Pendulo Simples
Ensaios: Pendulo Simples. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cavanha55 • 27/11/2013 • 805 Palavras (4 Páginas) • 668 Visualizações
INTRODUÇÃO
Estudo do Pêndulo
Como fervoroso católico, Galileu assistia à missa na catedral de Pisa todos os domingos. Durante um sermão particularmente longo, reparou que, devido à corrente de ar, uma lamparina balançava. Este fenômeno despertou-o para o estudo do pêndulo, levando-o a concluir que, independentemente da distância percorrida pelo pêndulo, o tempo para completar o movimento é sempre o mesmo. Galileu não tinha nenhum cronometro ou relógio que lhe permitisse medir o tempo das suas experiências, por isso controlou o tempo com as suas pulsações.
O estudo do pêndulo levou-o a concluir que a duração do movimento pendular não é afetada pelo peso do corpo suspenso, mas sim pelo tamanho do cordel que o suspende. Baseado nestas conclusões, Galileu desenvolveu o relógio de pêndulo, o mais preciso na época.
VIDEIRA
NOVEMBRO/2013
OBJETIVOS
GERAL:
Determinar a aceleração local da gravidade com um período de oscilação por pendulo simples
Específico:
Compreender o conceito de Pêndulo Simples.
Praticar o uso de cálculos de média e Desvio Padrão.
VIDEIRA
NOVEMBRO/2013
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Um pêndulo simples se define como uma partícula de massa m suspensa desde o ponto O por um fio inextensível, de comprimento L e de massa negligenciável. Se a partícula se desloca para uma posição qo (ângulo que o fio faz com a vertical) e então for abandonado (velocidade inicial zero), o pêndulo começa a oscilar.
Lei do isocronismo - As oscilações de pequena amplitude são isócronas (têm mesma duração);
Lei da massa e da substância - O período é independente da massa e da substância de que é constituída a partícula oscilante ('lente' do pêndulo);
Lei do comprimento - O período é diretamente proporcional à raiz quadrada do comprimento do pêndulo;
Lei da aceleração - O período é inversamente proporcional à raiz quadrada da aceleração local da gravidade.
VIDEIRA
NOVEMBRO/2013
MATERIAL UTILIZADO
Para essa experiência foi utilizado materiais de fácil acesso, que pode ser encontrados em qualquer lugar, os materiais foram:
Barbante amarrado no teto da sala.
Um peso em formato esférico para que possa fazer o movimento do barbante.
Uma escada para amarar o barbante no teto da sala.
Um cronômetro para que possa ser feito as marcas de tempo oscilado.
E um caderno para fazer as devidas anotações em cada marca de tempo.
VIDEIRA
NOVEMBRO/2013
PROCEDIMENTOS E DADOS COLETADOS
A experiência foi executada em sala de aula, se deu em três passos básicos com a ajuda do professor e dos colegas.
Em primeiro momento foi utilizado um barbante e amarado no teto da sala de aula preso em um gancho com a sua ponta a trinta centímetros do chão.
O segundo passo foi simples nesse mesmo barbante utilizou-se uma bolinha de peso para que pudesse fazer o movimento do barbante para conseguir medir a oscilação de tempo.
O terceiro momento se deu em medir e anotar os tempos de cada oscilação, ou seja, o barbante tinha dois movimentos para frente e para traz cada vez que o mesmo passava pelo meio do percurso era dado um tempo, esse mesmo procedimento foi executado por seis vezes, mais em cada vez que era notificado um tempo o barbante era cortado trinta centímetros, onde do mesmo eram anotados o comprimento e o tempo em cada marca para que posteriormente pudesse ser feita as medições com o objetivo de determinar a aceleração e a gravidade do local.
Os dados adquiridos foram:
L(M) TEMPO TEMPO² g
3,04 3,29s 10,82 11,112
...