Pesquisa temática na estrutura de MASP
Relatório de pesquisa: Pesquisa temática na estrutura de MASP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 24/11/2014 • Relatório de pesquisa • 849 Palavras (4 Páginas) • 449 Visualizações
Estudo de caso na estrutura MASP
O estudo de caso foi realizado na empresa TEICON Construções Pré-Moldadas, responsável pela fabricação e montagem de pré-moldados utilizados no Estádio Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, onde se buscou a pratica do controle total de qualidade (TQC), através do gerenciamento de rotina de forma a proporcionar o melhoramento contínuo na empresa.
O objetivo foi à diminuição do número de retrabalhos e consequente diminuição de custos, devido às falhas de concretagem das peças pré-moldadas.
O primeiro passo do trabalho foi a criação de um grupo de solução de problemas (GSP) para analisar os resultados. Com isso buscaram-se as causas através da elaboração de um MASP e padronização dos resultados.
Meta: diminuir a quantidade de peças produzidas com falhas de concretagem em 70%, visando reduzir/eliminar o custo com retrabalhos.
Identificação do problema
• Identificação dos problemas mais comuns: falhas de concretagem, fissuras, manchas nas peças concretadas;
• Levantamento do histórico dos problemas: os problemas vêm ocorrendo a 02 semanas de forma estável e contínua;
• Evidência das perdas existentes e ganhos possíveis: esta representando uma perda diária de aproximadamente R$ 129,51 reais, equivalente a 08 horas de trabalho de 01 pedreiro e
• Escolha do problema: falhas de concretagem;
• Formar a equipe e definir responsabilidades: a equipe será formada pelo Inspetor de Qualidade (coleta de dados), Engenheiro de Produção (acompanhar a resolução do problema) e Mestre de Obras (verificar a concretagem);
• Definir o problema e a meta: peças produzidas com falhas de concretagem, deixando a armação exposta e causando perdas de R$ 129,51 reais diárias.
Observação
Nesta etapa foi utilizado o seguinte banco de dados:
DATA PEÇAS PRODUZIDAS PEÇAS COM FALHA DE CONCRETAGEM
5/11/2014 14 4
6/11/2014 13 3
7/11/2014 15 4
8/11/2014 15 5
9/11/2014 14 2
Análise
Realizou-se primeiro um brainstorming no grupo levantando várias sugestões e aplicou-se o diagrama de Ishikawa ou diagrama de causa e efeito. Esta ferramenta foi utilizada como um mecanismo para facilitar a análise dos problemas identificados através das entrevistas realizadas com as pessoas envolvidas no processo produtivo.
De posse de todos os testes e dados obtidos até esta etapa, o grupo analisou cada passo, levantando as hipóteses mais prováveis que poderiam ser a causa do problema, como mostra o quadro a seguir:
CAUSA INFLUENTE CONCLUSÃO MOTIVO
Dispositivo das fôrmas
impedindo o acesso do
mangote Pouco provável As principais falhas de concretagem estão em locais onde não há dispositivos.
Congestionamento de
armações Provável As barras de aço não estão posicionadas
conforme projeto.
Acesso ao local de
vibração Pouco provável As fôrmas estão posicionadas de forma
adequada.
Quantidade de vibradores
insuficientes Pouco provável Ha quantidade suficiente de vibradores.
Vibradores inadequados Provável Não ha mangotes com diâmetros inferiores para adensamento de áreas confinadas.
Vibração excessiva Pouco provável Não ha indícios de segregação de materiais.
Falta de treinamento Provável Não ha treinamento periódico.
Mão-de-obra não especializada Pouco provável Mão-de-obra com experiência comprovada.
Quantidade insuficiente
de mão-de-obra Pouco provável Mão-de-obra suficiente, conforme
histograma.
Plano de ação:
A técnica de 5W1H foi utilizada para dar continuidade à análise da produtividade e em paralelo toda a equipe realiza reuniões diárias para análise dos dados/resultados. Foram organizadas e agrupadas de acordo com as causas prováveis.
Abaixo é apresentado o 5W1H da análise de produtividade:
O QUÊ QUANDO QUEM POR QUE COMO
Corrigir
posicionamento das
barras de aço
conforme projeto 24/11/2014 Mestre de
obras Dar acesso ao
concreto Reunir armadores e mostrar o erro de posicionamento
Locação de
mangotes com
diâmetros inferiores 22/11/2014 Engenheiro
de Produção Adensar áreas
confinadas Solicitar ao setor de
compras a
locação/compra
Realizar
treinamento 24/11/2014 Inspetor de
Qualidade Corrigir falhas
no processo de
adensamento Fazer levantamento
de necessidades e
elabora padrões
Ação
A colaboração e participação de todos nesta fase foi fundamental para se atingir os resultados traçados.
• Foi corrigido o posicionamento das barras de aço nas armações produzidas;
• Foram locados 06 mangotes de 29 mm de diâmetro;
• Foi realizado treinamento com todos os envolvidos no processo de concretagem e adensamento.
Verificação
Após dois meses os resultados foram satisfatórios e acima da meta almejada. A quantidade de peças com falhas de concretagem reduziu em 80%. O ciclo MASP continuou a ser aplicado, assim como as reuniões, só que agora com menor
frequência. Sempre que surgem casos, estes são tratados de forma imediata.
Padronização
O trabalho foi padronizado e aplicado nas demais obras da empresa. Foram feitos alterações nos procedimentos padrões. A mão-de-obra das outras obras foi treinada. Um banco de dados é alimentado para comprovar a eficácia do procedimento padrão.
Conclusão
Podemos concluir que, através desse trabalho, obteve-se sucesso pelo uso de sua metodologia por atingir a causa e reduzir o problema. Houve uma grande preocupação do grupo em concluir o trabalho, observando que as etapas fossem cumpridas. A utilização da metodologia provocou um crescimento técnico e interpessoal no grupo e influenciou todo o processo produtivo de pré-moldados, da obra em questão. O relatório MASP uma vez concluído permite o acesso a um documento de comprovação de um estudo e resolução de um problema real, de importância relevante, já que foi escolhido com critérios de priorizar a redução de custos. A aplicação da metodologia possibilitou a execução de ações simples que contribuíram para a redução de custos e o alcance das metas propostas. Os colaboradores foram treinados, mas ainda é necessário garantir que todos os novos funcionários possam ser treinados. Para a empresa, que pretende obter certificação ISO, foi de grande valia, pois se necessita de métodos de melhoria contínua. Também se pode concluir que a utilização da ferramenta MASP proporciona às organizações um processo de gestão voltado para ações corretivas e preventivas de forma a detectar os problemas e propor ações com foco na melhoria contínua, o que poderá tornar a empresa mais competitiva. A ferramenta MASP é um método que permanece atual, resistindo às ondas de modismo.
...