TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Campo

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Hoje em dia o culto a saúde e a boa forma física está cada vez mais comum em nossa sociedade. Com todo esse alargamento no ramo físico, tornou-se muito frequente as pessoas procurarem essa área, tanto no que diz respeito a sua boa forma em academias, quanto ao que se refere ao oficio de educador físico.

Compreendendo isto, temos então um campo muito beneficiado quanto ao que se refere os diversos campos de atuação desta profissão. Sabe-se que as universidades em muito apostaram nesse ramo, e hoje temos a formação universitária de dois profissionais, o Profissional de Educação Física em Bacharelado e o Profissional de Educação Física em Licenciatura. Ambos atuam no mesmo ramo, mas não no mesmo espaço.

Os dois lados do curso (EDF-bacharelado e EDF-licenciatura), trazem consigo muitas peculiaridades, mas também apresentam seus pontos de divergências, principalmente ao que compete o momento de formação e que perpassa para além dos “muros” imaginários de qualquer universidade. As próprias diferenças se fazem presentes e culminam nos campos de atuação deste profissionais.

O licenciado tem uma área quase restrita ao ambiente escolar, tendo poucas “Válvulas de Escape”, sendo o campo de pesquisa sua segunda alternativa. Já o campo dos bacharéis é mais vasto e sofisticado, diga-se de passagem, traz para este profissional formado um campo que vai ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, e para mais além, invadindo também parte do campo de saúde, no que confere a uma atuação dentro de hospitais.

O presente trabalho buscará além de definições de temas, a própria conscientização do profissional, apresentando a visão de um profissional já atuante e também traz importantes peculiaridades sobre os campos de atuação e o que os tornam diferentes.


DESENVOLVIMENTO

Como já mencionado, existe grande diferença entre os dois profissionais de Educação Física. Essa diferença é explicita tanto pelo campo de atuação e quanto pelo campo acadêmico. A formação dessa área possui dois viés de construção profissional o que altera na forma final de atuação dos mesmos.

Partindo dos pressupostos acima, temos uma comparação das grades de disciplinas que regem um curso de Educação Física- Licenciatura e as grades de disciplinas que regem o curso de Educação Física- Bacharelado. Essa comparação vem evidenciar que as duas formações tem peculiaridades, mas também possuem grandes divergências. Nos quadros a seguir veremos a comparação destas grades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com