Parque Ibirapuera
Por: Giselle Sochor • 25/10/2015 • Projeto de pesquisa • 592 Palavras (3 Páginas) • 399 Visualizações
O Parque Ibirapuera, foi idealizado na década de 1920 pelo José Pires do Rio na época prefeito da cidade de São Paulo. O mesmo era engenheiro civil e geólogo e queria construir um parque semelhante aos da Europa e Estados Unidos (Bois de Boulogne – Paris, Hyde Park – Londres, Central Park – Nova York).
Ele encontrou uma área em São Paulo, mas com alguns problemas aparentes. Era uma região alagadiça, aonde era uma área de chácaras e pastagens. Foi dai que surgiu o nome Ibirapuera, um nome indígena (Ypi-ra-ouêra, ou seja “pau podre ou árvore apodrecida na língua Tupi) que a muito havia sido uma aldeia indígena na época da colonização.
Em 1927 iniciou uma grande plantação de eucaliptos australianos (sendo o objetivo de drenar o solo e tirar o excesso de umidade), sugeridos pelo Manuel Lopes de Oliveira, um funcionário da prefeitura e um estudioso e apaixonado por plantas, para assim começar a sua grande ideia.
Sua Gestão apenas durou de 1926 a 1930, mas em 1951 o atual governo institui uma comissão composta por Poderes Públicos e Privada.
Para que o parque se tornasse um marco das comemorações do IV Centenário da cidade.
A comissão foi criada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (projeto arquitetônico) e Roberto Burle Marx (projeto paisagístico, que infelizmente não foi executado por ele), mas o projeto foi entregue ao engenheiro agrônomo e paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes.
O parque contém 1,584 km2, três lagos artificiais e interligando ocupam 15,7 mil m2.
Em 21 de agosto de 1954 foi inaugurado o tão sonhado parque, com inúmeras atrações.
O parque contém o Pavilhão Japonês, o espaço foi entregue em homenagem a colônia japonesa umas das maiores colônias de São Paulo, esse espaço é um lugar tranquilo, calmo e muito agradável, contém árvores ornamentais do seu próprio país de origem. Esse local foi inspirado no Palácio Katsura em Kyoto. Sendo que o projeto foi executado pelo arquiteto e professor Sutemi Horiguchi e sua estrutura baseiam-se na tradicional arquitetura japonesa, tais como casas de samurais (composições modulares de madeira com divisórias deslizantes, tanto externa como internas, organicamente articuladas).
O Pavilhão das Indústrias ou Pavilhão Ciccillo Matarazzo, é considerado um ícone da arquitetura moderna.
Foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o pavilhão contem três andares e mais um pequeno auditório no subsolo. Neste pavilhão o que mais chama a atenção são suas curvas dos mezaninos internos.
Sua estrutura é ortogonal com a planta livre, dando um contraste harmônico inexplicável. Ele se adapta ao verde do parque, fazendo que o edifício se adentre de uma forma única.
O Palácio das Nações ou Pavilhão Manuel de Nóbrega, é mais um dos edifícios do arquiteto Oscar Niemeyer, divididos em três pavimentos, com 11mil m2. Em 2004 foi transformado em o Museu Afro Brasil.
O Pavilhão Lucas Nogueira Garcez ou OCA foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, tem colunas em V e W, arcos e abóbadas, as linhas curvas, desenhos ondulantes e formas sinuosas, bem a característica ousada do arquiteto.
O edifício é um espaço com mais de 10mil m2 e no passado era o antigo Museu da Aeronáutica.
A Grande Marquise ou Museu da Arte Moderna (MAM) foi projetado arquiteto Oscar Niemeyer em 1954 e reformado pela arquiteta Lina Bo Bardi em 1982, ele foi o primeiro museu de arte moderna da América Latina, o uso de revestimentos como concreto ou tijolo aparente, observando o uso dos metais e com a sua fachada de vidro.
...