Pedir Ajuda
Exames: Pedir Ajuda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 16/6/2014 • 2.458 Palavras (10 Páginas) • 332 Visualizações
ETAPA 3
PROJETOS INDUSTRIAIS: APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS.
PESQUISA
Passo 1
PERCENTUAL DO IPCA
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade evidenciar três métodos de Analise de Investimentos sendo utilizadas para tomadas de decisões através das projeções de fluxo de caixa futuros. Demonstra-se que as avaliações realizadas ajudam o investidor a visualizar se os projetos que estejam à sua disposição são economicamente viáveis ou não, IPCA, IBGE e FIPE.
Palavras-chave: Avaliação de Investimentos.
INTRODUÇÃO
A composição do IPCA e IBGE inicialmente teve a finalidade de corrigir as demonstrações financeiras das companhias abertas. O Sistema Nacional de Preços ao Consumidor - SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor tendo como unidade de coleta estabelecimentos comercial e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). A população-objetivo do IPCA abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (um) e 40 (quarenta) salários-mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e residentes nas áreas urbanas das regiões (isso equivale a aproximadamente 90% das famílias brasileiras). Também são produzidos indexadores com objetivos específicos, como é o caso atualmente do
IPCA. A partir do mês de maio de 2000, o IBGE, passou também a disponibilizar através da Internet informações ao IPCA.
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas FIPE é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973 para apoiar o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com destacada atuação nas áreas de pesquisa e ensino.
O que faz a FIPE
A FIPE estuda os fenômenos econômicos e sociais com base no instrumental teórico e metodológico da Economia, com o propósito de contribuir para:
- O debate dos problemas econômicas e sociais do país.
- A formulação de políticas econômicas e outras políticas públicas.
- Avalia a importância dessas políticas para o crescimento sustentável da economia brasileira, fortalecimento do sistema produtivo, o aumento da competitividade do país, a melhor distribuição da renda e a eliminação da pobreza.
ÍNDICES DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA E INPC
Período de Coleta
27 de Fevereiro a 28 de Março de 2014 (base)
29 de Março a 28 de Abril (referência).
COMPARAÇÃO ENTRE SEIS GRANDES CIDADES DO BRASIL
Comparação dos Resultados do Mês com Mês Anterior (%)
Região IPCA INPC
abril Março abril março
Rio de Janeiro 0,42 1,28 0,56 1,09
Porto Alegre 1,08 0,93 1,17 1,05
Belo Horizonte 0,75 0,78 0,86 0,76
Recife 0,81 0,52 0,85 0,54
São Paulo 0,47 0,93 0,54 0,84
Brasília 0,62 1,92 0,83 1,38
Variações por Regiões e Grupos - abril de 2014 - IPCA
Grupos Rio de Janeiro Porto Alegre Belo Horizonte Recife São Paulo Brasília
Índice Geral 0,42 1,08 0,75 0,81 0,47 0,62
Alimentação e Bebidas 1,20 1,39 0,71 1,71 0,86 1,40
Habitação 0,38 1,02 2,33 0,93 0,70 0,69
Artigos de Residência 0,95 1,04 -0,46 0,01 -0,63 -0,40
Vestuário 0,97 1,73 0,96 0,28 -0,26 0,47
Transportes 0,09 0,96 0,36 0,66 0,13 0,28
Saúde e Cuidados Pessoais 0,69 1,52 0,57 0,82 1,15 1,38
Despesas Pessoais -0,99 0,49 0,59 0,09 0,50 0,09
Educação -0,02 0,20 -0,10 0,06 -0,07 -0,15
Comunicação 0,16 0,09 0,11 -0,21 -0,07 0,20
Passo 2
ANÁLISE DO CONTEÚDO DE CADA TÉCNICA:
EMBASAMENTO TEÓRICO
A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.
Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:
1. O projeto vai se pagar?
2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
3. Esta é a melhor alternativa de investimentos?
O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a apurada possível.
Há o envolvimento de cenários econômicos e políticos de longo prazo.
Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:
• Playback;
• Playback descontado;
• Valor presente líquido – VPL;
• Taxa interna de retorno – TIR.
Playback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado.
Playback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.
