador do século XXI é aquele que olha para frente, que se mantém sempre atualizado, dando o exemplo para seus seguidores, fazendo com que assim, todos que estão ao seu redor também possam sentir esta necessidade de ter um conhecimento amplo pra que também possa ser uma pessoa de sucesso em sua vida. Afinal é melhor evitar um problema do que ter que resolver um problema.
Todos nós sabemos que para ter sucesso neste mercado global, precisamos abrir as janelas do futuro, Winston Churchill, ex - primeiro ministro da Grã-Bretanha, dizia na década de 50 que os impérios do futuro seriam os impérios do conhecimento, da informação e da tecnologia. Essa afirmação nunca foi tão verdadeira. As grandes complexidades das empresas, das organizações e do mercado de trabalho global exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades.
De acordo com Chiavenato (2007), o planejamento também traz incertezas consigo, fazendo com que algumas decisões devam ser adiadas para que outras decisões corretas possam ser tomadas futuramente. Por outro lado, a preocupação exagerada em tomar decisões imediatas pode contribuir para a tomada de decisões erradas. É importante que o administrador pondere a decisão precoce e a decisão tardia para que seja tomada no tempo certo.
Concluiu-se que, são várias as definições de Planejamento segundo os autores lidos, porém todos focam que o planejamento é um processo para que possamos atingir objetivos e/ou metas.
Direção
A direção está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa. As pessoas precisam ser aplicadas em seus cargos e funções, treinadas, capacitadas, guiadas e motivadas para que possam atingir os resultados que delas se esperam. Os estilos de direção dependem das suposições dos administradores, se distingue duas ideias opostas de estilos de direção a teoria X, e teoria Y.
A teoria X baseia-se em que o homem é indolente e preguiçoso,
...