PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO
Seminário: PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CRISTYNA • 7/10/2013 • Seminário • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 765 Visualizações
PROJETO DO PLI
PONTALINA – GOIÁS
SETEMBRO / 2013
PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO
INTRODUÇÃO:
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.
O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio. À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subsequentes.
O PNLD também atende aos alunos que são público-alvo da educação especial. São distribuídas obras didáticas em Braille de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e dicionários.
Para que a durabilidade se efetive ressalta-se a necessidade, por meio da direção, da coordenação e dos professores, do desenvolvimento de ações que estimulem a conservação e a devolução, conscientizando e envolvendo alunos, pais e comunidade escolar para garantir que os livros sejam conservados e assim possam ser devolvidos em bom estado no final do ano letivo e para que não haja falta de livros nos anos seguintes para os alunos que precisarão utilizá-los. Os programas do livro quando bem realizado promove a formação de um cidadão autônomo e consciente a diversos aspectos do meio social. Uma vez que todos os alunos tenham o livro, facilita o trabalho e o aprendizado.
SITUAÇÃO PROBLEMA:
Após pesquisa com os envolvidos diretamente na utilização dos Livros disponibilizados pelo (PNLD )- observou-se que ainda há resistência quanto à conservação e devolução dos livros utilizados. Seja quanto ao livro didático, dicionários, livros de literatura ou periódicos. É importante ressaltar que a maioria das respostas converge para a dificuldade em conscientizar os alunos de que o uso do livro não desobriga da responsabilidade em conservar o material que será de propriedade coletiva. Portanto, mesmo que haja a distribuição pelo MEC e a qualidade do material cuidadosamente escolhido pelos professores é preciso tomar medidas para que estes livros sejam utilizados durante os três anos conforme proposta do Programa. Diante deste problema surgem indagações que precisam ser respondidas:
_ Como cuidar do Livro Didático para que possibilite seu uso durante 3 anos?
_ O que fazer para que tenha garantia da devolução do livro didático ao final do ano letivo em perfeito estado de conservação?
Devido a tais interrogações surge a oportunidade de desenvolver um projeto na escola para que a conscientização dos envolvidos sobre a importância da correta utilização dos livros do PNLD.
OBJETIVOS:
Geral:
- Reconhecer o livro didático como um bem público, que deve ser conservado e devolvido ao final do ano letivo, bem como, quando o aluno for transferido de uma escola para outra, possibilitando o seu uso posteriormente para outros educando.
Específicos:
- Conhecer a importância do livro na escola;
-Reconhecer que o processo de execução do PLI é feito em regime de parcerias.
-Identificar, através da comunidade escolar as necessidades da escola em relação aos livros didáticos.
- Definir o dia da entrega e encanamento do livro didático.
- Definir o dia da devolução do livro didático.
- Apontar os livros didáticos que
...