Filósofos Pré -Socráticos
Artigo: Filósofos Pré -Socráticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 24354657 • 17/9/2013 • 768 Palavras (4 Páginas) • 604 Visualizações
Filósofos Pré Socráticos
São os filósofos que aperfeiçoou a arte de filosofar.
Período Pré –Socrático ( séc. V a.c. )
É o filósofo em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza, período naturalista. É o período em que precede Socrátes e os sofistas onde a especulação dos filósofos é voltada para o mundo exterior. Pelo modo de encarar e resolver, classificam-se os filósofos em quatro escolas: Escola Jônica; Escola Itálica; Escola Eleática; Escola Atomística.
Os Filósofos
-TALES DE MILETO ( 624-548 a.c. ) “água”
É considerado o fundador da escola jônica. É o mais antigo filósofo grego. Ele ensinava que a terra era concebida como um disco boiando sobre a água , no oceano e que a água era a substância única de todas as coisas.Cultivou a astronomia e a matemática . A cosmologia de Tales pode ser resumida nas seguintes proposições . A terra flutua sobre a água a água é a causa material de todas as coisas. Todas as coisas estão cheias de deuses. O imã possui vida, pois atrai o ferro.
-ANAXIMANDRO DE MILETO ( 611 -547 a.c. )
Foi astrônomo , político, geógrafo, matemático, discípulo e sucessor de Tales . Defendia a ideia de que o infinito ( apeíron) está em movimento perpétuo . o apeíron é algo abstrato, que não se fixa em nenhum elemento palpável da natureza.
Para ele, o princípio da "physis" (natureza) é o ápeiron (ilimitado). Atribui-se a Anaximandro a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso Com essa concepção, Anaximandro prossegue na mesma via de Tales, porém dando um do gnômon (relógio de sol) e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega). Ampliando a visão de Tales, foi o primeiro a formular o conceito de uma lei universal presidindo o processo cósmico total. Diz-se também, que preveniu o povo de Esparta de um terremoto. Anaximandro julga que o elemento primordial seria o indeterminado (ápeiron), infinito e em movimento perpétuo.
-ANAXIMENES DE MILETO ( 588-524 a.c. ) “ar”
Segundo Anaximenes, tudo provém do ar, através de seus movimentos: o fogo e o ar rarefeitos; o ar é respiração é vida; a água , a terra, a pedra são formas cada vez mais condensadas do ar.
Atribuindo vida à matéria e identificando a divindade com o elemento primitivo gerador dos seres, os antigos jônios professavam o hilozoísmo e o panteísmo naturalista. Dedicou-se especialmente à meteorologia. Foi o primeiro a afirmar que a Lua recebe sua luz do Sol. Anaxímenes julga que o elemento primordial das coisas é o ar.
-HERÁCLITOS DE ÉFESO ( 505-500 a.c. )
Nasceu em Eféso, estabeleceu a exist~encia de uma lei universal e fixa ( o logos), detentora de todos os acontecimentos particulares e fundamentos da harmonia universa, a harmonia feita de tensões, ( como a do arco e da lira0Considerava a natureza ( o mundo, a realidade) como um “fluxo perpétuo” , o escoamento contínuo dos seres em mudança perpétua
...