PRODUCAO TEXTUAL INTERDISCIPLINAT- INDIVIDUAL REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Por: Naiara.carlos • 21/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.305 Palavras (10 Páginas) • 312 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Com base no conteúdo estudado no decorrer do semestre, e visando aplicar as práticas e teorias aprendidas, no inteiro teor deste trabalho, veremos no decorrer do resumo, sobre: Saúde e Segurança do Trabalho; Treinamento e Desenvolvimento; e, gerência, Motivação e Liderança, que foram as matérias aplicadas neste semestre.
Essa produção textual aborda um estudo bibliográfico sobre o conceito de treinamento, desenvolvimento, dinâmica de grupo, jogos, gestão do conhecimento, programa de segurança, saúde e qualidade no trabalho, PPRA, PCMSO. Também conceitua liderança, autoridade formal e ao estilo de liderança autocracia, democracia, carismática e transacional. Para a elaboração desse trabalho, foram utilizados os livros do terceiro semestre de RH, web aula, , aula atividade e site de pesquisa, todo esse material serviu como fundamentação teórica para elaboração das questões .
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
É fundamental saber a diferença entre treinamento e desenvolvimento, uma vez que, a divergência entre eles é “gritante”. Treinamento é “O processo de preparar pessoas para executar tarefas exigidas por um posto de trabalho (CARVALHO, 1999, p. 125). Enquanto desenvolvimento é utilizado para a ampliação de habilidades dos funcionários, fornecendo subsídios para o aumento da responsabilidade e para a tomada de decisão. Na visão de Nadler (1984 apud VARGAS; ABBAD, 2006)“.
Na visão de Felippo (1970 apud MALVEZZI, 1999) o treinamento é o ato de aumentar o conhecimento e a perícia de um empregado para o desempenho de determinado cargo ou trabalho. Em outras palavras, treinar significa ensinar o funcionário a desenvolver suas atividades, desde um profissional que vai aprender a utilizar o software da empresa, ate um vendedor que aprende técnicas de abordagem aos clientes, nos dois casos há treinamento.
Dessa maneira, o treinamento é um processo educacional de curto prazo, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos da organização e desenvolvem habilidades e competências em função dos objetivos definidos (CHIAVENATO, 2006).
Desenvolvimento é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e as motivações dos empregados, a fim de torna- los futuros membros valiosos da organização. O desenvolvimento inclui não apenas no treinamento, mas também na carreira e outras experiências. (Milkovich; Boudreau, 2000, p.338).
Preparar pessoal para a execução de tarefas, através da transmissão de informações e desenvolvimentos de habilidades; proporcionar oportunidade, para o continuo desenvolvimento pessoal, mudar atitudes, visando criar um clima satisfatório entre os trabalhadores, motivo- los e torna - los mais receptivos as técnicas da supervisão e gerencia. Contribuir para as metas organizacionais, orientando os programas de treinamentos de acordo com elas
Treinamentos on the job e treinamentos out the job. Os treinamentos on the job, ou no ambiente de trabalho, são treinamentos próprios de serviço, com conteúdos profissionalizantes. Já os treinamentos out the job, ou fora do ambiente de trabalho, são mais formais e realizados na sala de aula, laboratório ou locais alugados para suas realizações.
2.2 DINAMICA DE GRUPO E JOGOS APLICADOS
A dinâmica de grupo é aplicada quando há intenção analisa – los, que acontece muito nos casos de recrutamentos e seleção. Na dinâmica há uma disputa. Nos jogos o objetivo é aprendizagem, e gerar mudanças de comportamento, de ações, atitudes, e pensamentos.
2.3 VANTAGENS DE APLICAÇÃO DE DINAMICA E JOGOS APLICADOS
Oportunidade de demonstrar seu comportamento e como se relaciona em grupo.
Em entrevistas individuais, os candidatos não têm tantas chances de emitir opiniões e exteriorizar aspectos de comportamento como liderança, empreendedorismo, criatividade, capacidade de atuar em situações-limite.
A dinâmica pode ser aproveitada para candidatos conhecerem outras pessoas, trocarem ideias, fazerem networking.
A cada dinâmica, o candidato consegue aprimorar sua capacidade de se incluir e de trabalhar em grupo.
Por ser um processo de várias horas, a dinâmica não permite que o candidato se porte de uma maneira “treinada” por muito tempo. A real essência de cada um sempre vem à tona.
Vantagem dos jogos em treinamentos empresariais.
A principal vantagem da aplicação do jogo de empresa e o desenvolvimento do trabalho em equipe.
Redução do tempo do facilitador (instrutor), já que a vivência favorece a compreensão de conceitos;
• Maior possibilidade de comprometimento do grupo com mudanças;
• Reconhecimento do próprio potencial e das dificuldades individuais;
• Clima de motivação, afetividade e envolvimento;
• Possibilidades de integração entre os participantes;
• Harmonização dos hemisférios cerebrais.
A avaliação da eficiência do programa de treinamento é uma etapa de extrema importância, pois determina até que ponto ele produziu modificações desejadas no comportamento dos empregados e verifica se os resultados apresentam relação com a consecução das metas para a empresa. Normalmente a avaliação dos resultados do treinamento acontece em quaro níveis, ou seja, avaliando: a reação, o aprendizado, o comportamento, e o resultado obtido (MILIONI, 1999; BOHLANDER; SNELL; SHERMAN, 2003).
2.4 AVALIAÇAO DE UM PROGRAMA DE SAUDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Chiavenato (2004), segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente querem instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas (CHIAVENATO (2004)
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção
...