PROJETO: "BRINCANDO, APRENDENDO, E SE CONHECENDO. ASSIM VOU CRESCENDO"
Ensaios: PROJETO: "BRINCANDO, APRENDENDO, E SE CONHECENDO. ASSIM VOU CRESCENDO". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayrinha333 • 8/5/2014 • 2.145 Palavras (9 Páginas) • 1.796 Visualizações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE NOVA ANDRADINA - FENA
Mantida pela Associação Educacional do Cone Sul- ASSECS
MAYRA CRISTINE DOS SANTOS NASCIMENTO
VANESSA DE ARAÚJO MENEZES
PROJETO: “BRINCANDO, APRENDENDO, E SE CONHECENDO. ASSIM VOU CRESCENDO”
NOVA ANDRADINA MS
2014
MAYRA CRISTINE DOS SANTOS NASCIMENTO
VANESSA DE ARAÚJO MENEZES
PROJETO: “BRINCANDO E APRENDENDO ASSIM VOU CRESCENDO”
Projeto apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil-EEI, como requisito final para obtenção de nota referente ao 3º semestre do curso de Pedagogia da FENA (Faculdade de Educação de Nova Andradina), sob a orientação da professora Especialista Ana Maria de Almeida Silva.
NOVA ANDRADINA MS
2014
1Introdução
Desde os primeiros anos de vida a criança esta em constante desenvolvimento. É no seio familiar que ela se desenvolve aprendendo e conhecendo suas habilidades. Esse é o ponto mais importante da construção da identidade, pois é na família que a criança estabelece vínculos e aprende seus primeiros passos. Logo após e não menos importante, vem à escola que é onde se desenvolve certos conhecimentos que o individuo levará para o resto da vida.
A escola, desde sua constituição na modernidade, tem o papel social de mostrar o mundo às crianças e aos jovens e, com isso, dar continuidade a ele ao propiciar as crianças e jovens os conhecimentos culturais e históricos produzidos pela humanidade e tidos como necessários de serem apreendidos. (TUSSI, Dorcas; TOMAZZETTI, Cleonice Maria, 2010).
Na escola o educador será responsável pelo desenvolvimento da identidade e da autonomia, é importante salientar que a existência do vinculo entre professor e aluno torna muito mais fácil a construção da identidade e autonomia,tendo o professor papel importante neste ato, pois é quem vai ajuda-la a se desenvolver e a se conhecer melhor.Para Beatriz Ferraz, coordenadora da Escola de Educadores, em São Paulo, "unir cuidados e conteúdos é oferecer, ao mesmo tempo, afeto e Educação desde os primeiros anos de vida".
Levar a criança a se conhecer é primordial para que a mesma tenha autonomia e consiga vencer os desafios do dia – a – dia. Usar de alguns artefatos para que o aprendizado seja mais divertido e assim a criança queira cada vez mais aprender é a grande questão desse projeto. Fazer com que ela tenha um conhecimento de mundo através de brincadeiras e jogos, e que se torne divertida e prazerosa a aula, pois assim se fixa melhor os conteúdos e consequentemente a criança aprende mais.
"A brincadeira e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com objetivos distintos. O jogo e a brincadeira são por si só, uma situação de aprendizagem. As regras e a imaginação favorecem a criança comportamento além dos habituais. Nos jogos e brincadeiras a criança age como se fosse maior que a realidade, e isto inegavelmente contribui de forma intensa e especial para o seu desenvolvimento. (QUEIROS, MARTINS apud VYGOSTSKY, 2002, p.6.)
Permitir a criança que ela seja mais independente dos adultos é fazer com queela adquira cada vez mais segurança em si mesma, criando uma maior capacidade de explorar, descobrir e comunicar-se com o mundo ao seu redor. Dessa maneira a escola acaba abrindo uma porta para o ensinamento de determinados limites e valores essenciais para o desenvolvimento dessa total independência.
2Justificativa
O referido projeto se justifica no intuito de levar a criança a construir sua identidade, conhecendo os próprios gostos e preferências, dominando habilidades e conhecendo seus limites sempre levando em conta sua cultura a sociedade em que vive o ambiente e as pessoas com quem convive. A escola tem outro papel dentro da sociedade, ela possui um ambiente diferenciado do ambiente familiar, ela favorece interações entre pessoas, assim dessa maneira ela amplia o conhecimento e respeito entre si. Sendo dessa forma através do nosso projeto levaremos para as crianças uma maneira de saber sobre si, e ter autonomia respeitando limites e regras, mas sem perder sua independência.
A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que elas se propõem. (PIAJET, 1987).
3. Objetivos
3.1 Objetivo Geral
- Promover a integração dos alunos, o aprendizado da escrita e a valorização do nome próprio, bem como o conhecimento da sua cidadania através do fortalecimento da identidade, cultura e da composição de sua autoestima.
3.2 Objetivos Específicos
• Proporcionar ao aluno o aprendizado do seu nome;
• Criar situações em brincadeiras nas quais as crianças possam ter a iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano;
• Desenvolver a autonomia, a autoconfiança e autoestima do aluno;
• Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
• Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
• Conhecer
...