O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.
A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se igualam as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.
FONTES DE FINANCIAMENTO:
Basicamente há duas fontes de projetos, capital próprio aquele que é dos próprios investidores e o capital de terceiros sendo composto por fontes de financiamento externa através de instituições financeiras de crédito.
As características das operações de créditos são: Custos de natureza fixa, assumidos em contrato.
Os compromissos assumidos com essa operação tem caráter prioritário em relação aos capitais próprios. E tem garantias reais e financeiras.
Custo médio ponderado de capital – CMPC. O Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) é usado diretamente como taxa de juros compostos, em análises de investimentos pelo método do Valor Presente Líquido (VPL), já que a estrutura de capitais interfere diretamente no valor da empresa e na sua capacidade de geração de fluxos futuros de capitais:
a) custo do capital próprio: é a taxa de retorno exigida dos investidores num investimento de risco.
b) Custo da dívida: Para fins de cálculo da dívida, ou seja, do capital de terceiros utilizado em investimentos ocorrerá à dedutibilidade fiscal deste tipo de financiamento.
c) Custo das ações preferenciais: O custo das ações preferenciais dá-se pela razão entre os dividendos preferenciais pagos por elas e o preço de venda das ações no mercado, traduzindo o retorno para o investidor que adquire tais ações.
Passo 3
EXEMPLO DE ANÁLISES DE INVESTIMENTOS:
Com a finalidade de ilustrar os métodos de avaliação através dos cálculos do Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Playback Descontado será utilizada dois exemplos hipotéticos de projetos de investimento. Serão considerados pontos gerais como faturamento, custos, despesas operacionais, investimentos em máquinas, investimentos em capital de giro, etc.
Exemplo:
Dois tipos de investimentos, sendo o primeiro destes sem risco, investimento A, e outro com certa dose de risco, investimento B.
Com o valor de investimento 100.000
Investimento A: financiamento de 100% por capital próprio;
Taxa de rendimento de mercado: 10% a.p. líquido de impostos;
Risco: desconsiderado, tende a zero;
Prazo de aplicação: indeterminado.
Investimento B:
Taxa de depreciação das máquinas: 10% a.p.;
Fontes de financiamento:
70% capital próprio
30% capital de terceiros;
Custo do capital de terceiros: 20% a.p.;
Risco: β de 1,2
No investimento A
Neste caso o único custo que há é o capital próprio, pois o investidor irá realizar a aplicação deste recurso no mercado financeiro, sem busca de financiamento com capital alheio.
VPL (6%) = $ 18.808
TIR = 10% a.p.
Playback Descontado = 8,639 períodos
No investimento B
Foi considerado um ramo de negócio com risco, através do investimento em uma empresa, onde há receitas, despesas, custos,
Analisando os 3 indicadores tem-se a visualização de um negócio economicamente viável, pois o seu VPL foi positivo, ou seja, sua TIR é maior q seu custo de capital, que neste caso foi de 10% a.p. contra 6% a.p. de custo de capital.
Foi utilizado como taxa de desconto para cálculo do VPL e
do Playback Descontado, com o percentual de 70% do investimento coberto por capital próprio e 30% por capital de terceiros tem-se o seguinte CMPC:
Valor do Investimento: $ 100.000
Capital Próprio: $ 70.000
Capital de Terceiros: $ 30.000
Custo do Capital de Terceiros: 17% p.p. sendo que: 20% a de financiamento 15% taxa de IR Custo do Capital Próprio: 22,8% p.p sendo que: 6% taxa livre de risco 20% taxa de mercado β = 1,2
CMPC = 0,7*22,8% + 0,3*20% = 21,06%
Passo 4
RELATÓRIO
Informações obtidas nos passos 1,2,3.
CONCEITO E FORMAS DE INVESTIMENTOS:
Podemos definir Investimento como sendo um sacrifício hoje em prol de uma série de benefícios futuros. Sob o enfoque das finanças sacrifícios e benefícios futuros dizem respeito a fluxos de caixa necessários e gerados pelo Investimento.
Duas formas de Investimento:
1-Investimento Financeiro refere-se a compras de títulos financeiros e valores mobiliários.
