Parasitologia
Tese: Parasitologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gleiceandy • 28/9/2013 • Tese • 534 Palavras (3 Páginas) • 610 Visualizações
AMEBIASE
__DEFINIÇÃO
A amebíase é uma infecção do intestino grosso causada pela Entamoeba histolytica, um parasita unicelular.
A Entamoeba histolytica existe sob duas formas durante o seu ciclo de vida: o parasita ativo (trofozoíto) e o parasita inativo (quisto).
Os trofozoítos vivem entre o conteúdo intestinal e alimentam-se de bactérias ou então da parede do intestino.
__CLASSIFICAÇÃO
Sub-reino Protozoa, Philum Sarcomastigophora, Subphilum Sarcodina, Superclasse Rhizopoda, Classe Lobozia, Ordem Aemoebida, Família Entamoebida e Gêneros Entamoeba, Iodamoeba, Endolimax. O Gênero Dientamoeba, que antes pertencia à família Entamoebidae, hoje pertence à família Dientamoebidae.
Dentre estes destacaremos o gênero Entamoeba, por se tratar do mais comum e possuir espécies patogênicas. Este gênero é classificado de acordo com o número de núcleos dos cistos maduros ou pelo desconhecimento de cistos. Estão descritos abaixo a espécies que podem ser encontradas no homem:
Entamoeba gingivalis – Não possui ou não são conhecidos os cistos.
Entamoeba polecki – Cisto com um núcleo;
Entamoeba histolytica, Entamoeba díspar, Entamoeba hartmani – Cistos com quatro núcleos;
Entamoeba coli – Cistos com oito núcleos;
Dentre essas somente a Entamoeba histolytica é patogênica para o homem e a Entamoeba gingivalis é a única que não vive no intestino grosso do homem.
__CICLO BIOLOGICO
TROFOZÓITO – PRÉ-CISTO – CISTO – METACISTO.
Em seqüência, ocorrem a partir da ingestão dos cistos maduros, estes passam pelo estômago e resistem à ação do sulco gástrico daí vão para o intestino grosso onde ocorre o desencistamento, surge o metacisto que sofre sucessivas divisões do núcleo e do citoplasma, dando origem a quatro e depois oito trofozóitos metacísticos. Estes trofozóitos colonizam-se no intestino grosso vivendo como comensais.
__DIAGNOSTICO CLINICO
Os sintomas são comuns a outros tipos de doenças, portanto é incerto. Na grande maioria dos casso, especialmente na fase aguda, a amebíase pode ser facilmente confundida como disenteria bacilar, salmoneloses, síndrome de cólon irritado e esquistossomose.
__DIAGNOSTICO LABORATORIAL
É mais preciso e tem o objetivo de encontra cisto e/ou trofozóitos nas fezes, este pode ser a fresco, direto ou indireto. Outros exames como o de soro e exsudatos podem determinar a infecção por E. Histolytica.
__TRATAMENTO
São três grupos de medicamentos:
I. Amebicidas que atuam na luz intestinal, tendo ação direta e por contato sobre a E.histolytica aderida na luz
...