Perda de controle e acidentes
Seminário: Perda de controle e acidentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cassiacaroline • 4/3/2014 • Seminário • 6.213 Palavras (25 Páginas) • 351 Visualizações
Curso inicial para admissão de funcionários
Política de segurança da empresa
Controle de Perdas e acidentes
1 – NR 4 – SESMT
2 – NR 5 – CIPA
3 – NR 6 – Uso de EPIs e EPCs
4 – NR 7 – PCMSO
5 – NR 9 – PPRA
6 – NR 10 – Riscos Elétricos
7 – NR 11 – Movimentação de materiais
8 – NR 12 – Máquinas e equipamentos
9 – NR 17 – Ergonomia
10 – Combate a incêndios
11 – Primeiros socorros
12 – Prevenção doméstica de acidentes
13 – Direção defensiva
Política de segurança da empresa
Conforme as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, a empresa tem a obrigação de fazer cumprir todas essas Normas. Como todos os funcionários recebem treinamento inicial sobre as NRs aplicáveis ao nosso trabalho, e assim sabem o risco que estão correndo nesta atividade, não será tolerada desobediência ao uso de equipamentos de Segurança no Trabalho nem descumprimento das recomendações que visam preservar a vida e a integridade dos trabalhadores. A Lei 6514, de 22 de dezembro de 1977 é clara sobre a obrigatoriedade por parte da Empresa de fornecer equipamento de Segurança no Trabalho e orientar sobre seu uso. O funcionário tem obrigação de usar o equipamento, obedecer às normas de Segurança no Trabalho e zelar pelos materiais e equipamentos da Empresa sob sua responsabilidade. Além da obrigação legal, temos a fiscalização feita por nossos funcionários especializados em Segurança e Medicina do Trabalho, a fiscalização dos funcionários das Concessionárias de Distribuição de Energia Elétrica com quem trabalhamos (AES-SUL e RGE) e a fiscalização do Ministério do Trabalho. Para qualquer funcionário que não atenda as normas e recomendações aqui descritas, será dada inicialmente advertência por escrito, na segunda infração será dada suspensão, e na terceira será efetuada a demissão por justa causa.
Qualquer funcionário poderá recusar, sem prejuízo algum, realizar trabalho que possa resultar em acidente. Se a ordem para atividade de alto risco partir da chefia imediata, o caso deverá ser levado ao Supervisor, ao Chefe da Base ou à Direção da empresa.
A empresa fornecerá os equipamentos de proteção e as ferramentas da melhor qualidade possível, revisando e fazendo os testes recomendados pela boa técnica e pelas normas legais.
Ética no Trabalho – A Empresa exige de seus funcionários o máximo de seriedade a fim de que exista a indispensável confiança mútua.
1- Não são permitidos de forma nenhuma trabalhos particulares no ramo de energia elétrica por parte dos funcionários.
2- Estão especialmente proibidas a instalação de caixas de medição e rede elétrica interna, bem como instalação de capacitores.
3- Lembramos que o desvio de energia elétrica (roubo de energia) deve ser combatido de todas as formas, sendo obrigação do funcionário informar sua chefia imediata ao saber de qualquer caso desse tipo.
4- Todos os materiais retirados de redes da Concessionária ou sobras de obras deverão ser devolvidos pela Empresa à Concessionária. É expressamente proibido e motivo de demissão imediata a venda, doação ou desvio de qualquer tipo e quantidade de material ou equipamento da Empresa ou da Concessionária.
5- Todo e qualquer acidente ou incidente, com ou sem ferimentos, com ou sem danos materiais deve ser imediatamente informado à chefia imediata. Deverá também ser relatado na primeira reunião de Segurança no Trabalho que for realizada após o fato.
6- Todos os motoristas devem dirigir os carros da Empresa conscientes de que os veículos são apenas para trabalho. Não podem de forma nenhuma ser conduzidos de forma a impedir ou dificultar a ultrapassagem por outros veículos. Devem ser evitadas velocidades acima da permitida no local, e velocidades acima da permitida pelas condições da rua ou estrada. Devem ser evitadas acelerações desnecessárias, altas rotações no motor, freadas bruscas, curvas forçadas.
7- Já ocorreram vários acidentescom veículos da Empresa devido ao erro de manter o veículo muito próximo do veículo à frente. É especialmente importante, informamos que estamos fazendo verificações sempre que possível, sobre a distância a ser mantida como segurança contra acidentes.
8- Todos os materiais e equipamentos da Empresa e da Concessionária devem ser transportados, utilizados e armazenados da melhor forma possível, para que não ocorram danos que deverão ser descontados do funcionário descuidado.
Controle de Perdas – nova maneira de ver o funcionamento de uma empresa, para reduzir qualquer tipo de perda a fim de aumentar a eficiência. Desse modo visa-se garantir a sobrevivência da empresa de forma viável com a manutenção e melhoria dos empregos. Qualquer interrupção ou atraso em um serviço é uma perda, de tempo, de material, de equipamento ou de danos pessoais. O acidente de trabalho é a maior das perdas que uma empresa pode enfrentar, para a empresa, para o contratante dos serviços dessa empresa, e principalmente para o funcionário acidentado e sua família.
Definição de acidente - evento não programado que interrompe a rotina de trabalho com dano pessoal ou material.
Acidentes não acontecem por acaso: acidentes são causados por um conjunto de falhas na obediência às normas de segurança, pelo acidentado, pela chefia imediata, pela administração da empresa, ou por quem está controlando o serviço.
Filosofia da prevenção de acidentes – qualquer acidente, seja um corte em um dedo ocasionado pelo uso incorreto de um canivete ou a queda de um avião com centenas de mortes, deve ser investigado para que fiquem claras as causas do acidente e a partir daí sejam adotados procedimentos para que esse acidente não se repita. Assim foram definidos os procedimentos e equipamentos para todos os tipos de trabalho sujeitos a acidentes. Tudo que veremos aqui foi definido a partir de acidentes ocorridos, com o objetivo de não permitir um novo acidente do mesmo tipo.
Quem está sujeito a acidentes – Todos
...