2-Investimento de Capital esse representa inversões em ativos que estarão vinculados a um processo produtivo.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO:
Nos projetos de investimentos comumente envolve um conjunto de técnicas que buscam determinar sua viabilidade econômica e financeira, considerando uma determinada Taxa Mínima de Atratividade. Assim sendo, normalmente esses parâmetros são medidos pelo
Playback (prazo de retorno do investimento inicial), pela TIR (Taxa Interna de Retorno) e/ou pelo VPL (Valor Presente Líquido).
MÉTODO DO PLAYBACK: O Playback ou prazo de retorno de um projeto é a extensão de tempo necessária para que seus fluxos de caixa nominais cubram o investimento inicial.
MÉTODO DO PLAYBACK SIMPLES (PBS):
Mede o prazo necessário para recuperar o investimento realizado. Regra = PBS do projeto < PBS máximo => se aceita o projeto PBS do projeto = PBS máximo => indiferente PBS do projeto > PBS máximo => rejeita-se o projeto.
OBS: recomendado como método inicial ou complementar.
VANTAGENS:
• É um método de avaliação de fácil aplicação
• Apresenta um resultado de fácil interpretação
• É uma medida de risco do projeto (aviesada)
• É uma medida de liquidez do projeto (aviesada).
DESVANTAGENS:
• Não considera o valor do dinheiro no tempo
• Não considera todos os capitais do fluxo de caixa
• Não é uma medida de rentabilidade do investimento
MÉTODO DO PAYBAK DESCONTADO (PBD):
É usado para medir o prazo de recuperação do investimento remunerado PBS => ponto de equilíbrio contábil PBD => ponto de equilíbrio financeiro. Playback é o número de anos necessários para se recuperar o investimento inicial.
EXEMPLO: O Projeto A precisa de três anos para recuperar os R$ 4,5 milhões de investimento inicial.
Período Retorno e Retorno acumulado
1° ano -- 1.500----- 1.500
2° ano-- 1.500 -----3.000
3° ano -- 1.500 ----- 4.500
Já o Projeto B precisa de apenas dois anos para recuperar os R$ 5 milhões de investimento inicial.
Período Retorno e Retorno acumulado
1° ano-- 3.000--- 3.000
2° ano-- 2.000--- 5.000.
Portanto, o melhor é o projeto B, pois a recuperação do investimento inicial é mais rápida.
. Índice de Lucratividade - IL
Onde: VPRet = Valor Presente dos Fluxos de caixa de retornos e VPInv Valor Presente dos Fluxos de Caixa dos Investimentos .
A Taxa Interna de Retorno – TIR: É aquela taxa de desconto que iguala os fluxos de entradas como os fluxos de saídas de um investimento. O Valor Presente Líquido - VPL
O Valor Presente Líquido é a ferramenta mais utilizada pelas grandes empresas na análise de investimentos e consiste em calcular o valor presente dos demais termos do fluxo de caixa para somá-los ao investimento inicial, utilizando para descontar o fluxo uma taxa mínima de atratividade.
COMPARAÇÃO DO VPL x TIR: O pressuposto fundamental intermediária é reinvestido à própria TIR. O VPL, por sua vez, supõe que as entradas são reinvestidas ao custo de capital da empresa.
MÉTODO DO VALOR ANUAL UNIFORME EQUIVALENTE (VAUE).
Método que consiste em achar a série uniforme anual equivalente ao fluxo de caixa dos investimentos à TMA.
CRITÉRIO DE DECISÃO:
Se VAUE ≥ 0, aceita-se o projeto, Se VAUE < 0, rejeita-se o projeto.
Exemplo de aplicação do VAUE:
.18 000 e conta com duas alternativas de $14.000 e proporciona um saldo líquido anual de $5.000 por 7 anos.
Equipamento B: investimento inicial de $18.000 e saldo líquido de $6.500 por 7 anos.
Calcular a alternativa mais econômica, sabendo que a TMA da empresa é de 30% ao ano.
VAUEb = -14.000 × 0,356873 + 5.000 30,03%)
VAUEb = -18.000 × 0,356873 + 6.500 30,51%)
Portanto, B é a alternativa que apresenta a maior taxa de retorno.
