Pilares
Tese: Pilares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biozera • 4/12/2014 • Tese • 257 Palavras (2 Páginas) • 417 Visualizações
Pilares são “elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes” (NBR 6118/03, item 14.4.1.2).
Pilares-parede são “elementos de superfície plana ou casca cilíndrica, usualmente dispostos na vertical e submetidos preponderantemente à compressão. Podem ser compostos por uma ou mais superfícies associadas.
O dimensionamento dos pilares é feito em função dos esforços externos solicitantes de cálculo, que compreendem os esforços normais (Nd), os momentos fletores (Mdx e Mdy) e os esforços cortantes (Vdx e Vdy) no caso de ação horizontal.
Solicitações
Flambagem
Não-Linearidade Física e Geométrica
Equação da Curvatura de Peças Fletidas
Compressão Axial Os pilares sob esforços normais podem também estar submetidos a esforços de flexão. Dessa forma, os pilares poderão estar sob os seguintes casos de solicitação:
3.1. Compressão Simples
3.2.Flexão Composta
A compressão simples também é chamada compressão centrada ou compressão uniforme. A aplicação da força normal de cálculo Nd é no centro geométrico (C.G.) da peça, cujas tensões na seção transversal são uniformes
Flambagem pode ser definida como o “deslocamento lateral na direção de maior esbeltez, com força menor do que a de ruptura do material” ou a “instabilidade de peças esbeltas
comprimidas”. A ruína por efeito de flambagem é repentina e violenta, mesmo que não ocorram acréscimos bruscos nas ações aplicadas. Uma barra comprimida feita por alguns tipos de materiais pode resistir a cargas substancialmente superiores à carga crítica (Ncrít), o que significa que a flambagem não corresponde a um estado limite último. No entanto, para uma barra comprimida de concreto armado, a flambagem caracteriza um estado limite último.
...