TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pequeno Principe

Trabalho Universitário: Pequeno Principe. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  1.378 Visualizações

Página 1 de 6

Análise da obra “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry

QUESTÃO 01-O romance “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry, embora a princípio, pareça um romance simples, apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros.

Se você tivesse que trocar de lugar com um dos personagens do romance, qual seria? Por que?

RESPOSTA:Eu trocaria de lugar com o adulto solitário .Pois ele pode explorar seu lado como crianca e resolver seus conflitos , que carregava desde muito jovem , alem de ter conquistado uma verdadeira amizade com pequeno principe .

QUESTÃO 02- O romance mostra uma profunda mudança de valores e, sugere ao leitor o quão equivocados podem ser os nossos julgamentos e, como eles podem nos levar à solidão. O livro nos leva à reflexão sobre a maneira de nos tornarmos adultos, entregues às preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos.

Em sua opinião, por que somos levados ao longo da vida a nos distanciarmos cada vez mais, do nosso “eu criança”?

RESPOSTA: hoje em dias nao precisa ter idade para crescer. Por causa da pressao social imposta no dia-a-dia, fazemos coisas que achamos que a sociedade espera de nós como ter responsabilidade, construir uma familia, trabalhar e etc. Por isso deixamos de ser criança ,deixamos para tras a forma simples e descomplicada de ver o mundo .

QUESTÃO 03- Leia abaixo, uma, das várias reflexões do autor e, em seguida, comente.

‘Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa só. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida, e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso. ’RESPOSTA: Pessoas vao entrar e sair de nossas vidas isso é fato .olha agora ?Quantos amigos você tinha a 5 anos atras e agora ? Quantos permanecem na sua vida, como sua familia era grande há 10 anos atras, e agora?Pessoas passam e deixam pegadas no nosso coracao, aprendemos todos os dias o valor de aproveitar cada minuto com pessoas que nos fazem nós sentir melhor, aprendemos que mesmo com a distância sempre iremos recordar de momentos ruins ou tristes mais que forão vividos .todo dia e dia de aprender com alguem .

QUESTÃO 04-O Pequeno Príncipe vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranqüilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.

Na sua opinião, qual o sentido de uma pessoa deixar tudo para trás e sair em busca de algo que nem sempre é muito claro e, que às vezes, nem ela mesma sabe o que é?

RESPOSTA: Uma pessoa que é capaz de larga tudo pra ir atras de algo ,é com extrema coragem ,pois as pessoas hoje em dia se acomodam com seus medos e incertezas .E nao sao capazes de correr atras de seus sonhos e objetivos .

QUESTÃO 05-Em criança, o autor ao apresentar seu primeiro desenho aos adultos, foi repreendido, tendo que esconder sua criatividade para não se afastar do normal. O medo de que seus pais deixassem de lhe amar se ele fosse diferente fez com que ele negasse e abandonasse o direito à sua inteligência, como forma de manter-se na forma medíocre da sociedade atual.

Em outros momentos do livro, o autor relata nas ‘pessoas grandes’ o efeito desta mutilação, um enrijecimento dos adultos. Todos apresentam uma postura repetitiva, compulsiva, que busca incessantemente pelo nada. Estando eles cercados por um muro, não compreendem a realidade e acreditam que a simples idiotice própria é sinal de seriedade e maturidade.

Você acredita que ao abrirmos mão de alguns sonhos, o fazemos única e exclusivamente por causa da necessidade de parecermos aos outros mais maduros e sérios, ou isso acontece devido ao fato de sermos humanos e, como tal, sermos passíveis de medos e incertezas? Justifique sua resposta.

RESPOSTA: Acredito que é uma mistura dos dois fatores ,pois nós seres humanos muitas vezes deixamos de fazer algo .Por exemplo :realizar sonhos ,fazer oque realmente gostamos , ser quem realmente somos ,devido ha importância que damos ao pensamento da sociedade .Podemos dizer estamos sempre rodeados de duvidas referente ás escolhas que devemos tomar .

QUESTÃO 06-No livro, a raposa ensina ao Pequeno Príncipe a importante lição de que as coisas só ganham sentido quando se conhece a amizade. O Pequeno Príncipe compreende que apesar de o mundo ter milhares de rosas, a rosa de seu planeta era única, pois somente ela era mantenedora de seu amor, de seu afeto.

É estranho conceber que o processo de individualização não esteja ligado única e exclusivamente ao próprio sujeito que busca este estágio, mas tornar-se individuo só é possível quando existe o outro. Não é possível ser único, se não for para alguém.

Voltando à lição da raposa, ela diz: “o essencial é invisível aos olhos”. A individualidade se faz nas pequenas coisas, nos detalhes que muitas vezes são esquecidos. É através do afeto direcionado ao objeto que faz com que ele se torne diferente dos demais objetos. Um jeito de sorrir, um pequeno defeito, ou mesmo uma mania apaixonante são os reais responsáveis para que o sujeito possa ser, então, considerado único. Do contrário, sem estes atestados de afeto tão simples e quase imperceptíveis, todo o resto seria desperdiçado e o indivíduo não passaria de mais um entre muitos.

Como diz o Pequeno Príncipe, “o que torna belo o deserto é que ele esconde um poço em algum lugar”. Quando ganhamos um presente, ele carrega o sorriso de quem o deu, a expectativa no desembrulhar. Se fosse somente o presente em si, este não seria nada além de uma casca.

Poucos são os capazes de desfrutar destes pequenos detalhes, a maioria acaba acreditando que estas cascas são o conteúdo que buscam. Nunca encontrarão felicidade, viverão nessa eterna busca que não chega a lugar algum. Mas sobre isso, prefiro que o próprio Pequeno Príncipe dê seu conselho:

“_ Os homens de teu planeta cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim... e não encontram o que procuram...”

“_ E, no entanto, o que eles procuram poderia ser encontrado numa só rosa, ou num poço de água.”

“_ Mas os olhos são cegos. É preciso ver com o coração...”

Esta parte do romance fala claramente sobre a formação da individualidade do ser humano. Para você, o que isso significa?

RESPOSTA: Isto significa que o ser humano passa sua vida procurando suas necessidades em lugares errados ,pois somos condicionados pela sociedade a complicar algumas questões de nossa vida, e que muitas vezes não devemos enxergar oque parece e sim oque realmente é .

QUESTÃO 07-Comente a frase: “Tu te tornas responsável por aquilo que cativas.”

RESPOSTA: Hoje em dia ás pessoas aderem a moda do desapego ,esquecendo -se dos sentimentos alheios .

QUESTÃO 08-Você diria que o autor realmente conheceu o Pequeno Príncipe ou tudo não passou de um delírio pertinente ao estado em que ele se encontrava por estar no deserto?

RESPOSTA: Diria que tudo não passou de um delírio do autor. O pequeno príncipe vivia em outro planeta e seria impossível o contato entre ambos na realidade. Há não ser por uma imaginação ilusória do autor.

QUESTÃO 09-O que você achou do romance?

Um Livro com extremo conhecimento de vida .mostra a mente humana em seu estado mais sincero .

RESPOSTA:

QUESTÃO 10 – Se você tivesse que indicar esse livro para um amigo, você o faria? Por quê?

RESPOSTA: Rever atitudes e pensamentos. Porque nos dias atuais as pessoas estão muitas orgulhosas só pensam em si mesmo e não pensam antes de tomar algumas atitudes.

...

Baixar como  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »