PROCESSOS GERENCIAS
Pesquisas Acadêmicas: PROCESSOS GERENCIAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 25/3/2014 • 1.548 Palavras (7 Páginas) • 298 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
JOINVILLE - UNIDADE 1
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROCESSOS GERENCIAIS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
JOINVILLE, 07/10/2013
ELIANE ESSER CONCEIÇÃO - 7529597442
JENIFER YPSILON DE CAMARGO DE AZEVEDO - 7376567608
LETÍCIA KLISIEVICZ - 7374586739
SUELI ROSANEA ESPÍNDOLA- 7530593742
VIVIANE CRISTINE ROSSWEILER CATAFESTA - 7371567972
PROFESSOR TUTOR A DISTÂNCIA: ADEMIR CAVALHEIRO LEITE
PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL: OEBIER PEREIRA DOS SANTOS
JOINVILLE, 07/10/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................04
MISSÃO....................................................................................................................................05
OBJETIVO................................................................................................................................05
OBJETIVOS ESPECÍFICOS...................................................................................................05
JUSTIFICATIVA......................................................................................................................05
MÉTODO..................................................................................................................................06
INFORMAÇÕES TÉCNICAS PARA REALIZAÇÃO...........................................................06
CONTRAPARTIDA SOCIAL.................................................................................................07
ESTRATÉGIA DE AÇÃO.......................................................................................................07
VIABILIDADE.........................................................................................................................07
ORÇAMENTO.........................................................................................................................07
VANTAGEM E DESVANTAGEM.........................................................................................08
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................10
INTRODUÇÃO
Esse projeto visa à importância de resgatar a cultura da dança em instituições de ensino, e tem como objetivo a integração de jovens na comunidade e sociedade, resgatar a importância da cultura da dança, fazendo com que os jovens despertem o interesse pela cultura que está tão esquecida neste mundo tecnológico. Pensando na possibilidade de acesso à cultura para as pessoas, foi elaborado um projeto de ação que procurasse estabelecer redes de comunicação entre a universidade, que é um local de aquisição de conhecimentos, e a comunidade. O primeiro critério na escolha do projeto foi a carência da cultura na comunidade. Com isso, analisando a dança historicamente produzida, observamos que é uma das artes mais antigas e evolui como o passar dos anos, se modificando e adquirindo novos significados na sua relação com a vida humana.
Para melhor elucidar esses avanços, pode-se citar Faro (2004, p. 10) quando diz que “A dança é uma arte bastante ligada à juventude, e com esta se move no tempo e no espaço.” e “[...] em suas diversas manifestações, está de tal modo ligada à raça humana que só se extinguirá quando esta deixar de existir”.
MISSÃO
Proposta de implantação de apresentações na Universidade Anhanguera e comunidade.
OBJETIVO
O objetivo do projeto é levar a cultura da dança para a universidade, decorrendo da convicção de que o movimento constitui um dos principais meios de interação entre o homem e o mundo a sua volta, desde as ações mais simples até o conjunto de ações simbólicas e complexas que compõem esta linguagem artística.
Tendo em vista esse objetivo maior, é preciso criar condições para que a linguagem da dança possa, no ambiente universitário, ser vivenciada como fator de desenvolvimento e de ampliação da consciência corporal, por experiências diversas de expressão e comunicação do corpo.
Dessa forma, será procurado oferecer um conjunto de ações artísticas que desenvolvam nos estudantes uma percepção do caráter coletivo da dança, da importância desta linguagem na integração entre as pessoas, e que estabeleçam o diálogo para troca de experiências, possibilitando um contato maior com o aspecto cultural e estético da dança. E também ações que promovam a relação entre a dança, o movimento em si e a educação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promoção da dança como arte inclusiva e transformadora na comunidade
Desenvolver e formar jovens focados no aspecto da cidadania
Incentivar a formação de artistas locais
Realização de Oficinas, palestras e capacitações voltados à dança em geral, saúde corporal e projetos socioculturais.
