Pesquisa Em Serviço Social
Casos: Pesquisa Em Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sabrinasilveira • 28/9/2013 • 1.172 Palavras (5 Páginas) • 594 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo de ser mostrado que a pesquisa no serviço social é de extrema importância no pais ela nos possibilita a ter maior entendimento, buscando a verdade á ser divulgada.
SUMÁRIO.
1.etapa1...................................................................................04
2.etapa2...................................................................................05.
3etapa3.....................................................................................06
ETAPA 1-
A pesquisa possui grande relevância para o campo de Serviço Social; Pois no passado o mesmo era influenciado pela doutrina da igreja católica onde ela cativava a população pobre surgindo pessoas que tinham a vocação de ajudar os pobres apenas.Mas ao passar dos tempos a profissão se coloca como objeto de estudo em compreender a realidade social e as demandas que estavam postas.Sendo assim o Serviço Social procurou se envolver com a teoria passando então a pesquisar.
A pesquisa nos possibilita ter maior entendimento,ao objeto do serviço social,o fato social,ela permite por meio do método,analisar,refletirhipótese,aplicar técnicas para por fim eu poder chegar a alguma conclusão o mais próximo da verdade,busca respostas tras solução para o que me incomoda.
Precisamos questionar porque nós somos um grande questionador da realidade que nos cerca,o assistente social estará sempre com o olhar sobre a realidade quando se faz a critica de qualquer forma é preciso que o processo de construção do meu processo critico sobre a realidade seja marcada por uma prática metodológica,pois nem sempre a minha critica estará certa,eu tenho que olhar os dois lados,pois também posso estar errada e tenho que apreender a admitir isso.
Não é de qualquer forma que podemos fazer uma pesquisa,aplicar as diferentes questões,temos que tratar desse assunto de uma maneira racional,o que se busca é sempre a verdade
Pois só relacionando a teoria com a prática é que podemos capacitar um profissional
Capaz de atuar com eficiência e eficácia em seu ambiente de trabalho.
ETAPA 2- Como é realizado o cadastramento do Bolsa Família?
Podemos perceber isso, em relação ao cadastramento do Bolsa Família onde podemos observar um grande impacto a realidade que é desvelada nos atendimentos o que nos gera uma inquietação crescente a respeito da questão social identificadas nas famílias que procuram ser inseridas nesse programa como por exemplo:gravidez indesejada,grande número de filhos,ausência de figura paterna,moradia precária,cedida ou invadida,falta de saneamento ou estrutura sanitária,entre outras frequentemente essas expressões sociais vêem gerando uma situação de extremo risco social.
As principais problemáticas percebidas referem-se grande demanda local no primeiro momento do cadastramento,o que levou a necessidade de oferecer novas oportunidades para as famílias se cadastrarem,a violência que algumas dessas famílias passam causando medo nas mesmas,onde acabam apresentando um comprovante de residência no nome de outra pessoa.
Pode ser ressaltado algumas problemáticas no projeto Bolsa Família, incluindo beneficiários, indevidamente no projeto, pessoas que não comprovam a renda e com altos salários que sai fora do beneficio.
Alguns usuários omitem documentos que comprovem sua renda um dos motivos é de que o mesmo foi perdido ou que nunca obteve tal documento (carteira de trabalho).
Acredita-se que a solução para tal situação de deve ser feito uma pesquisa minunciosa para descoberta de falhas internas.Esse tipo de trabalho pode ser ampliado com pesquisa mais detalhada.
ETAPA 3-
Relatório Parcial 3: Objetivos, justificativas e referencial teórico
OBJETIVOS
Objetivo Geral
O objetivo geral do trabalho é discutir se o programa do Governo Bolsa-Família atua como política efetiva na diminuição da desigualdade social.
Objetivos Específicos
Descrever os objetivos do Bolsa-Família;
Relatar os resultados, em termos estatísticos, da amostra da população que já foi atendida;
Descrever a eficiência do programa, ou seja, se atende ao seu objetivo principal;
Discutir se o programa não pode se tornar assistencialista e, assim, incentivar o ócio do beneficiado.
JUSTIFICATIVA
O programa bolsa-família já conta 8 anos e atende 12,7 milhões de famílias, transferindo R$ 1,2
...