Pedir Ajuda
Casos: Pedir Ajuda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: genifferfsa • 27/5/2014 • 427 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
Contabilidade aplicada a administração
A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Existem diversos registros em que as civilizações antigas já possuíam um esboço de técnicas contábeis. Em termos de registro histórico é importante destacar a obra Summa de Arithmetica, Geometrica, Proportioni et Proportionalita, do Frei Luca Pacioli, publicado em Veneza em 1494 (pouco depois da invenção da imprensa e um dos primeiros impressos no mundo).
Foi implantada por D João VI, quando da transferência da Corte de Portugal para cá. No entanto, com o passar do tempo, foi relegada a segundo plano na administração pública, sendo revivida por D Pedro I por ocasião do I Império.
Em 1914, após um período de esquecimento na República, o Brasil, necessitando de um empréstimo do exterior, recorreu ao governo inglês que, dentre as exigências para liberação do mesmo, solicitou uma demonstração da receita e despesa da União.
Às pressas, foram reunidos alguns técnicos em finanças que elaboraram o Sistema de Contabilidade Pública que é utilizado até os dias de hoje, observando-se, é claro, as mudanças legais ocorridas nesse período.
Atualmente, a Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações) impõe o modelo contábil empregado por todos os tipos de empresa, sejam elas de qualquer espécie.
A finalidade da contabilidade é registrar, controlar e demonstrar os fatos ocorridos no patrimônio, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. Com o objetivo de planejar e colocar em prática um sistema de informação para uma organização, com ou sem fins lucrativos. Seu objeto de estudo da Contabilidade é o patrimônio. O patrimônio, que é um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculadas a uma pessoa física ou jurídica, é o elemento sobre o qual se exercitam as funções contábeis. A Contabilidade atua sobre este conjunto de valores, acompanhando sua evolução, suas variações e os efeitos da ação administrativa. Como pessoa física define a pessoa natural, o indivíduo, o ser humano. Pessoa jurídica é a pessoa de existência abstrata, pessoa moral. A pessoa jurídica vem da reunião de duas ou mais pessoas físicas que se associam para um determinado fim, assinando um contrato, que é arquivado em repartição pública especializada, como por exemplo: Junta Comercial Estadual, Cartório de Notas, etc.
O campo de atuação da Contabilidade é muito amplo, visto que a complexidade das atividades industriais, agrícolas, comerciais, bancárias e de prestação de serviços no mundo de hoje, fez com que inúmeros registros e controles fossem criados. A Contabilidade capta, registra e interpreta fatos que afetam as situações patrimoniais, financeiras ou econômicas, de qualquer entidade.
...