Realização de amostra do grupo participante na cidade.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a tradição da cidade, destacada como capital da dança e ao mesmo tempo a insuficiência de ações que atendam o público universitário dentro de sua própria comunidade, sendo utilizada desta arte, como ferramenta de inserção social e promoção do protagonismo juvenil. Com o foco na formação cidadã jovem atendida, a dança socializa e integra, oportunizando o acesso a eventos, apresentações, ao meio artístico em si. Promove-se assim a amplitude das ações culturais realizadas, que além de gerarem prazer e alegria a quem as realiza, desenvolve o interesse pelos jovens a se ocuparem com coisas boas.
MÉTODO
O projeto “Desenvolvendo a Cultura da Dança”, tem como proposta a realização nas dependências da Universidade Anhanguera, para possibilitar aos jovens universitários o acesso à cultura através da dança, pois a dança em seu caráter educativo e formativo pode oferecer o despertamento e a construção da disciplina e da responsabilidade através de esforços de autocontrole e de comportamento socialmente integrado. Aliados a isso de forma orientada por profissionais especializados e correspondendo à maturidade de cada fase, este projeto tem como forma de incentivo a cultura aos jovens universitários. A atividade da dança proporciona desenvolver atividades lúcidas, simbólicas, criativas e culturais. A dança é alegria, esta arte é considerada um veículo importante nas expressões deste e de outros sentimentos.
Haverá incentivo de patrocínio capital de empresas privadas, que irão se beneficiar por meio da divulgação (propaganda) realizada durante a execução do projeto.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS PARA REALIZAÇÃO
Local (ou locais) de realização: Universidade Anhanguera
Bairros atingidos: Toda cidade
Público-alvo: Jovens
Duração: Dez meses.
Início: Fevereiro Término: Novembro
Valor unitário da inscrição e mensalidade: 10,00 por aluno
Edição de folders (divulgação do projeto):
Nº de exemplares: 5.000
Valor unitário de venda: R$ 0,20
CONTRAPARTIDA SOCIAL
Oficinas semanalmente durante o ano na Universidade Anhanguera;
Criar formadores para continuidade do projeto;
Apresentações para mostra de dança nos locais solicitados promovendo momentos de confraternização para a comunidade;
Aperfeiçoamento técnico da dança
Apresentações das danças nos eventos culturais na comunidade.
ESTRATÉGIA DE AÇÃO
• Oficina – Semanalmente;
• Figurino para apresentações específicas;
• Caracterização do espaço para apresentação;
• Divulgação das apresentações: folders e cartazes
• Transporte para local da apresentação.
• Administração e contabilidade do projeto (prestação de contas)
VIABILIDADE
A viabilidade do projeto é social e cultural, pois existe disposição mercadológica, técnica, financeira, social e administrativa, juntamente com as empresas privadas que poderão colaborar com este projeto.
A proposta de implantação de apresentação cultural na Universidade Anhanguera na cidade de Joinville, no período de fevereiro de 2014 á novembro de 2014, respeitando o período de férias universitárias.
ORÇAMENTO
CUSTOS CONTÁBEIS CUSTO MENSAL (R$)
Organização do espaço para oficinas como espelho, barra para alongamento, equipamento de som, CDs para ensaios, aluguel da sala. 1.5000,00
Aquisição de figurino para apresentações e montagem de cenário 1.000,00
Professor 1.058,00
Divulgação antecipada da apresentação através de folders e cartazes 1.300,00
Contratação de Vans para transporte de apresentações 500,00
Taxas administrativas e materiais de expediente (papel, cópias, tinta de impressora,). 200,00
TOTAL 5.558,00
RESUMO DO ORÇAMENTO
ORÇAMENTO TOTAL DO PROJETO R$ 5.558,00
VALOR DO INCENTIVO PLEITEADO R$ 5.558,00
VANTAGEM E DESVANTAGEM
A vantagem é a tendência da inclusão de artes criativas (música e dança) que tem ganhado lugar de honra dentro da educação. Devido aos métodos e processos criativos, estas disciplinas desenvolvem uma relação entre as pessoas que as cercam. A dança como uma atividade que prioriza a educação motora consciente e global, não é só uma ação pedagógica, mas também psicológica, com o fim de normalizar ou melhorar o comportamento, além de proporcionar o resgate de valores culturais, o aprimoramento do senso estético para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
A desvantagem é a alta demanda de tempo para sua realização.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O processo administrativo é composto por algumas funções, sendo elas o planejamento, a organização, a direção e o controle. O conhecimento quanto ao conceito de planejamento contribuiu para se estabelecer os objetivos desta ATPS, servindo como base para determinar os rumos a serem tomados, como o que fazer, como, quando e qual melhor forma. Quanto à organização, pode-se dizer que é o desenho do planejamento, sendo responsável pela montagem da estrutura, representada graficamente por organogramas. Já a direção é o processo de ativar pessoas através de liderança, motivando e coordenando trabalhos, instruindo, comunicando e ordenando. Quanto ao controle, ele pode ser definido como ação corretiva e ação preventiva, essa função nada mais é que verificar se o objetivo do planejamento foi alcançado.
