PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Por: Rafaelas0510 • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.967 Palavras (12 Páginas) • 251 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
RAFAELA RODRIGUES DE SOUZA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
[pic 3]
Taguatinga
2014
RAFAELA RODRIGUES DE SOUZA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Recusos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivenciais; Saúde e Segurança do Trabalho;Gerência ,Motivação e Liderança e Seminário IV.
Professores: Bruno S. Moreno; Fábio H. Ribeiro;Henry T. Nonaka e Marilucia Riciere
Taguatinga
2014
No decorrer deste trabalho será aprofundado os conhecimentos teóricos desenvolvidos nas disciplinas do semestre corrente por meio de uma revisão bibliográfica sobre Treinamento e Desenvolvimento; Dinâmicas de grupo e Jogos aplicados em treinamentos; Segurança do Trabalho; e Liderança e Motivação.
Treinamento, desenvolvimento e Jogos Vivenciais
- Definição treinamento e desenvolvimento
Como o merdado de trabalho está em mudança, competitivo e desafiador para as organizações, é necessário que as empresas tenham profissionais mais habilidosos e capacitados que consigam enfrentar com sucesso os desafios que o mercado impõe. É nesse contexto que relataremos sobre treinamento e desenvolvimento e jogos vivenciais.
Segundo Milkovich e Boudreu (2010) treinamento é um processo que promove a aquisição de habilidades conceitos ou atitudes, melhorando a adequação das características do funcionário às exigências do seu cargo. Em outras palavras, o treinamento é algo pontual, voltado para o presente e para situações que necessitem de um aprimoramento rápido e para isso existem alguns tipos de treinamento dentre os quais podemos citar o treinamento no cargo, e o treinamento em classe, caberá a empresa decidir qual tipo de treinamento se adequa aos seu objetivos.
Ainda segundo Milkovich e Boudreu (2010), o desenvolvimento é um processo a longo prazo, de aperfeiçoamento das capacidades dos funcionários com o objetivo de torná-los membros valiosos para a organização. Ou seja, o desenvolvimento tem como foco o desempenho futuro das pessoas na organização e para isso as empresas fazem uso de alguns métodos que auxiliam nesse processo como a participação em cursos e seminários, tuturia, coaching, entre outros.
“As pessoas fazem as coisas acontecerem, são elas que conduzem os negócios, produzem e prestam serviços. As organizações mais bem sucedidas investem em treinamento para garantir bons retornos (CHIAVENATO, 2010).”
Enfim, treinamento e desenvolvimento não devem ser vistos apenas como um custo, mas sim como uma forma de manter sua competividade e garantir seu espaço no mercado através da produtividade de profissionais capacitados que desempenham suas funções com excelência.
- Planejamento de um Programa de treinamento
Um programa de treinamento se guia por determinadas etapas para que obtenha sucesso:
- Identificar o cliente: este é o ponto de partida para a elaboração do programa. Para a identificação, pergunte: Qual é o problema a ser solucionado? Quais são as suas necessidades? E que resultados deverão ser alcançados?
- Levantamento de necessidades : As ações da área de treinamento devem estar ajustadas as necessidades da instituição para que o programa de treinamento tenha o resultado esperado. Esse levantamento deverá mostrar a "carência observada no indivíduo ou no grupo, diante do padrão de qualificação necessário para a boa execução da tarefas de uma função"(TOLE e MILIONI, p. 88).Os resultados aqui conseguidos irá definir as ações a serem tomadas. Esse levantamento pode ser realizado através de: Questionário; Avaliação de desempenho; Discussão em grupo; Reuniões inter-departamentais; Entrevista estruturada; Pesquisa de clima; Pesquisa de satisfação de clientes, entre outros.
- Diagnosticar o problema: analisar o desvio encontrado e verificar se o problema é solucionável através de um programa de treinamento.Se sim, partir para o próximo tópico.
-..Elaborar um Programa de Treinamento: Esta elaboração sempre será realizada com base na identificação e interpretação das necessidades reais de treinamento.
Para definir o que será feito no treinamento, é necessário identificar os seguintes pontos: Público-alvo; Objetivos (o que se pretende alcançar com um programa de treinamento; Definição dos temas (assuntos a serem levantados para melhor atingir os resultados); Metodologia; Processos e técnicas: "Vários fatores do treinamento podem influir na escolha da técnica, tais como nível do treinando, forma do treinamento, tipo de necessidades, duração dos cursos, recursos humanos e materiais, condições físicas e ambientais" (FONTES, p. 64). As técnicas mais utilizadas: Conferências ou palestras; Estudos de caso; Dramatizações; Dinâmica de grupo; Jogos de empresas; Plano de aula: Instrumento que irá auxiliar o instrutor na realização do treinamento, deve conter tema central do treinamento, assuntos a serem abordados, horários, técnicas e recursos didáticos; Tempo e custo: O tempo deve ser determinado a partir das necessidades e características do cliente e do publico-alvo e o custo deve ser levado em consideração, confrontando os benefícios que o treinamento irá proporcionar ao cliente.
...