Pesquisa Joesley crime ao mercado financeiro
Por: leoncgomes • 13/11/2018 • Relatório de pesquisa • 573 Palavras (3 Páginas) • 215 Visualizações
- Vazamento da conversa com o Temer
17 de maio de 2017
Está data foi o vazamento da delação. A gravação foi feita 7 de Março, quando Temer recebeu Joesley no Palácio do Jaburu após às 22:00. O acordo com a Procuradoria Geral da República< PGR, foi feito dia 3 de Maio, a partir de então tem um período de 120 dias para os delatores entregarem provas concretas.
Joesley entrega gravação de conversa com Presidente Michel Temer para o Ministério Público Federal.
Joesley conta que está pagando mesada para Eduardo Cunha, que está preso, pelo silêncio. Temer diz “Tem que manter isso,viu?”
- Reportagem da G1 dia 17 de maio vazamento da gravação
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/05/dono-da-jbs-grava-conversa-com-michel-temer-diz-o-globo.html
-Cronologia das investigações de Joesley
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/09/05/A-cronologia-do-caso-JBS-press%C3%A3o-dela%C3%A7%C3%A3o-e-questionamentos
- Manipulação do Mercado Financeiro e uso de informação privilegiada
“A Procuradoria da República afirma que os irmãos Joesley e Wesley Batista tiveram ganhos de R$ 238 milhões com uso de informações privilegiadas e manipulação do mercado em cima do acordo de delação premiada dos executivos.”
“A Procuradoria denunciou Joesley Batista pelos crimes de uso indevido de informação privilegiada e de manipulação do mercado no episódio da compra e venda de ações. O Ministério Público Federal requereu que a eventual pena imposta pelos dois crimes seja somada. O executivo pode ser condenado a uma pena de 2 a 13 anos de prisão.”
Seu irmão Wesley Batista é acusado pelos mesmos crimes.
Neste artigo mostra que do período de Abril até 17 de maio, que os irmãos venderam ações da JBS e compraram pelo grupo JBS S/A , minimizando os prejuízos, pq vendiam com valor mais alto e compravam por outro grupo os papéis com valores mais baixos. Além disso, compraram dólar, em contratos futuros, isso é, apostavam que iria aumentar o valor do dólar. Com essa “manobra” eles faturaram, no dia 17, cem milhões de dólares, de acordo com a CVM, justamente por que sabiam que teria uma valorização.
https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/joesley-e-wesley-tiveram-ganhos-de-r-238-mi-com-jogo-de-mercado-diz-procuradoria/
https://oglobo.globo.com/economia/wesley-joesley-batista-viram-reus-por-uso-de-informacao-privilegiada-manipulacao-de-mercado-2-21953716
- Sobreo uso de informação privilegiada (Insider Trading) e manipulação do mercado financeiro, nos EUA e no Brasil
“... no Brasil, a reclusão pode ser de até cinco anos, com acréscimo de um terço caso o réu tenha a obrigação de manter em sigilo a informação usada indevidamente (esse ponto foi incluído no ano passado). No caso de manipulação de mercado, a pena é de até oito anos. Críticos dizem que baixo de tempo de reclusão facilita a troca por pena alternativa.
Presos preventivamente há mais de cinco meses, os irmãos Wesley e Joesley Batista, do grupo JBS, são os únicos a terem ido para a cadeia porinsider trading (embora não tenham sido julgados). Eles são acusados de vazar dados sobre a delação premiada da empresa para lucrar na Bolsa e no mercado de câmbio. A procuradora da República Thaméa Danelon, responsável pela denúncia, acredita que o caso será um “novo paradigma” no tratamento a crimes contra o mercado.”
** É citado o caso do Eike Batista, que teve que pagar algumas multas a CVM, mas as três acusações contra ele, sobre este tipo de crime, estão em primeira instância.
...