Pesquisa Em Serviço Social
Ensaios: Pesquisa Em Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lumara1989 • 17/9/2014 • 745 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
2.1
Pesquisa em serviço social
O projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando no máximo 20 páginas digitadas em espaço duplo. Para propostas encaminhadas através do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe), deve anexar documento tipo DOC ou PDF de até 5Mb.
Deve compreender:
• Resumo (máximo 20 linhas);
• Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental;
• Objetivos;
• Plano de trabalho e cronograma de sua execução;
• Material e métodos;
• Forma de análise dos resultados
2.1
Nesta etapa o grupo realizou a leitura do capítulo V do livro: Métodos e Técnicas de Pesquisa Social e pesquisou nos links dos sites indicados para compreensão do modo oficial formalizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de se produzir e realizar um projeto de pesquisa.
Deste modo podendo realizar o que foi proposto nesta etapa .Selecionar um tema e uma pergunta relevante a ser desenvolvida em um Projeto de Pesquisa, buscando problemáticas já conhecidas do campo de atuação do profissional de Serviço Social, mas que ainda possam ser ampliadas, e listar as principais inquietações a respeito do tema, preocupando-se em justificar a escolha deste para a pesquisa.
Etapa 2
2- A escolha e delimitação do tema: Moradores de rua e sua política pública.
Exclusão. Esta é definição da circunstância de milhares de moradores de rua no Brasil. Em Ribeirão Preto ,a quantidade de indivíduos que fazem as ruas como moradia é preocupante. Porém para o poder público estas pessoas passam ,como se não existissem.
O serviço social sempre foca a valorização do ser humano buscando melhorias nas políticas públicas para os moradores de rua não podendo aceitar que os mesmos passem despercebidos aos olhos da sociedade. Cada pessoa tem uma história e o motivo pelo qual foi.para as ruas.
Precisamos saber os fatores e as causas para trabalhar caso a caso, e oferecer oportunidades para se reestruturar. Sendo assim é necessário a implantação de um projeto municipal para os moradores de rua pautado no Plano Nacional, estando ali explicitados as causas, vivência das pessoas em condição de rua, como problemas estruturais (falta de moradia, inexistência de trabalho e renda, alterações econômicas), problemas biográficos (alcoolismo, drogas, anulações das conexões familiares, enfermidades mentais, perda de todo o patrimônio).
São 414 moradores de rua. A grande maioria, homens. Mais da metade vem de fora. 95% têm problemas com bebida e drogas. 9% têm graves transtornos mentais.
Nas diretrizes do Plano Nacional inclui alterações dos olhares sobre a população em situação de rua ao limitar-se ao assistencialismo e a higienização social. A vida do morador de rua é mais complicada e necessita um programa intersetorial e em rede.
Desde 2005, a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) institui a abrangência da obrigatoriedade da formulação de programas de acolhimento às pessoas em situação de rua. O poder público municipal se responsabilizou a sustentar serviços
...