TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petróleo Teoria Orgânica E Abiótica

Trabalho Escolar: Petróleo Teoria Orgânica E Abiótica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

3.1. Petróleo

Petróleo (do latim petroleum, petrus = pedra e oleum = óleo) substância oleosa, inflamável, com cheiro característico e, em geral, menos densa que a água e com cor variando entre o negro e o castanho escuro. Há muito, os antigos conheciam o petróleo e alguns de seus derivados, como o asfalto e o betume. Contudo, não se sabe exatamente quando eles despertaram a atenção do homem.

Registros históricos da utilização do petróleo remontam a 4 000 a.C. devido a exsudações e afloramentos frequentes no Oriente Médio. Os povos da Mesopotâmia, do Egito, da Pérsia e da Judeia já utilizavam o betume para pavimentação de estradas, calafetação de grandes construções, aquecimento e iluminação de casas, bem como lubrificantes e até laxativo. Os chineses já perfuravam poços, usando hastes de bambu, no mínimo em 347 a.C. De acordo com a Bíblia, foi usado na Torre de Babel e na Arca de Noé (Gênesis – cap. 6, V. 14) como asfalto, para sua impermeabilização.

3.1.1. Origem

A formação do petróleo é complexa e ainda não é completamente, conhecida. A teoria mais aceita e explicada nos dias de hoje é de origem fóssil e orgânica. Porem a controvérsias na origem, como a teoria de origem abiótica do petróleo.

3.1.1.1. Teoria Orgânica

A teoria para explicar a formação do petróleo foi concebida em 1757 pelo geólogo russo Mikhailo Lomonossov que afirma que matéria biológica morta (animais, microrganismos como protozoários, celenterados e outros (seres que compõem o plâncton), estes seres mortos e depositados no fundo do mar por milhões de anos, estes restos foram sendo cobertos por sedimentos, mais tarde esses transformaram-se em rochas sedimentares. Pela ação do calor e da alta pressão, provocados pelo empilhamento dessas camadas, possibilitou reações químicas, formando os hidrocarbonetos (fig.1).

3.1.1.2. Teoria Abiótica

Na Terra, as placas continentais flutuam sobre uma inimaginável quantidade de hidrocarbonetos. Nas camadas mais profundas do manto terrestre surgem, em condições de temperatura, pressão e condições adequadas, grandes quantidades de hidrocarbonetos. A rocha calcária inorgânica é transformada num processo químico. Os hidrocarbonetos que daí resultam, são mais leves que as camadas de solo e rocha sedimentares, e por isso sobem pelas fendas da Terra e acumulam-se sob as camadas impermeáveis da crosta terrestre.

As elevadas temperaturas do magma são a fonte de energia para este fenômeno geológico. O resultado deste processo designa-se de petróleo abiótico, pois a sua produção não deriva de formas biológicas de vida, mas sim por um processo químico no interior da Terra. Este processo acontece ininterruptamente e continuamente (fig.2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com