PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
Pesquisas Acadêmicas: PROJETO MULTIDISCIPLINAR III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edna27919395 • 13/9/2014 • 3.285 Palavras (14 Páginas) • 473 Visualizações
UNIVERSIDADEANHANGUERA – UNIDER
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO DE SOBRADINHO - DF
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
NOME E RA:
ANA RABELO DOS SANTOS RA:391932
EDNAILDE DE ALMEIDA BONFIM RA:389044
LUCILENE DA SILVA SOUSA RA:394444
ROSÂNGELA DOS SANTOS OLIVEIRA RA:389693
PROJETO EDUCATIVO
PROFESSORA PRESÊNCIAL: ROSA MARIA
SOBRADINHO, DF
2014
INTRODUÇÃO
O estilo do desenvolvimento econômico atual estimula o desperdício, e o apelo ao consumo multiplica a extração de recursos naturais: embalagens sofisticadas e produtos descartáveis não recicláveis ou que não são biodegradáveis aumentam a quantidade de lixo no meio ambiente. O lixo só se torna lixo quando descartado e abandonado em lugares inadequados e sem tratamento específico, prejudicando a atmosfera o solo e a água.
Por outro lado, o homem é o único animal capaz de evitar a destruição do meio, visando a sua preservação tanto para si como para as demais espécies vivas. Através de pesquisas, troca de informações e reflexão, o homem formará uma nova mentalidade, sendo então capaz de trabalhar efetivamente na busca de soluções para os problemas atuai e os futuros
Este projeto tem como objetivo principal conscientizar alunos e comunidade quanto à produção, coleta e destinos do lixo, e o quanto pode afetar o homem e o meio ambiente.
REPENSANDO A APRENDIZAGEM
Piaget criou a ênfase dos estudos, citando a gênese e a evolução do conhecimento, utilizando o termo “epistemologia genética”, como era biólogo foi inspirado pelas observações das influências que os organismos sofrem do meio em que vivem. Dessa forma, segundo ele os indivíduos são transformados intelectualmente através da própria relação que ocorre com o meio, dando origem às teorias sócio interacionistas, elaboradas por diferentes autores como Freire (1970), Vygotsky (1991), Wallon (1989).
Porem é necessário entender como pode ocorrer essa interação, questionandoqualquer interação com o mundo propicia construção de conhecimento? Sabe-se que o conhecimento é desenvolvido plenamente através da qualidade de interação, do auxílio de indivíduos mais experientes, agindo como facilitador informando e organizando o processo de aprendizagem.
O Fazer e o compreender
Durante o processo de ensino-aprendizagem acredita-se que o aluno aprendeu, quando o mesmo utiliza as informações absorvidas.
No entanto esse fato não significa necessariamente que ele tenha realmente compreendido o que fez. Segundo Piaget há uma diferença entre o fazer com sucesso e o compreender o que foi feito.
Piaget publicou dois livros ‘La Prise de Conscience’ (traduzido para o português como ‘A Tomada de Consciência’, 1977) e ‘Réussir et Comprendre’ (traduzido para o português como ‘Fazer e Compreender’, 1978) explicando como acontece o processo pelo qual crianças e adolescentes desenvolvem o que ele chamou de “compreensão conceitualizada” dos conceitos envolvidos em algumas tarefas, as quais ele solicitou que os sujeitos de sua pesquisa executassem.
Nestes estudos, Piaget analisou que as crianças podem usar ações complexas para alcançar um sucesso prematuro, que representa todas as características de um saber fazer (savoir faire). A criança pode fazer uma determinada tarefa, mas não compreender como ela foi realizada, nem estar atenta aos conceitos envolvidos na tarefa, assim ele observou que esse processo da passagem prática de conhecimento para o compreender é realizada por intermédio da tomada de consciência, o que não significa totalmente domínio da aprendizagem (o dar o estalo), mas um nível de conceitualização. Este nível de pensamento é alcançado graças a um processo de transformação de esquemas de ação em noções e em operações. Assim, por uma série de coordenações de conceitos mais complexos, a criança pode passar do nível de sucesso prematuro para um nível de compreensão conceitualizada.
O projeto educacional é um recurso que podemos utilizar para efetivamente proporcionarmos uma educação que prioriza a compreensão é o uso de objetos e atividades estimulantes, onde o aluno possa envolver-se com o que faz, utilizando objetos devem ser ricos em oportunidades, que ofereçam ao estudante meios de exploração, e mais, possibilite ao professor mecanismos de exploração,percepção e interação, podendo dessa forma desafiá-lo e, com isso, incrementar a qualidade da interação com o que está sendo feito.
Para fazer a mediação pedagógica, o professor precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, ou seja, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo. Além disso, é fundamental que o professor tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, garantindo que os conceitos utilizados, intuitivamente ou não, na realização do projeto sejam compreendidos, sistematizados e formalizados pelo aluno.
Para isso existem três aspectos fundamentais que o professor precisa considerar para trabalhar com projetos: as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.
PROJETO EDUCATIVO
Vivemos a época da "cultura de projeto" em nossa sociedade, onde as condutas de antecipação para prever e explorar o futuro
...