Periodo Pre-socratico
Artigo: Periodo Pre-socratico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roquetabosa • 13/10/2014 • 518 Palavras (3 Páginas) • 401 Visualizações
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Serviço Social noite 2013.2
Departamento de Filosofia
Disciplina: Introdução a Filosofia
Docente: Severino Dutra
Discente: Josiene de Vasconcelos SilvaMatrícula:11326907
Período Pré-Socrático
O período Pré-Socrático inicia-se por volta do século VI a.C.quando aparecem os primeiros filósofos nas colônias gregas da Jônia e na Magna Grécia.
Podemos dividi-los em várias escolas:
Escola Jônica: fazem parte os seguintes filósofos: Tales, Anaxímenes, Heráclito e Empédocles;
Escola Itálica: Pitágoras;
Escola Eleática:Xenófones, Parmênides e Zenão;
Escola Atomista:Gencipo e Demócrito.
Esse período tem como característica principal o uso da razão filosófica na busca de esclarecimento, sobretudo da origem do mundo, mas, não deixa totalmente de lado o ponto de vista mítico. Seu objetivo principal é explicar a origem do mundo a partir do (“arché”).
Tales:a origem é a água;
Anaxímenes: a origem é o ar;
Anaximandro: a origem está no movimento eterno resulta na separação dos contrários (quente e frio, seco e úmido) eetc.;
Heráclito:tudo muda,tudo flui, a origem reside num constante “devir”;
Parmênides: a origem está na essência: o que é, é e não pode ser ao mesmo tempo.
Parmênides de Eléia 530 a.C a 460 a.C (atualNovivélia-Itália).
É considerado o fundador da escola de pensamento de Eléia, colônia grega que ficava no litoral da região da Campânia, no sul da Itália.
Em sua doutrina se destacam o mobilismoeo imobilismo. Ele propôs que tudo o que existe é termo imutável, indestrutível, indivisível e, portanto imóvel. Parmênides considera que o pensamento humano pode atingir o conhecimento genuíno e a compreensão. Essa percepção do domínio do “SER” corresponde ás coisas, que são percebidas pela mente. O que é percebido pelas sensações, por outro lado,é segundoele enganoso e falso e pertence ao domínio do não-ser.
Sua poesia é dividia em três partes:
PROÊMIO:Em que ele descreve a experiência de ascese e de revelação; primeira parte, a via da verdade; e segunda, a via da opinião.
O SER É: Parmênides indicaque na via da verdade o homem se deixa conduzir apenas pela razão. Nessa primeira parte, ele afirma o principio lógico-ontológico da identidade. Este principio pode assumir a formulação: O Ser é, o não ser não é. Só por meio da razão épossível desvelar a verdade e a certeza.
PENSAR x PERCEBER: Para
...