PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL JOGOS E BRINCADEIRAS - ESTIMULAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Trabalho Universitário: PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL JOGOS E BRINCADEIRAS - ESTIMULAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roselainegeo • 19/5/2014 • 875 Palavras (4 Páginas) • 1.565 Visualizações
INTRODUÇÃO
O ato de planejar acompanha o homem desde os primórdios da evolução humana. Todas as pessoas planejam suas ações desde as mais simples até as mais complexas, na tentativa de transformar e melhorar suas vidas ou as das pessoas que as rodeiam. Mas não é só na vida pessoal que as pessoas planejam suas ações, o planejamento atinge vários setores da vida social, e não poderia ser diferente no espaço escolar.
Sabemos que o cotidiano da sala de aula é repleto de desafios: indisciplina, desinteresse dos alunos, condições inadequadas de trabalho, problemas de ordem familiar e emocional, baixa qualidade de aprendizagem, entre outros, que interferem no desempenho dos estudantes.
O professor deve ser um incansável pesquisador, refletir sobre sua prática pedagógica e encontrar caminhos, dessa forma, acreditamos que o planejamento de ensino dará suporte a esta caminhada. Planejar é algo que faz parte do ser humano, mas na escola assume papel fundamental, apesar da descrença e não valorização dessa prática por muitos professores. Falar em planejamento nos remete aquelas semanas pedagógicas que acontecem no inicio do ano letivo em cada escola, muitas vezes consideradas cansativas e desinteressantes por muito educadores, mas que no decorrer do ano letivo acabam por perceber como foi bom ter planejado suas aulas, suas estratégias e metodologias utilizar, principalmente quando se planejar aulas para crianças com deficiência intelectual. Considerando-se que a criança com deficiência intelectual apresenta dificuldades em assimilar conteúdos abstratos, faz-se necessário a utilização de material pedagógico concreto, e de estratégias metodológicas práticas para que esse aluno desenvolva suas habilidades cognitivas e para facilitar a construção do conhecimento. Os jogos e brincadeiras são estratégias metodológicas que apresentam as duas características acima citadas. Proporcionam a aprendizagem através de materiais concretos e de atividades práticas, onde a criança cria, reflete, analisa e interage com seus colegas e com o professor.
Desenvolvimento
Formar uma roda maior por fora e uma outra pequena, com três crianças, dentro da grande. Todos giram, cada grupo para um lado, enquanto cantam as duas primeiras estrofes da música. Quando chegam em "tindolelê", as que estão no centro se viram e dançam uma espécie de frevo em frente a três amigos que estão na roda maior. Ao terminar, trocam de lugar.
PLANO DE AULA INTERDSCIPLINAR
PLANO DE AULA
ESCOLA: Socializando o Saber
SÉRIE: 4° ano
PROFESSORA: Roselaine de Santana
DURAÇÃO DA AULA: 5 H/A
DATA: XX/XX/XXXX
DISCIPLINAS: Educação Física e Língua Portuguesa
CONTEÚDOS:
- Brincadeiras Regionais – Eu vi as três meninas;
- Exercícios de criação e reprodução de movimentos;
- Atividades rítmicas e expressivas;
- Produção e reprodução textual;
JUSTIFICATIVA:
Buscando oferecer alternativas para a concretização do processo de aprendizagem, as aula interdsciplinar proporciona aos alunos novas experiencias culturais, sociais e esportivas, voltadas para a melhoria de sua qualidade de vida e do processo ensino aprendizagem. Através dos conteúdos trabalhados em Educação Física em paralelo com a de Lingua Portuguesa, faz necessário salientar a importancia de ambas disciplinas para o aprimoramento do conhecimento inlectual e social do educando. Favorecendo ao aluno seu desenvolvimento de competências e habilidades necessárias, para viver e atuar como cidadão participativo.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver habilidades cognitivas, psicomotoras, físicas, sociais e afetivas, através de atividades lúdicas, que despertem o interesse dos alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Valorizar a cultura popular e dar autonomia aos pequenos na construção de regras;
- Valorizar as diversidades culturais e regionais da musica e dança;
- Explorar e identificar
...