Passo 4 Financeira
Artigo: Passo 4 Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: regianamartins • 3/6/2014 • 3.925 Palavras (16 Páginas) • 252 Visualizações
ETAPA 1
O que é administração financeira e orçamentária. Tipos de negócios.
A administração financeira cuida das finanças dentro das organizações e empresas, buscando a melhor forma de créditos para clientes, análise de investimentos e formas de obter recursos pra operações das empresas. O papel do administrador financeiro é cuidar do dinheiro da empresa, sua entrada e saída, preservando o retorno exigido pelos acionistas. A Economia e a Contabilidade estão ligadas a administração financeira. A economia fornece uma visão clara das políticas governamentais e de instituições privadas, e a contabilidade é primordial pelo seu método contábil.
São três os tipos principais de organização de negócios: firma individual, sociedades por cotas e sociedades por ações.
Firma Individual.
É pertencente a uma só pessoa, e qualquer uma pessoa pode abrir uma firma individual. Sua principal vantagem é a facilidade de constituí-la e a principal desvantagem é que a responsabilidade é toda de uma só pessoa, o proprietário.
Sociedade por cotas.
É constituída por dois ou mais proprietários. Há dois tipos de sociedades por cotas: sociedades gerais que tem responsabilidades ilimitadas quanto ao funcionamento dos negócios, e sociedades limitadas, que é responsável somente por seu capital.
Sociedades por ações.
Pode ser formada por um grupo de pessoas ou apenas uma. É a organização que atualmente domina o comércio mundial.
Planejamento da administração financeira e a interferência do tempo sobre a moeda.
Os planejamentos financeiros podem ser estratégicos (longo prazo), ou operacionais (curto prazo). Os planejamentos estratégicos direcionam a formulação de planos e orçamentos operacionais à curto prazo, e fazem parte de um planejamento integrado, que junto com os planos de produção, marketing e outros, buscam orientar a empresa e alcançar seus objetivos estratégicos. Através do planejamento um administrador pode determinar os investimentos com lucros mais altos e menores riscos. Para um bom resultado o planejamento deve ser flexível e contar com alternativas para substituir o plano, caso ocorra divergências.
Sem planejamento, a empresa poderá não ter recursos suficientes pra honrar seus compromissos, como juros, duplicatas a pagar entre outros.
A análise e o planejamento do fluxo de caixa são ferramentas indispensáveis para a administração de uma empresa. A análise do fluxo de caixa deve acompanhar o planejamento.
A realização do plano financeiro é uma parte muito importante do planejamento, pois é o momento de mostrar valores, é preciso que o administrador esteja certo de tudo, de todas as contas, para viabilizar um bom negócio ou alterar as decisões financeiras.
Todos nós sabemos que o valor do dinheiro muda ao longo do tempo. Para os investidores o dinheiro hoje vale mais que no futuro. Sabemos também que isso acontece devido à inflação (aumento generalizado de preços na economia), ao risco (incerteza do futuro), e a preferência pela liquidez (grau de facilidade com que os ativos podem ser convertidos em caixa). O administrador deve cuidar do dinheiro, sua entrada e saída, e preservar o retorno exigido pelos acionistas, o bom administrador deve ter entendimento da administração de caixa da empresa e o custo ao qual este fluxo está submetido. A falta de habilidade do administrador pode enfraquecer a empresa, pois sem um gerenciamento adequado a empresa não cresce. É preciso ser sábio e ter controle sobre seu pessoal de vendas e de produção, evitando custos e despesas excessivas.
ETAPA 2
Cálculo sobre um investimento
Formula= (1+i)= (1+r). (1+j)
i=16,08%
r = taxa real= Selic = 9%
j = inflação = 6,5%
(1+i)= (1+r). (1+j)
(1+i)= (1+0,09) . (1+0,065)
1+i = 1.1608
i= 1.1608 – 1
i= 16,08%
ETAPA 3
Introdução
O valor de um ativo é influenciado por três fatores principais: fluxo de caixa do ativo, taxa de crescimento do fluxo de caixa e risco do fluxo de caixa.
Um aumento no montante do fluxo de caixa aumenta o preço de um ativo, se o fluxo de caixa se tornar incerto o preço declina.
O fluxo de caixa de uma ação ordinária, é mensurada pelos seus dividendos anuais.
Os lucros aumentam o preço de um ativo, e o risco reduz. Para um crescimento contínuo no valor de qualquer ativo:
• O ativo deve produzir fluxo de caixa continuamente;
• O fluxo de caixa deve ter uma taxa de crescimento positiva;
• O risco deve ser controlado.
O valor das ações ordinárias, preferenciais e dos títulos deve ser calculado.
Como sabemos o valor de um ativo é igual ao valor presente de seus fluxos de caixa futuros. Essa regra também é aplicada aos títulos.
O governo norte-americano toma empréstimos do mercado, emitindo títulos governamentais, para cobrir seu déficit público. As corporações emitem títulos para captar recursos necessários à expansão de suas operações. Eles pagam uma quantia de juros anuais, semestrais ou trimestrais, aos portadores desses títulos. Esses juros recebidos é a taxa de cupom. Outra informação estabelecida dos títulos é a data de vencimento, que é quando o emissor paga ao investidor o valor da face, liquidando assim o seu débito. O valor da face de um título é o valor do título na data do vencimento.
As ações preferenciais não tem data de resgate; portanto os dividendos
...