Pesquisa Qualitativa
Trabalho Escolar: Pesquisa Qualitativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: susisocial • 7/11/2013 • 696 Palavras (3 Páginas) • 755 Visualizações
Os métodos da Pesquisa Qualitativa
O texto parte do pressuposto de que todas as palavras são plenas de significados, nesse sentido o primeiro significado a ser abordado é o da pesquisa qualitativa, no entanto, abordaremos primariamente os fundamentos filosóficos da pesquisa em Serviço Social ressaltando uma particularidade histórica na concepção e no modo de pesquisar no âmbito do exercício profissional do Assistente Social.
A pesquisa configura-se como mediação constitutiva da identidade e do exercício profissional do Assistente Social, inerente, ao projeto ético político da profissão, tal projeto através de sua construção sócio-histórica configura-se como embasamento do exercício profissional e dos contextos de pesquisa do Serviço Social, tendo em vista a perspectiva da emancipação dos sujeitos.
A particularidade histórica da pesquisa em Serviço Social se expressa na centralidade do sujeito, no modo de pesquisar, na ética, na circulação e restituição das informações e, especialmente, no horizonte de intervenção que sempre orienta os procedimentos investigativos.
Partindo desse princípio, o historiador inglês Thompson (1981) afirma que a premissa principal para que um trabalho que aborda efetivamente a centralidade do sujeito é o conhecimento adquirido a partir do modo de vida das pessoas, isto é, a concepção de sujeito das pessoas com as quais a pesquisa será realizada.
Sendo assim, podemos destacar que a finalidade última da pesquisa qualitativa é conhecer a experiência do grupo pesquisado e os significados que atribuem a tal experiência, valendo ressaltar que a palavra chave da pesquisa qualitativa é compreender, sendo esta a razão pela qual toda a história e significado na experiência social do sujeito devem ser levados em consideração.
A pesquisa na perspectiva qualitativa destaca alguns requisitos importantes tais como: realizar a pesquisa a partir da prática profissional, falar a partir do lugar da experiência, trabalhar a partir de uma proximidade critica com os sujeitos, ter sempre no horizonte o valor social da pesquisa, seu retorno ao campo de intervenção e aos sujeitos que dela participaram.
Essa pesquisa destaca-se então, por se capaz de incorporar os significados que os próprios sujeitos atribuem a sua experiência social cotidiana, demandando necessariamente o contato direto com os sujeitos.
O recurso oral institui-se de forma privilegiada no que tange a pesquisa qualitativa, uma vez que a entrevista,o depoimento, o grupo focal, complementados pela observação sistemática e pelo diário de campo caracterizam-se com instrumentos importantíssimos para a implementação da pesquisa pela via qualitativa.
Já com relação aos sujeitos uma característica expressiva da pesquisa qualitativa é o trabalho com grupos pequenos tendo em vista que o que deve ser levado em consideração é a densidade da experiência e não a extensão do grupo, nesse sentido torne-se de suma importância destacar que em pesquisas qualitativas que se reportam necessariamente em fontes orais, o grupo de sujeitos deve ser intencionalmente composto pelo pesquisador, uma vez nesse tipo de pesquisa o interesse do pesquisador é conhecer a experiência social de sujeitos específicos e os significados que os mesmos atribuem ao tema pesquisado.
É assim que a pesquisa qualitativa
...