ALTERNATIVAS COM VIDAS DIFERENTES A grande vantagem do VAUE é o fato implícito não é necessário que os fluxos de caixa dos investimentos sejam repetidos até um horizonte de planejamento comum para poder compará-los.
INCERTEZAS
Tanto o playback, como a TIR e o VPL são calculados a partir de fluxos de caixa projetados que tentam retratar as condições econômicas e financeiras do projeto.
ETAPA 4
O RISCO DA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS.
Quando optamos por um investimento, é valido lembrar que, quanto maior a rentabilidade prometida, maior o risco de perder a quantia aplicada. Sendo assim, compara a rentabilidade prometida com a média do mercado, e desconfiar de promessas muito boas, na hora de investir.
Ao escolher correr riscos deve fazê-lo de forma consciente e estar preparado para que eventuais perdas não provoquem grandes danos. Evitar aplicar a parte essencial do patrimônio em investimentos de alto risco.
Passo 1
PESQUISA:
De acordo com os conceitos apresentados no Livro Texto o investimento, no sentido econômico, significa fazer uso dos recursos disponíveis para gerar mais recursos no futuro. E todos os investimentos têm seus riscos, a compra de um imóvel, cursar uma faculdade ou uma aplicação financeira.
Segundo Olivo (2012) os investimentos têm grande importância na área da economia, pois o crescimento de um país está diretamente relacionado aos investimentos realizados por este.
Os componentes do grupo entendeu que para obter novos recursos ou aumentar os recursos disponíveis, as organizações necessitam de investimentos contínuos que possibilitam o crescimento e o desenvolvimento da empresa, cabe ao administrador fazer as análises e considerações necessárias para a escolha do melhor investimento.
PERFIL DE INVESTIDOR
1- Conservador: o que busca privilegiar a segurança, diminuindo possíveis riscos. Aceitando obter uma rentabilidade menor.
2-Moderado: Busca o equilíbrio entre segurança e rentabilidade prefere correr certos riscos.
3- Arrojado: privilegia a rentabilidade e é capaz de correrem grandes riscos para que seu investimento renda o máximo possível.
Escolher o perfil pode ajudar na escolha da aplicação mais adequada, desde que esta informação seja utilizada apenas como uma tomada de decisão como orientação e que sejam tomadas as precauções necessárias antes a ao longo do investimento.
Os 03 (três) aspectos básicos de um investimento: retorno, prazo e proteção, pode se classificar primariamente os investimentos em 02 (duas) categorias principais: investimento em renda fixa e investimento em renda variável.
Passo 3
CONCLUSÃO:
Neste trabalho pesquisamos sobre diversas formas para a análise da viabilidade do nosso projeto; Concluímos que referente ao tempo do retorno do valor investido, de acordo com os nossos cálculos e como citado no passo 2 da etapa 2. Analisada a TIR (Taxa Interna de Retorno) , e seu VPL (Valor Presente Líquido), considerando uma TMA (Taxa Mínima de Atratividade) e de acordo com a Taxa Selic, resultando num playback (Retorno do Investimento no Tempo). Contudo, foi provado que estas ferramentas realmente funcionam
o que foi descrito acima. É um resumo de análise de investimentos, com essas ferramentas extremamente úteis para o dia-a-dia de um profissional.
REFRÊNÇIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.portaldoinvestidor.gov.br/Investidor/Ondeinvestir/Porquecertosinvestimentosnãosãorentáveis/tabid/84/Default.aspx
Fonte: Carlos Barros, Decisões de investimento e Financiamento de Projetos.
PLT – Programa do Livro Texto Faculdade Anhanguera – edição 115 – ANALISE DE INVESTIMENTOS – Rodolfo Leandro de Faria Olivo.
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE. Disponível em:
<http://fipe.org.br/web/index.asp>. Acesso em: 29 abr. 2013.
• Instituto Brasileiro de Geografia Estatística- IBGE. Disponível em:
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/defaulttab
.shtm>. Acesso em: 29 abr. 2013.
<https://docs.google.com/open?id=0B56km33lylCUOXd4YWZoN21KZWs>. Acesso
em: 29 abr. 2013.
...