TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Carreira

Exames: Planejamento De Carreira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  4.258 Palavras (18 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 18

Os ingredientes necessários para fazer sucesso nas empresas no século XXI.

Revista Época - por Max Gehringer

Embora às vezes se confundam, e até pareçam sinônimos, emprego e carreira são duas coisas muito diferentes. Emprego é uma atividade de curto prazo, cujo desfecho é imprevisível. O emprego pode terminar amanhã cedo, por motivos que nada têm a ver com o desempenho do ocupante. A chegada de um novo chefe, uma fusão entre companhias, um programa de redução de despesas, a terceirização de um setor, ou a venda pura e simples da empresa. Qualquer pessoa conhece vários profissionais que perderam o emprego por um desses motivos. Mesmo assim, a maioria continua acreditando que "essas coisas" só vão acontecer com os outros.

Carreira é um processo de longo prazo. E não é apenas, como o nome parece indicar, o encadeamento de vários empregos sucessivos. Carreira é a autogestão da vida profissional. Como qualquer processo de gestão, requer três habilidades básicas - planejar, estabelecer objetivos e tomar decisões corretas na hora certa. Nenhuma dessas habilidades depende da empresa. Todas elas são pessoais e intransferíveis.

Em resumo, o emprego é o presente, uma relação transitória de utilidade mútua. A carreira é o futuro - uma questão de saber se preparar para poder escolher. O que leva a duas constatações não muito simpáticas. (1) Quem se preocupa demais com o emprego esquece da carreira. (2) Alguém que esteja desempregado, ou descontente com o emprego atual, só pode culpar a si mesmo.

É claro que há outro caminho de sucesso, fora da carreira. O mercado de trabalho é um funil, cuja borda de entrada está cada vez mais larga e cujo bico de saída está se estreitando a cada dia. A opção de abrir o próprio negócio, ou de ser um prestador de serviço autônomo, que hoje ainda é uma via pouco explorada, deverá se tornar no futuro próximo o caminho preferencial. Não tanto por vocação, mas por necessidade. Isso não exime os candidatos a empresários de aprender os conceitos de como fazer carreira nas empresas. Por dois motivos. O primeiro é que muitas lições do manual valem para os dois casos. Ao contrário do que muita gente pensa, quem abre um negócio não deixa de ter chefe - passa a ter todos os clientes como chefe. O segundo motivo é que, em algum momento, os empreendedores de verdade vão ter de saber lidar com um monte de gente querendo fazer carreira em sua empresa.

Construir uma carreira bem-sucedida é tão simples como preparar um bolo. Mas quem já preparou um bolo na vida sabe que a falta de um ingrediente não pode ser suprida pelo excesso de outro. Não adianta ter bastante escolaridade e nenhuma experiência, ou vice-versa. É preciso ter a quantidade necessária de cada um dos ingredientes. E é preciso saber dosá-los. A seguir, os 21 ingredientes necessários para uma boa carreira neste século XXI.

Estabelecer a Marca

Na Propaganda, existe um conceito fundamental - o Top of Mind. Numa, tradução aproximada, isso significa "a primeira marca que vem à cabeça do consumidor". E ser a primeira marca que é espontaneamente lembrada tem um valor inestimável. Há marcas tão fortes que valem mais que todos os ativos da empresa. Em uma carreira profisssional, a marca vem do berço: é o nome de batismo. É preciso investir nele, para fazer com que fique gravado na mennte das pessoas com poder de decisão. Por isso, todas as oportunidades para reforçar o nome devem ser aproveitadas. Por exemplo, fazer parte de grupos de trabalho que envolvam vários setores. Escrever artigos para o jornal interno. Ser o primeiro a levantar a mão quando a empresa pedir um voluntário. Deve-se também criar uma assinatura legível. Um trabalho bem-apresentado, mas identificado por um garrancho, é um trabalho anônimo. E, ao começar uma conversa, nunca se deve perguntar: 'Você lembra de mim?". Deve-se começar dizendo o nome e depois repeti-Io quantas vezes forem necessárias, para que o interlocutor nunca mais o esqueça.

Criar uma Rede de Relacionamentos

Em Português Corporativo, isso chama networking. Não é um circulo de amigos do peito, é uma lista de pessoas profissionalmente úteis. Essa utilidade é indispensável na hora de conseguir um emprego. Atualmente, de cada dez boas vagas, sete são preenchidas por indicação direta. Como se estabelece contato com essa gente tão importante? Tudo começa na escola. Alguém que tenha terminado uma faculdade conheceu, no mínimo, 50 professores e 500 colegas durante os 16 anos de estudo. Professores conhecem gerentes e diretores. Alguns dos colegas vão atingir, rapidamente, posições respeitáveis em empresas. Mas apenas um em cada cem alunos se preocupa em preservar esses contatos - o que é um erro fundamental. Pessoas que ligam para antigos colegas apenas na hora em que ficam desempregadas(e precisam explicar quem são, ou quem foram) estão praticando o anti-networking.

Outra maneira de conhecer gente interessante é participando de cursos profisssionais de curta duração. Nesses cursos, o conteúdo é menos importante que o intervalo para o café - o momento de travar contatos. Porém, é preciso ter em mente que networking não é dizer "muito prazer" e já ir entregando o currículo. Networking é como uma árvore, que precisa ser plantada e cuidada, para que um dia possa render frutos. Em alguns casos, é como uma oliveira, só vai dar azeitona depois de 20 anos.

Ter um Currrículo Diferente

Currículo, a origem da palavra explica, é uma breve lista de experiências acadêmicas e profissionais. Não é uma autobiografia nem é uma obra de ficção, com longos parágrafos que começam com "Implantei'; "Economizei'; ou "Liderei'.

Gerentes de grandes empresas recebem cerca de 50 currículos por dia, pelo corrreio postal ou eletrônico. Como chamar a atenção dessa gente, já que todos os, currículos se parecem? Transformando o currículo no anexo de uma carta pessoal. A carta, de dez linhas, deve explicar por que o candidato quer trabalhar naquela empresa, e em nenhuma outra empresa do mundo. Por exemplo, porque desde criancinha é consumidor do produto que a empresa fabrica. Uma carta bem escrita é a garantia de que o currículo receberá o minimo de atenção. Já um currículo padrão, por mais estético que seja, corre o risco de virar papel reciclado.

Prepare-se para a Entrevista

Mais difícil que conseguir um emprego, hoje em dia, é conseguir uma entrevista. Por isso, essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com