Panqueca
Por: kleisi • 19/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 258 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
História
Assim como a maior parte dos pratos culinários a panqueca não tem uma origem certa, evidências arqueológicas indicam que a massa de panqueca surgiu na pré-história, quando ovos, leite ou água e sementes secas eram misturados e depois cozidos em panelas de barro rasas, formando algo parecido com o que nós conhecemos hoje por panqueca. Mas a versão mais conhecida diz que a origem se deve a uma mulher que acidentalmente derramou mingau na chapa quente do fogão a lenha e percebeu que este cozinhava muito rápido, transformando-se em uma massa maleável e gostosa. Esta é a possível história da panqueca.
Diz a história que o Papa Gelasio, no século V d.C., ofereceu panquecas para alimentar os esfomeados peregrinos franceses, que haviam chegado para festa da Canderola, que comemora o ritual de purificação da Virgem Maria após o nascimento de Jesus. Os franceses adoraram a ideia e a levaram de volta para a França onde ela passou a ser chamada de crepe, que significa crespo, pela forma adquirida pela massa depois de frita.
A panqueca “moderna” se tornou popular graças ao café da manhã norte-americano e a variedade de receitas criadas pelos franceses.
Objetivo
Através da massa popular da panqueca, tivemos a ideia de elaborarmos um produto que talvez já exista mas que não é tão divulgado. Ao acrescentarmos beterraba, cenoura e espinafre obtivemos uma massa de panqueca colorida. O nosso objetivo era transformar algo popular, no caso a panqueca, em algo diferente mas que não perdesse suas características. Para colorir poderíamos usar corantes artificiais, porém utilizamos legumes que são mais saudáveis.
...