TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedir Ajuda

Dissertações: Pedir Ajuda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  2.578 Palavras (11 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 11

Seguridade Social

Princípios e objetivos da Seguridade Social à luz da constituição Federal

Previdenciário: a seguridade social é um conjunto integrante de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos à saúde, previdência e à assistência social que se encontra no (art.194 da CF).

Seguridade social é de suma importância, especialmente num país com índices elevados de pobreza em algumas regiões, crescente aumento da população de idosos, além do vergonhoso índice de trabalho e de mortes em acidentes de veículos, que oneram expressivamente as despesas com saúde publica e previdência social; O direito a seguridade social é um conjunto de princípios, regras e de instituições destinada a estabelecer um sistema de proteção social aos indivíduos contra contingências que os impeçam de prover as suas necessidades pessoais básicas e de suas famílias, integrado por ações de iniciativas dos poderes públicos e da sociedade visando assegurar os direitos relativos a saúde, a previdência e à assistência social. O caráter social do direito da seguridade social, destinado a garantir, principalmente, o mínimo de condição social necessária a uma vida digna, atendendo ao fundamento contido no art.18 III da CRFB\88.

O Principio da solidariedade social, consiste no fato de toda sociedade, indistintamente, isto se explica pelo fato de todo produto que se consome ( exe.: roupa, alimento) e todo serviço disponibilizado. A população (exe.: transporte publica água, luz e telefone) ter inserido nos respectivos preços finais. As contribuições sociais para a seguridade social destacando o PIS e a COFINS. Ocorre solidariedade na seguridade social, quando várias pessoas economizam em conjunto para assegurar benefícios, quando as pessoas do grupo necessitam.

Princípio da Universalidade da Cobertura do Atendimento

O princípio da universalidade da cobertura do atendimento consiste em promover indistintamente o acesso ao maior número possível de benefícios, na tentativa de proteger a população de todos os riscos sociais previsíveis e possíveis. Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais tiveram como objetivo equiparar os direitos dos trabalhadores rurais aos trabalhadores urbanos, resgatando numa injustiça histórica, especialmente no Direito previdenciário Brasileiro, o princípio da uniformidade é um desdobramento do princípio da igualdade. Princípio da seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços tem por finalidade orientar a ampla distribuição de benefícios sociais ao maior numero de necessitados. Nem todos terão direito a todos os benefícios, devendo o legislador identificar as carências sociais e estabelecer critérios objetivos para contemplar as camadas mais necessitadas. Destaque-se, entretanto como já dito anteriormente, a assistência médica será acessível indistintamente, conforme previsto no artigo 196 da Constituição Federal; caberá à lei escolher as necessidades que o sistema poderá atender, conforme as disponibilidades econômico-financeiras.

O princípio da irredutibilidade do valor dos benefícios tem por finalidade preservar o valor de compra dos benefícios concedidos pela seguridade social. A legislação infraconstitucional materializou este dispositivo ao determinar que anualmente os valores dos benéficos sejam corrigidos por índice de preço. Deve-se ressaltar, ainda, que não existe mais vinculação entre o reajuste dos benefícios da seguridade social e o salário mínimo. Os benefícios serão que se mede por índice que mede a inflação. Por outro lado o salário mínimo deverá ser contemplado por uma política de recuperação de seu poder de compra, preferencialmente em respeito ao disposto na Constituição Federal. O princípio da equidade na forma de participação no custeio, resumidamente expressa que cada um contribuirá para a seguridade social na proporção de sua capacidade contributiva. Principio da diversidade da base de financiamento da seguridade social se dá atualmente através da contribuição dos trabalhadores, das empresas e dos entes estatais.

Independente de contribuição, toda pessoa que estiver em território nacional, em caso de necessidade, será atendida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde); é dever do Estado, até porque ele é provedor da seguridade social.

Proteção à Velhice: é alcançado através da concessão de alguns benefícios de natureza previdenciária e assistencial.

Proteção à família: a proteção à família se materializa sob a forma de vários benefícios, salário-maternidade programas de assistência à parturiente, que consiste em exames e consultas clínicas no período pré-natal, garantindo a todas as mulheres gravidas, especialmente as mulheres carentes. Devemos entender a família como um grande núcleo de pessoas, unidas não somente por laços sanguíneos, mas, especialmente, por uma afetividade essencial à preservação desta união. No âmbito da assistência social, existe a proteção ao deficiente carente, com o pagamento do beneficio de renda continuada, nos mesmos moldes de idoso, conforme já mencionado.

Doença e Invalidez: o direito previdenciário contempla os segurados doentes ou inválidos. No caso do segurado tiver se afastado de suas atividades por ter sofrido um acidente de qualquer natureza, se após a consolidação das lesões houver redução de capacidade laboral para a atividade que exercia fara jus ao auxilio-acidente. Este acidente que é pouco conhecido tem natureza indenizadora e será pago mensalmente ao segurado, na proporção de 50% do salario beneficio. Como se pode observar nesta breve resenha, em que pese às dificuldades, bem como o tamanho do Sistema de Seguridade Social no Brasil, devemos buscar permanentemente a concentração de seus objetivos, uma vez que esta é a maneira eficaz de se melhorar a qualidade de vida da sociedade brasileira, especialmente das camadas menos favorecidas.

Seguridade Social

Princípios e objetivos da Seguridade Social à luz da constituição Federal

Previdenciário: a seguridade social é um conjunto integrante de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos à saúde, previdência e à assistência social que se encontra no (art.194 da CF).

Seguridade social é de suma importância, especialmente num país com índices elevados de pobreza em algumas regiões, crescente aumento da população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com