Panorama Geral Sobre A Abertura Da Empresa.
Artigos Científicos: Panorama Geral Sobre A Abertura Da Empresa.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wesleymarks • 19/11/2013 • 2.059 Palavras (9 Páginas) • 601 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho é a síntese significativa da aprendizagem adquirida no Módulo de Teoria da contabilidade composto pelas seguintes Unidades Didáticas: Analise do Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração do fluxo de caixa. É uma exigência do processo avaliativo do Curso de Ciências Contábeis e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apreensão de novos valores.
Dessa forma, este estudo está organizado por itens que caracterizam as unidades Didáticas no corpo do “Desenvolvimento” e “Considerações Finais” que apontam a apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, indicando o crescimento cultural adquirido.
Analise as Demonstrações Contábeis Publicadas e Identifique:
a) Em conformidade à Lei das Sociedades por Ações, ao fim de cada exercício social, uma entidade deve apresentar, obrigatoriamente, quais demonstrações contábeis?
R: Balanço patrimonial; Demonstração do resultado do exercício; Demonstração de lucros e prejuízos acumulados ou demonstração das mutações do patrimônio liquido; Demonstrações de fluxo de caixa; Demonstração do valor adicionado.
b) O Balanço Patrimonial das três empresas analisada encontram-se estruturados de acordo com o estudo visto na disciplina de Teoria da Contabilidade, e em conformidade às recentes alterações introduzidas pelas Leis 11.638/07 e Lei 11.941/09? Elabore um texto identificando quais as principais divergências ou convergências dos demonstrativos apresentados.
ATIVO PASSIVO
Circulante Circulante
Disponível e Realizável no Curto Prazo Valores a pagar no Curto Prazo
Não Circulante Não Circulante
Realizável a Longo Prazo Exigível a Longo Prazo
Investimentos Patrimônio Liquido
Imobilizado Capital Social
Intangível Reservas de capital
Ajustes de Avaliação Patrimonial
Reservas de lucros
Ações em tesouraria
Prejuízos Acumulados, etc.
R: O balanço patrimonial nas três empresas ficou assim: Em relação às lojas Colombo S.A, esta corretamente em conformidade com a lei 11941/09, seguindo as exigências normativas estabelecidas tanto na demonstração de ativo e passivo dos circulantes e não circulantes, patrimônio liquido: como reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. Já a empresa FINEP (financiadora de estudos e projetos), encontra-se da seguinte maneira: O balanço patrimonial estudado foi o do exercício de 2007, período em que ainda não estava em vigor à lei 11638/07 e a lei 11941/09, portanto não fica claro a apresentação de demonstração do fluxo de caixa (DFC), ficando então em um entendimento não muito fácil, das informações e assim não enfocam o caixa e á sua objetividade. O balanço patrimonial da entidade, Cia.saude, que também foi verificado teve como o ano de exercício de 2008 e 2009, esse balanço patrimonial não esta de acordo com a lei 11941/09 nem com a lei 11638/07, pôs ainda aparece na sua composição, lucros acumulados.
c) Analise as DFC’s publicadas e identifique se sua estrutura de apresentação está de acordo com a proposta da Lei 11.638/07, estudada no PLT da disciplina. Existe alguma divergência ou convergência nas DFC’s? Estão publicadas pelo método direto ou indireto?
DFC
Operações
Receita Recebida
(-) Caixa despendido nos custos
(-) Despesas pagas
Caixa gerado no negócio
Financiamentos
Novos Financiamentos
(-) Amortização de Financiamentos
(-) Pagamento de Dividendos
Caixa após Financiamento
Investimentos
(-) Compra de Novos Imobilizados
Resultado do Caixa no Período
R: Lojas Colombo S.A. - Comércio de Utilidades
Domésticas e empresas controladas: Essa empresa tem sua demonstração de fluxo de caixa (DFC) de acordo com a lei 11638/07; pode-se dessa forma, verificar que esse modelo possui um poder informativo muito superior, o que caracteriza como, demonstração de fluxo de caixa pelo método direto.
Cia.saude: Não tem uma demonstração de fluxo de caixa muito clara, dificultando assim ate mesmo para os acionistas, ela não esta de acordo com a lei 11638/07, mas tem características de demonstração de fluxo de caixa pelo método indireto.
FINEP: Não tem demonstração de fluxo de caixa.
d) No “Relatório da Administração” das três empresas, verifique se atendem às principais informações neste item.
d.1) dados estatísticos diversos. R: Não atende
d.2) indicadores de produtividade. R: Não atende
d.3) desenvolvimento tecnológico.
R: A Cia. Saúde mantém em sua estrutura administrativa um projeto com pesquisas e desenvolvimento de um novo serviço a ser prestado no futuro. O
projeto envolve várias questões de ordem financeira, administrativa e
tecnológica. Levando-se em consideração a contabilidade societária, a empresa optou por reconhecer periodicamente os respectivos gastos com o projeto diretamente no resultado de cada período correspondente. Não obstante, dado à proporção dos valores assumidos e projetados,
...