PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS – (PROINTER III) RELATÓRIO PARCIAL E FINAL
Por: Katiucia Martins • 24/4/2017 • Projeto de pesquisa • 3.707 Palavras (15 Páginas) • 964 Visualizações
ANHANGUERAUNIVERSIDADE – ANHANGUERA UNIDERP – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA POLO– CORUMBÁ/MS |
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS – (PROINTER III) RELATÓRIO PARCIAL E FINAL |
Acadêmicas:
Sumário ANHANGUERA 1 Introdução 3 Objetivo 4 Desenvolvimento do planejamento estratégico 5 3.1 – O Planejamento estratégico Plataforma Teorica: 5 3.2 – Estrutura da empresa: 5 3.3 - Implantação Inicial 5 O Planejamento Estratégico de Recursos Humanos 6 O Papel do RH 6 Cronograma de Aplicação 7 Definição dos Papéis de RH 7 Modelo de Pesquisa 8 Swot Realizado após Pesquisa 10 1. Pontos Fortes 10 2. Pontos Fracos 10 3. Oportunidades 10 4. Ameaças 10 Objetivos Estratégicos 11 Considerações Finais 12 Bibiografia 21 |
Introdução
Neste Trabalho estaremos desenvolvendo a primeira parte do planejamento estratégico para a implantação do setor de Recursos Humanos da nossa empresa Rede econômica de mercados do ramo alimentício.
Entende-se que a Administração estratégica de recursos humanos como gestão que privilegia como objetivo fundamental dentro de uma organização otimizando os resultados finais da empresa e da qualidade dos talentos que a compõe.
Queremos mostrar que a área de Rh não é uma área apenas burocrática, estatística e executora de atividades rotineiras, neste trabalho buscaremos apresentar uma visão diferenciada do RH , destacando sua importância no planejamento estratégico da organização da nossa empresa e mais que isso demostrar seu papel fundamental para sucesso da mesma.
Objetivo
Nosso foco é mostrar que a partir da implantação do planejamento estratégico de Rh o gestor de cada área terá uma postura diferenciada ao executar suas atividades diárias e passará também a influenciar positivamente nos resultados da empresa.
“Stoner e Feeman (1994, p. 276) afirmam que: "O planejamento de recursos humanos, projetado para assegurar que as necessidades de pessoal sejam constante e adequadamente atendidas, é realizado através da análise de fatores internos, como necessidade de qualificações, vagas, expansão e redução departamentais atuais ou esperadas e fatores no ambiente externo, como o mercado de mão de obra.”
Desenvolvimento do planejamento estratégico
3.1 – O Planejamento estratégico Plataforma Teorica:
Para que a empresa seja competitiva, obtenha sucesso e alcance seus objetivos é fundamental que planeje cuidadosamente seus negócios e faça uma estratégia para a sua organização.
É justamente no planejamento estratégico que definiremos aonde queremos chegar e o caminho que seguirá para chegar ao nosso destino, assim poderemos analisar todas as variáveis e optar onde nos trará melhores resultados.
3.2 – Estrutura da empresa:
A empresa de Rede econômica de supermercados possui uma estrutura familiar: .
Sendo :
01 Gerente Geral
01 Departamento
01 Gerente de Compra
03 Supervisores de Área
02 Supervisores de caixa
06 Operadores de Caixa
05 Repositores
01 Gerente Administrativo Financeiro
06 Serviço de Limpeza
02 Açougue
02 Padaria
03 Entregadores
01 Cobrador
Tendo como estilo predominante da empresa o estilo centralizador.
3.3 - Implantação Inicial
Começaremos implantando um modelo de gestão que traduza a missão e estratégia da empresa em objetivos e medidas organizados em quatro perspectiva diferentes: Financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado, tentando criar indicadores para mostrar aos funcionários sobre o futuro e o sucesso atual sobre a nova estratégia.
O Planejamento Estratégico de Recursos Humanos
Alinhado ao planejamento geral da empresa, o planejamento estratégico de recursos Humanos (PERH) surge como um diferencial competitivo da empresa em meio ao cenário de retração de custos, downsizing, fusões e competitividade do mercado. A adoção do PERH possibilita diferenciais competitivos reais à organização, dentre os quais podemos destacar:
Diminuição dos custos específicos relativos à gestão e manutenção de Recursos Humanos; Aumento da motivação, iniciativa, produtividade e potencial criativo em todos os níveis hierárquicos da organização; Maior grau de precisão operacional, diretiva e de gestão, com diminuição dos índices de retrabalho, perdas e manutenção em equipamentos; Melhora do clima organizacional, elevação do grau de fidelidade funcional e da satisfação dos colaboradores; Maior foco na atividade fim da empresa, com melhor aproveitamento das oportunidades.
...