A oportunidade de criar um projeto de extensão proporciona a experiência do conhecimento de como um administrador necessita lidar com o processo administrativo, demonstrando a necessidade de cada fase desse processo para que se chegue ao êxito. O projeto proporcionou o conhecimento mais aprofundado de técnicas e estratégias utilizadas para sua elaboração, sendo aplicadas em sua estruturação.
Por meio do projeto escolhido para ser desenvolvido ficou evidenciado que a comunidade necessita de mais inserção de cultura. O mundo está voltado “somente” às tecnologias, devendo haver um equilíbrio entre essas duas diferentes e importantes partes da vida. O projeto então possibilita esse acesso à cultura por meio da dança oferecida aos jovens universitários, que tem por objetivo o resgate social.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. PLT 302.
MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
LACOMBE, Francisco J. M.; HEILBORN, Gilberto L. J. Administração: Princípios e Tendências. 2. ed. rev. e atualizada. – São Paulo: Saraiva, 2008.
SHINYASHIKI, Roberto. Veja o futuro antes dos outros. In: Planejamento Estratégico. Disponível em:
< https: / / docs.google.com / a / aedu.com / viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=
0ByFmr14MPvQGYjdiNGUyOWYtOTI2MC00ODJ1LTgyMTEtMzgxMWNjMjhiYzRk&h l=pt_BR>. Acesso em 2 maio 2013.
SANTOS, Paulo Barreto dos. O desafio do administrador do futuro. Artigos.com.
Disponível em:
< https: / / docs.google.com / a / aedu.com / viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid= 0ByFmr14MPvQGZDNjNTdmNzgtMDRmZC00MzhkLThkNTItODJ1oDZjNzkyOWZj&h1=pt_BR>. Acesso em: 2 maio 2013.
TITTANEGRO, Sérgio. Por que as ferramentas gerenciais podem falhar. Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true &srcid=0ByFmrl4MPvQGYzRlM2E2Y2ItMjEwYS00YjY3LWE3MzQtNWM5OGI2Zjg 2MjE1&hl=pt_BR>. Acesso em: 2 maio 2013.
CURY, Antonio; BRUNO, Suzana. O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e crítica. Disponível em:
<https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0Byr4 MPvQGOGY2N2QyMWItMWE4Zi00NzcxLTkyYWEtMzM1N2IxU3NTAw&hl=pt_BR>. Acesso em: 2 maio 2013.
CARREIRA, Marcio et al. Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem. Disponível em:
<https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByFmrl4MPvQGNDE4YTY2NmQtMWM2MC00ZGU2LWE3YzctMjllNDdkNjQ0ZGUw&hl=pt_BR>. Acesso em: 2 maio 2013.
<https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0Bym rl4MPvQGM2E3OTBmMDQtNjc1ZS00YWI1LTgyMWYtYWYyODRhOGE4NjRm&hl= pt_BR>. Acesso em: 2 maio 2013.
AGUIAR, Stella. Forró... um caldeirão de culturas. Revista Dança & Cia. Moema, ano IV, n. 05, p.23. Ago/Set, 2002.
BARRETO, Débora. Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola. 2. ed. – Campinas-SP: Autores Associados, 2005
BERTAZZO, Ivaldo. Espaço e corpo: guia de reeducação do movimento. São Paulo: SESC, 2004.
BERTONI, Íris Gomes. A dança e a evolução; O ballet e seu contexto teórico; Programação didática. São Paulo: Tanz do Brasil, 1992.
...