Placa mãe
Pesquisas Acadêmicas: Placa mãe. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jota_sabio • 27/11/2014 • 1.511 Palavras (7 Páginas) • 226 Visualizações
Placa mãe
A placa é um dos principais responsáveis pelo bom funcionamento do computador, justamente porque tudo é conectado a ela. Por isso, mais importante que comprar um processador superpotente é saber que tipo de placa é perfeitamente compatível com ele. Há muitos casos de computadores com um bom processador, com muita memória, mas extremamente lentos pela baixa qualidade da placa mãe.
É normal que o primeiro componente que pensamos comprar, na hora me montar o micro, seja o processador. É recomendável, porém, adquirir primeiro a placa mãe. Deve-se conhecê-la bem, ou ler pelo menos o manual de instruções, para posteriormente comprar o restante das placas.
Identificando do modelo e marca de uma placa mãe
A maioria dos fabricantes já etiqueta o modelo da placa mãe com uma etiqueta localizada próximo ao número de série da placa Mãe.
Em placas mais antigas você precisa olhar um pouco mais, pois esta informação é normalmente encontrada entre os slots PCI ou em algum lugar abaixo do soquete do processador.
Outra forma de identificar é instalando um software como Everest que vai identificar todos os componentes do sistema, incluindo o número do modelo da placa mãe.
Placa on-board
È quando os seus periféricos (são os componentes do pc, como placa de vídeo, rede, som) são ligados diretamente à placa, ou seja, não podem ser retirados ou trocados.
Ela está presente na maioria dos computadores de baixo custo, pois placas on-board não precisam de placas adicionais, porém isto traz uma grande desvantagem ao computador, pois todas as placas onboard vão utilizar do mesmo processador e memória RAM.
Placa of-board
São o contrário das placas on, elas podem ser retiradas e trocadas e tem melhor desempenho por não dividir uma única memória para todos os periféricos.
Por exemplo: Uma placa VGA placa de vídeo) on board de 128 MB, vai utilizar 128 MB da memória do sistema, e também vai utilizar o processador, deixando assim o sistema mais lento.
Uma placa de vídeo off-board usa sua memória e processador próprios, tendo assim melhor desempenho em jogos e aplicativos gráficos.
Barramentos
O barramento principal do micro é o barramento local, a via de comunicação que conecta o processador aos circuitos da placa mãe: a memória RAM, a memória cache L2 e o chipset. Damos o nome de chipset ao conjunto de circuitos integrados de apoio existentes na placa mãe. Dentre os diversos circuitos presentes no chipset, destacamos o controlador da memória (RAM) e o controlador de cache.
O barramento é um caminho de comunicação entre dois ou mais circuitos. O barramento principal do computador chama-se barramento local e liga o processador à memória RAM. Existem barramentos I/O como o ISA, o PCI e o AGP, responsáveis pela ligação de dispositivos periféricos ao micro.
O barramento local é o mais rápido, pois os circuitos se comunicarão com o processador em seu desempenho máximo. No entanto, o barramento local não é padronizado: cada processador possui o seu modelo, de acordo com as suas características.
Por exemplo, para que uma placa de vídeo ou um disco rígido possam ser utilizados em qualquer micro, independente do processador (ou seja, independente do modelo de barramento local empregado), utilizamos diversos modelos de barramentos de expansão.
Todos estes modelos de barramentos são disponibilizados na placa mãe do micro através de conectores, chamados slots.
Definições de Barramentos:
Barramentos de dados
Têm por função transportar a informação (códigos dos programas e dados) entre os blocos funcionais do computador; quanto maior a sua “largura” maior o número de bits que é possível transportar em simultâneo.
Barramento de endereço
Têm por função transportar a identificação/localização (“endereço”) dos sítios onde se pretendem ler ou escrever dados ( por ex., o endereço de uma célula de memória ou de um registro de estado de um controlador);
Barramento de controle
Agrupa todo o conjunto de sinais elétricos de controle de sistema, necessários ao bom funcionamento do computador como um todo (por ex., sinais para indicar que a informação que circula no barramentos de dados é para ser escrita e não lida da célula de memória cuja localização segue no barramento de endereços).
Barramentos de expansão
ISA (Industry Standard Architecture)
O barramento ISA foi, durante muito tempo, o mais usado por ser compatível com a maioria dos computadores. A partir da década de 1990, tornou-se obsoleto, em virtude da chegada do padrão PCI
PCI ( Peripheral Component Interconnect)
PCI Express
Criado pela intel em 2004, o evento do PCI Express se deu em virtude do PCI tradicional ser compartilhado com todos os periféricos ligados a ele, além de substituir também o AGP. A grande vantagem deste barramento é ter um canal exclusivo de comunicação (serial) com o chipset, promovendo aumento significativo nas taxas de transmissão e consequentemente na velocidade.
PCI Express 2.0
Criado em janeiro de 2007, oferece o dobro de velocidade de transferência que o padrão anterior, ou seja, 500MB/s. Um slot PCIe 16x no padrão 2.0 transfere atá 8GB/s contra 4GB/s do padrão antigo.
PCI Express 3.0
Foi lançado em 2010, a proposta desna nova versão é reduzir o consumo de energia, em relação a versão 2.0, e promover a transferência de dados em até 32GB/s.
AGP (Accelerated Graphics Port)
O barramento AGP foi criado exclusivamente para interface de vídeo 3D. Antigamente, só era possível usar recursos de vídeo 3D caso instalássemos, além da placa de vídeo, uma placa aceleradora gráfica, ou 3D. Hoje temos duas em uma, que pode
...