Pesquisa Sobre A Importancia Da Avaliação
Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa Sobre A Importancia Da Avaliação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulino10 • 20/3/2014 • 1.475 Palavras (6 Páginas) • 280 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.
CURSO DE PEDAGOGIA
PESQUISA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO
CANARANA - BA
2013
PAULINO ROCHA DA CRUZ
GILVAN TEIXEIRA DE LIMA
VALDECINO B. COSTA FILHO
NALDI RODRIGUES DOS SANTOS
JUCIRLEI DE SOUZA BARRETO.
ELDER DOURADO PIRES
PESQUISA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito Avaliativo da disciplina de Documentação, ministrada pelo Professor Edinei Messias Alecrim.
CANARANA - BA
2013
Introdução
O presente projeto de pesquisa tem como foco o processo de avaliação da aprendizagem do ensino fundamental I. O interesse inicial para a realização desta pesquisa surgiu por meio de um trabalho do curso de pedagogia que estamos fazendo e achamos esse tema muito interessante, que nos impulsionou a conhecermos mais a respeito.
É possível observar o quanto a avaliação é discutida nas escolas e nas jornadas pedagógicas, contudo, a atual configuração deixa a desejar devido à dificuldade dos professores de colocarem em prática as concepções e modelos inovadores. Para quem está atuando, esta pesquisa poderá contribuir para uma maior reflexão da prática sobre a avaliação nas escolas e servir de referências para o estudo em outros contextos.
TEMA
A importância da avaliação
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Os critérios de avaliação no ensino fundamental I
PROBLEMA
Diante do desafio dentro do contexto da atualidade a promoção da aprendizagem de todos os alunos e lhes assegurar uma trajetória de sucesso. Esta trajetória só será possível se o aspecto pedagógico tido como central passar a fazer parte de uma gestão que priorize formas de pensar, sentir e atuar para garantir a permanência do aluno na sala. Sendo assim, qual é a maneira mais eficaz e coerente para se ter uma avaliação mais justa no ensino fundamental I?
Questionam-se, assim, os processos de avaliação da aprendizagem dos alunos que estão, usualmente, centrados num desempenho cognitivo, sem referência a um projeto político-pedagógico de escola, e, ainda, o sentido das avaliações escolares que se têm direcionado, especialmente, para o ato de aprovar ou reprovar os alunos. Diante disso, como seria a forma de avaliarmos sem utilizar a prova como o medidor de capacidade do aluno?
Diante dessa situação a Escola juntamente com os professores e comunidade escolar deverão se reunir para a ampliação do seu Projeto político Pedagógico (PPP) com a intensão de favorecer no item avaliação com ideias e propostas para um aprendizado melhor.
HIPÓTESE
• Sendo assim, é necessário haver maneira mais eficaz e coerente para se ter uma avaliação mais justa no ensino fundamental I.
• Diante disso, é preciso praticar uma forma de avaliarmos sem utilizar a prova como o medidor de capacidade do aluno.
JUSTIFICATIVA
A pesquisa sobre avaliação na escola tem como objetivo de buscar formas e critérios sobre a avaliação, levando o alunado a interagir, buscar autonomia e confiança compreender e desenvolver sua aprendizagem sem que a própria avaliação traga transtorno, falta de interesse, medo e dificuldade de aprendizagem.
Através da avaliação devemos descobrir soluções, elaborar hipótese, estabelecer relações, desenvolver a compreensão, trocar experiências e tirar conclusões. Por meio da avaliação, suas ações podem ser valorizadas, tendo em vista seu crescimento dentro do processo avaliativo.
OBJETIVOS
GERAL
A pesquisa em estudo faz-se necessário ampliar nossos conhecimentos aprofundando nossas práticas em relação às formas de avaliação, tendo em vista que as formas utilizadas não promoverá melhor desempenho dos mesmos, na qual devemos criar situações de avaliações onde os educandos possam interagir, valorizando ações de capacidades de aprendizagem.
ESPECÍFICOS
Rever os conceitos de avaliação de maneira mais ampla para podermos trabalhar de uma forma coerente onde realmente aconteça a aprendizagem.
Criar situações provocantes que causem desequilíbrio em relação aos assuntos propostos, como em pesquisas, seminários, e trabalhos em grupos favorecendo com isso, a tomada de consciência do aluno e a percepção do seu poder de mudança e de transformação.
METODOLOGIA
A opção metodológica adotada para investigação foi através de análise de alguns documentos como o PPP, Relatórios, Ata de reuniões e entrevistas com o gestor e coordenador pedagógico.
A utilização das diversas estratégias para recolha de dados permite-nos recorrer a várias perspectivas sobre a mesma situação, bem como obter informação de diferente natureza e procedermos, posteriormente, a comparações entre as diversas informações,
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Avaliar não se restringe somente a fazer provas e aplicar trabalhos. Desde o momento que entra na sala de aula, o professor já faz uma avaliação ao olhar para os alunos, avalia a roupa que eles estão vestindo, o tipo que está o cabelo, a forma que se comunica com os colegas, etc. Também ao conversar com o aluno, o professor o avalia, nos seus gestos, na sua maneira de se comportar
...