Parque Ibirapuera e seus benefícios
Artigo: Parque Ibirapuera e seus benefícios. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mellfzamboni • 31/3/2014 • Artigo • 410 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
Pauta Jornalística:
Tema: Parque Ibirapuera e seus benefícios.
Histórico: A região alagadiça conhecida hoje como parque Ibirapuera era uma área de chácaras e pastagens na época da colonização. Já na década de 1920, o então prefeito da cidade - José Pires do Rio - idealizou a transformação daquela área em um parque semelhante aos existentes na Europa e Estados Unidos da América. O obstáculo representado pelo terreno alagadiço, no entanto, frustrou a ideia; até que um modesto funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes, apaixonado por plantas, iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos, cujo objetivo era a drenagem do solo e a eliminação do excesso de umidade. O arquiteto Oscar Niemeyer passou a cuidar do projeto arquitetônico do lugar. Roberto Burle Marx se responsabilizou pelo projeto paisagístico. O Ibirapuera como conhecemos hoje, foi entregue a São Paulo em 21 de agosto de 1954. Atualmente, ele é o parque mais frequentado de São Paulo e com o maior número de atrações. O visitante pode escolher entre o Planetário, o Museu de Arte Moderna, o Pavilhão da Bienal, o Pavilhão Japonês e o Viveiro, só para citar algumas. Além disso, há várias áreas para atividade física, ciclovia, 13 quadras e playground. E a entrada de cães é permitida.
Problematização: essa matéria em campo vai acrescentara á matéria inicial a visão e participação maior do público.
Fontes: não é uma meteria investigativa, ela é apenas informativa, por isso deve-se falar com aqueles que frequentam o parque, que vão simplesmente para manter a forma, para ter um dia de lazer com os filhos ou apenas andar com o cachorrinho. Falar com o pessoal da segurança e da limpeza do parque, trabalhadores no geral. Conversar com alguém da diretoria também.
(Administração do parque: (11) 5573-4180)
Abordagem: no caso de pessoas anônimas perguntar por que gostam de ir ao parque, se elas consideram lá um bom lugar para família, se se sentem seguras, se gostariam de melhorar algo e o quê, se falta alguma coisa.
Já no caso dos funcionários perguntar como é ter um ambiente de trabalho um tanto quanto diferente dos demais, o que eles acham de trabalhar lá, o que há de mais legal em trabalhar num parque.
Para os que administram perguntar como é ter que cuidar de uma área tão grande e tão importante, se eles acham que ocorrerá alguma mudança no parque e por quê as pessoas deveriam frequentar mais o Ibirapuera. Pedir para eles deixarem uma mensagem de incentivo.
...