TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Exames: PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA LICENCIATURA

ANDREIA ANTUNES ARAÚJO

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Em Educação Ambiental

Contagem

2014

ANDREIA ANTUNES ARAÚJO

PROJETO DE ENSINO

“A Horta pedagógica”

Produção textual Individual do 8° Semestre de Pedagogia apresentado às Professoras, Sandra Vedoato, Vilze Vidotti, Okçana Battini,Carlos Eduardo Gonçalves e Sandra Reis da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, para as disciplinas de Libras, Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Projeto de Ensino.

Contagem

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................6

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................7

INTRODUÇÃO

Este presente trabalho é uma produção textual individual que tem por objetivos refletir sobre a importância da justificativa e do referencial teórico para o trabalho acadêmico, bem como analisar o papel do professor enquanto mediador do conhecimento.

Este Projeto de Ensino procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o Meio Ambiente. É sabido que o contato com a natureza revela um papel de extrema importância na vida do ser humano.

Sendo assim, ter a agricultura ou a jardinagem como atividade de lazer, ocupação dos tempos livres, ou até mesmo integrados nos currículos escolares proporciona ao aluno com benefícios de nível cognitivo, sócio afetivo e motor.

A temática: Horta Pedagógica deverá visar à dinamização dos canteiros do recreio da escola, de forma a alinhar o espaço exterior, assim como proporcionar aos alunos o contato com a natureza através da realização de algumas atividades agrícolas e de jardinagem.

O Projeto Horta pode ser um verdadeiro laboratório ao ar livre para a aplicação dos conteúdos em sala de aula e deverá envolver os alunos, o coordenador responsável, os alunos e um espaço da escola destinado ao projeto. Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas. Essas experiências in loco despertam o interesse dos alunos pelas aulas, desenvolvendo pesquisas e debates, despertando a curiosidade através do manuseio melhorando assim o aprendizado.

Este projeto pode proporcionar múltiplas experiências, principalmente pela relação estabelecida com profissionais de diversas áreas em instituições públicas, contribuindo assim para uma aprendizagem que transcende a profissional, passando pela cultural, ética e social.

A metodologia utilizada é bibliográfica, caracterizada pela implantação de uma horta, de forma qualitativa, articulada à perspectiva sócio- cultural.

DESENVOLVIMENTO

O contato com a natureza é de fundamental importância para as crianças e o professor deve: Possibilitar o contato com a Natureza, dinamizando os espaços exteriores, experimentando outras formas de ensino e de aprendizagem assim como elevando a cognição de forma espontânea através da investigação.

Com a globalização, diferentes hábitos culinários têm sido incorporados pelos mais diferentes povos, numa perspectiva de aumentar a diversidade gastronômica e, por outro lado, aumentar a oferta de alimentos a serem comercializados, gerando novos negócios. De acordo com os neurobiólogos, o cérebro humano é um sistema dinâmico que se desenvolve de acordo com os estímulos recebidos do meio. Esses estímulos podem ser auditivos, visuais, olfativos. O desenvolvimento do cérebro demanda constante interação com o mundo exterior, criando uma identidade com o produto. Um ótimo exemplo da importância da identidade do produto com a população foi dado pela rede de fast-food McDonald’s, para vender os seus produtos com suas estratégias locais.

Para enriquecer a variedade de conexões entre os neurônios, e aumentar o desempenho mental é necessário haver integração entre as disciplinas. De acordo com os autores (HARLAN e RIVKIN, 2000), cada área tem a sua importância quando integradas às atividades científicas. E as Saídas de campo, validam a informação científica aprendida na escola. Permitem a interação direta do aluno com a natureza, observando seus componentes bióticos e abióticos.

O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. São poucas as crianças e jovens que acompanham o processo de plantio, cuidados diários e o momento de saborear um alimento nutritivo. Em uma abordagem psicológica comparada ao desenvolvimento, Vygotsky diz que “para que um experimento sirva como meio efetivo para estudar o curso do desenvolvimento de um processo” ele deve oferecer o máximo de oportunidades para que o sujeito experimental se engaje nas mais variadas atividades que possam ser observadas, e não apenas rigidamente controladas.

Vygotsky ressalta a importância da socialização para o desenvolvimento cognitivo. De acordo com Teoria Vygotskyana, o desenvolvimento cognitivo não ocorre independente do contexto social e cultural. É preciso então, sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com