Introdução à pesquisa: Conceito, estrutura e elaboração
Por: Edna Gonçalves Souza • 28/5/2018 • Artigo • 1.150 Palavras (5 Páginas) • 1.402 Visualizações
2-TEXTOS CIENTIFICOS
O texto científico é a elaboração com a união de estudos aprofundados e realizados através de pesquisas de maneira objetiva, clara e autocrítica, tendo base em seus fundamentos, uma linha de pesquisas investigativas. O texto cientifico transmite informações através de linguagem cientifica de acordo com o que se foi pesquisado, nas quais são utilizadas por estudantes universitários(acadêmicos).
Segundo Félix (2017), “O texto científico é uma produção textual, uma narrativa escrita que aborda algum conceito ou teoria, com base no conhecimento científico através da linguagem cientifica”.
Com características próprias é abordado com teorias e conhecimentos que alcança um determinado público-alvo. Ele é apresentado com uma linguagem formal, de foco objetivo e vem acompanhado de regras e padronizações especificas, como tamanho, numeração e tipo de fonte, tamanho de espaçamento entrelinhas e um conjunto de padrões que são determinadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Habitualmente é encontrado artigos científicos em livros e em trabalhos acadêmicos como tese, monografia, entre outros trabalhos acadêmicos.
No desenvolvimento de um tema de pesquisa, o aluno/leitor se utiliza de outros autores e faz citações com a finalidade de: “... exemplificar, esclarecer, confirmar ou documentar a interpretação de idéias contidas no texto (...)” (ANDRADE, 2010, p.91).
Esses textos vão ganhando forma com citações e de padrão único e especifico segundo as normas prescrita da ABNT.
No contexto acadêmico existem pontos relevantes a ser claramente identificá-los, como as citações de autores e escritos de determinado artigo ou assunto. Elas podem ser apresentadas de forma DIRETA e INDIRETA , sempre destacando e nomeando a fala sem fazer alterações da escrita do autor.
Nas citações diretas curtas a escrita não deve ultrapassar de 3 linhas e precisam estarem entre aspas. Citações diretas longas ocorrem quando possuem mais de 3 linhas. Elas devem ser destacadas e recuadas de 4 cm, com o tamanho da fonte em 10 e não vem acompanhada de aspas. No final deve ser acrescentado o sobrenome do autor em caixa alta, ano e página.
Citações indiretas constituem ao expressar uma idéia ou pensamento de outros autores, utilizando as nossas palavras. Para esse caso, deve-se indicar o nome do autor com letras maiúsculas ou com a primeira letra maiúscula e o restante minúscula contendo o ano que foi publicado em parênteses
3-Trabalhos Científicos
Os trabalhos científicos devem ser feitos de acordos com as normas preestabelecidas dentro do contexto da ABNT e que tem o caráter inédito e original, que ajudam não só na busca e formulação do conhecimento especifico , mas servem como base para outros trabalhos acadêmicos. Para sua formulação ela poderá vir de fontes primárias e secundárias tendo em vista o padrão respeitado de acordo com as regras já discutas. Destacamos entre os trabalhos acadêmicos: Monografia, dissertação e tese.
3.1 Monografia
A monografia tem o caráter de um estudo realizado através de pesquisas que tem como objetivo, a realização de um estudo especifico de caráter representativo e rigoroso. Tem alguns atributos da monografia, como a escrita de texto ordenado e completo, que podem ser abordados temas específicos ou particular, sendo feitos estudos detalhados e fatigado, diferenciado dos demais trabalhos universitários.
3.2 Dissertação
A dissertação conhecidas pelos estudantes em sua maioria é uma produção e organização de idéias, emitindo o seu ponto de vista. Para fazer uma dissertação exige primeiramente conhecimento e planejamento.
Existem vários formatos de uma dissertação: argumentativa, expositiva, crítica, etc. Geralmente, a exigida pelo Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) é a dissertativa argumentativa, muito utilizada também em vestibulares para ingresso em Universidade. Conhecida também como um trabalho científico que é solicitado ao final de cursos de pós graduação, de natureza investigativa e reflexiva. Como um estudo com base em teorias exige interpretação, ordenação e sistematização.
3.3 Tese
A tese é o trabalho científico mais detalhada e que requer mais estudos, não só para expor a idéia sistematizada, mas que requer um nível superior de analise e interpretação sobre os dados coletados. Esse trabalho é confeccionado em base de três etapas: levanta a idéia central, expõe a idéia e soluciona o problema relatado nas duas etapas. De base argumentativa tem como
...