Pedir Ajuda
Pesquisas Acadêmicas: Pedir Ajuda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ditona • 21/7/2014 • 1.454 Palavras (6 Páginas) • 354 Visualizações
FACULDADE DE AMERICANA
CURSO DE LETRAS
SOLANGE BECHIS
AVALIAÇÃO
E
PLANEJAMENTO ESCOLAR
AMERICANA
2011
A avaliação escolar
A avaliação escolar, também chamada avaliação do processo ensino-aprendizagem ou avaliação do rendimento escolar, tem como dimensão de análise o desempenho do aluno, do professor e de toda a situação de ensino que se realiza no contexto escolar. Sua principal função é subsidiar o professor, a equipe escolar e o próprio sistema no aperfeiçoamento do ensino. É, portanto, uma prática valiosa, reconhecidamente educativa, quando utilizada com o propósito de compreender o processo de aprendizagem que o aluno está percorrendo, no qual o desempenho do professor e outros recursos devem ser modificados quando necessários para favorecer o cumprimento dos objetivos previstos.
Segundo o professor Cipriano Carlos Luckesi, a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho.
José Carlos Libaneo define avaliação escolar como um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes.
Durante o processo de ensino podemos usar como tarefas de avaliação:
Verificação Qualificação Apreciação qualitativa
Provas, Exercícios, Tarefas = observação do desempenho, entrevistas, etc. Comprovação dos resultados alcançados= notas ou conceitos Avaliação dos resultados= padrões de desempenhos esperados
A avaliação escolar cumpre três funções importantes que atuam de forma independente, mas que não podem ser consideradas isoladamente.
• Pedagógico didática: prepara o aluno para participar da vida em sociedade, aprimorando seus conhecimentos e o desenvolvimento de suas capacidades cognoscitivas.
• De diagnóstico: permite identificar os bons e os maus resultados que determinam modificações no processo de ensino.
• De controle: refere-se aos meios e à freqüência das verificações dos resultados, possibilitando o diagnóstico para as intervenções necessárias.
A Avaliação na prática escolar
A avaliação apenas como instrumento de classificação tende a descomprometer a equipe escolar com o processo de tomada de decisão para o aperfeiçoamento do ensino, que é a função básica da avaliação. A avaliação escolar
exige que o professor tenha claro, antes de sua utilização, o significado que ele atribui a sua ação educativa.
A avaliação não deve ser o único instrumento para decidir sobre aprovação e reprovação do aluno. O seu uso somente para definir a progressão vertical do aluno conduz a reduções e descompromissos. É fundamental sua utilização para indicar o alcance ou não dos objetivos de ensino. Recomenda-se, então, sua aplicação não só para diagnosticar as dificuldades e facilidades do aluno, como, principalmente, para compreender o processo de aprendizagem que ela está percorrendo. Utilizada de forma transparente e participativa, permite também ao aluno reconhecer suas próprias necessidades, desenvolver a consciência de sua situação escolar e orientar seus esforços na direção dos critérios de exigência da Instituição.
A avaliação deve ser utilizada com o apoio de múltiplos instrumentos de coleta de informações, sempre de acordo com as características do plano de ensino, isto é, dos objetivos que se está buscando junto ao aluno. Assim, conforme o tipo de objetivo podem ser empregados trabalhos em grupos e individuais, provas orais e escritas, seminários, observação de cadernos, realização de exercícios em classe ou em casa e observação dos alunos em classe.
Informações descontinuadas e distanciadas umas das outras podem prejudicar o propósito educativo das mesmas, portanto, todos esses instrumentos de verificação são meios necessários de obtenção de informação sobre o rendimento dos alunos.
Características da avaliação escolar
Objetivos/conteúdos/métodos: é muito importante a clareza dos objetivos para que os alunos saibam em que estão sendo avaliados, e ainda a aplicação de métodos adequados para se obter resultados positivos pela assimilação dos conteúdos apresentados.
Revisão do plano de ensino: uma verificação prévia do conhecimento dos alunos, sejam estes, positivos ou negativos, é de extrema importância para a direção do trabalho, assegurando a possibilidade de mudanças no plano de ensino.
Desenvolvimento de capacidades e habilidades: possibilita o crescimento dos alunos, de maneira que as diferenças existentes entre eles sejam equiparadas e todos tenham condições de participar ativamente de uma vida social digna.
Atividades dos alunos: a avaliação deve acontecer durante o decorrer de todas as aulas e não somente com a aplicação de provas finais.
Objetiva: deve-se garantir a objetividade para que se possam avaliar os conhecimentos assimilados pelos alunos.
Autopercepção do professor: possibilita ao professor um diagnóstico de seu próprio trabalho.
Valores e expectativas do professor/aluno: o professor deve cumprir seu papel social e profissional, respeitando as diferenças dos alunos e proporcionando-lhes condições de desenvolvimento intelectual e social.
Instrumentos de verificação do rendimento escolar
Tipos de exercícios/provas que podem ser aplicados para verificação do rendimento escolar
Um dos papéis mais importantes do educador é o de “observar”.
...