PROJETO DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL DO RIO GRANDE DO SUL
Casos: PROJETO DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL DO RIO GRANDE DO SUL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Langlois • 18/12/2013 • 1.383 Palavras (6 Páginas) • 851 Visualizações
CAMPUS – JAGUARÃO
TURISMO E INOVAÇÃO NO ESPAÇO RURAL
RESENHA
TURISMO E FOLCLORE
A origem da festa junina
Professora Mestranda: Julia Rose Jasper
ACADÊMICO: Jayme Langlois Pirez Lameiro
JAGUARÃO
2013
TURISMO E FOLCLORE
O fenômeno folclórico é divulgado pelo homem no contato diário que mantém com seus semelhantes na prática da vida social, segundo (Della) seu habitat preferencial é constituído pelos agrupamentos humanos vivendo mais em função da cultura espontânea.
Elemento dinâmico da cultura modifica-se e se transforma de região para região, de acordo com os meios e sua funcionalidade.
De aceitação coletiva, não perde o seu caráter, seu valor, sua funcionalidade.
E, por caracterizar-se pela espontaneidade e poder de motivação sobre os componentes da respectiva comunidade, pode resultar tanto da invenção como da difusão, sempre subordinado aos processos da dinâmica cultural.
Os fenômenos folclóricos se classificam: na Arte; no Artesanato; na Linguagem; na Antonomásia; na Leitura; na Dança; no Folguedo Folclórico ou Auto Popular; no Jogo; os Tipos Populares; na Culinária; na Vestimenta; e nas Festas Religioso-Populares.
No Brasil, durante o mês de junho, as festividades dos três santos: Santo Antonio, São João e São Pedro, são muito comemorados por séculos, com danças, fogueiras, pratos típicos, vestimenta caipira, bebidas quentes e quermesses.
O fenômeno folclórico segundo (Della, 2001) pode estar na sua casa ou na minha, nas escolas, nas ruas ou nos escritórios, sempre junto da gente, dentro da gente. Muitas vezes não o compreendemos bem ou nos envergonhamos dele e, por isso, preferimos ignorá-lo.
Mas por esta razão, que na pesquisa da resenha segue um exemplo que como pudemos usufruir comentar e estudar suas origens.
A ORIGEM DA FESTA JUNINA
Com temáticas rurais e vestimentas típicas, são festividades comuns no Brasil, entre junho e julho, difundem valores politeístas. A palavra “junina” remete à deusa pagã Juno, que a igreja Católica adaptou para “joanina”, relativa a João.
As populares festas juninas envolvem diferentes formas de celebração, de acordo com o país onde é realizada. No Brasil, são voltados para os personagens bíblicos Pedro e João Batista, tidos como santos, assim como “canonizado” frade português Antonio de Lisboa, que viveu as
...