Pedir Ajuda
Pesquisas Acadêmicas: Pedir Ajuda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jezuinna • 26/10/2014 • 1.697 Palavras (7 Páginas) • 213 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL BACHARELADO
TRABALHO INDIVIDUAL
Marabá
2013
TEMA: A HISTÓRICA DA PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL: OS AVANÇOS, AS DEMANDAS ATUAIS E A CONTRUBUIÇAO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Gestão Social, Serviço Social e Terceiro Setor-Pesquisa Social .
Prof.ª Maria Angela Santini/ Prof. Paulo Sergio Aragão/Prof.Rodrigo Eduardo Zambon.
Marabá
2013
SUMÁRIO
I – INTRODUÇÃO
II – DESENVOLVIMENTO
III – CONCLUSÃO
IV – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
O Serviço Social é uma profissão dinâmica, que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial.
Tal “revolução” facilitou a consolidação do capitalismo, que ainda no final daquele século, adquiriu um novo perfil, deixando de lado seu aspecto concorrencial para adquirir seu estágio monopolista, gerando, desta forma, significativos impactos na estrutura societária.
Nesse senário de grandes questões sociais, surgirão às bases estruturadoras do Serviço Social, que, durante muito tempo, esteve a serviço da burguesia, recebendo forte influencia da doutrina social, desenvolvida pela igreja católica.
O Serviço Social como conhecemos na atualidade teve origem no final do século XIX, quando se intensificou a passagem do capitalismo concorrencial pra seu estágio monopolista. Esse processo, segundo informa Paulo Neto (2001), foi caracterizado por significativos impactos na estrutura societária decorrentes do recrudescimento das contradições surgidas nesse sistema.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar, de forma resumida, o surgimento do Serviço Social, mostrando como ocorreu seu processo de profissionalização.
A HISTÓRICA DA PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL: OS AVANÇOS, AS DEMANDAS ATUAIS E A CONTRUBUIÇAO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO.
A profissão Serviço Social foi regulamentada, no Brasil, em 1957, mas as primeiras escolas de formação profissional surgiram a partir de 1936.É uma profissão de nível superior e, para exercê-la, é necessário que o graduado registre seu diploma no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado onde pretende atuar profissionalmente; há 24 CRESS e 3 delegacias de base estadual e o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), órgãos de fiscalização do exercício profissional no país, dando cobertura a todos os estados. A Lei que a regulamenta é a 8662/93. Desde seus primórdios aos dias atuais, a profissão tem se redefinido, considerando sua inserção na realidade social do Brasil, entendendo que seu significado social se expressa pela demanda de atuar nas sequelas da questão social brasileira, que em outros termos, se revela nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais, dentre outras. A atuação profissional se faz, prioritariamente, por meio de instituições que prestam serviços públicos destinados a atender pessoas e comunidades, que buscam apoio para desenvolverem sua autonomia, participação, exercício de cidadania e acesso aos direitos sociais e humanos; podem ser da rede do Estado, privada e ONG's. A formação profissional é generalista, permitindo aprender as questões
apreender as questões sociais e psicossociais com uma base teórico-metodológica direcionada à compreensão dos processos relacionados à economia e política da realidade brasileira, contexto onde se gestam as políticas sociais para atendimento às mazelas da sociedade. Para um competente exercício profissional é necessário um continuado investimento na qualificação, podendo dispor de cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado disponíveis, capacitando-se em suas práticas específicas.
A atuação do assistente social se faz desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam responder pelo acesso dos segmentos de populações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente, principalmente, aquelas da área da Seguridade Social. De modo geral, as instituições que requisitam o profissional de Serviço Social se ocupam de problemáticas relacionadas a: crianças moradoras de rua, em trabalho precoce, com dificuldades familiares ou escolares, sem escola, em risco social, com deficiências, sem família, drogadictas, internadas, doentes; adultos desempregados, drogadictos, em conflito familiar ou conjugal, aprisionados, em conflito nas relações de trabalho, hospitalizados, doentes, organizados em grupos de interesses políticos em defesa de direitos, portadores de deficiências; idosos asilados, isolados, organizados em centros de convivência, hospitalizados, doentes; minorias étnicas e demais expressões da questão social. Devido à experiência acumulada no trabalho institucional, a (o) Assistente Social tem-se caracterizado pelo seu interesse, competência e intervenção na gestão de políticas públicas e hoje contribuindo efetivamente na construção e defesa delas, a exemplo do Sistema Único de Saúde - SUS, da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS e do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Adolescente
...