Planejamento De Carreiras E Modelagem De Cargos
Artigo: Planejamento De Carreiras E Modelagem De Cargos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cundinha • 27/5/2014 • 328 Palavras (2 Páginas) • 882 Visualizações
Com as variações do mundo atual e o avanço da tecnologia, as empresas procuram a melhor forma de inovação em seus processos, as mudanças afetam tanto as pessoas como também as organizações. Diante dessa revolução tecnológica, e os métodos obsoletos que as Indústrias Reunidas Ômega utilizavam, Rubens Alcântara, o presidente, solicitou da gerente de RH da companhia, Camila Câmara, que estudasse uma alternativa inovadora do sistema de avaliação do desempenho.
A avaliação de desempenho é uma apreciação sistêmica do desempenho de cada pessoa no cargo e de seu potencial de desenvolvimento futuro. Toda avaliação significa um processo de estimar ou julgar o valor, a excelência ou as qualidades de alguma pessoa. (CHIAVENATO, 2010, p.120).
Diante disso Camila Câmara decidiu que deveria utilizar os métodos tradicionais de avaliação de desempenho a fim de identificar pessoas com potencial para exercer outras funções que exijam maior qualificação e pessoas com necessidade de treinamento para exercer com maior eficiência suas atividades e atingir metas e objetivos. Os métodos de avaliação são 7 ao todo: Escala gráfica; Escala forçada; Pesquisa de campo; Métodos dos incidentes críticos; Listas de verificação; Avaliação por objetivos e Avaliação 360º.
Camila Câmara analisou que o melhor deles para as Indústrias Reunidas seria a avaliação 360º, pois oferece ao quadro funcional da organização a oportunidade de dar e receber uma resposta, possibilitando aos superiores, os colegas e pares, os subordinados, os clientes externos e internos, os fornecedores e todos os que estão ao redor, facilitando e aumentando a eficácia pessoal em cada processo desenvolvido, também melhorando a qualidade de vida no trabalho. O resultado da avaliação será utilizado no encaminhamento do funcionário para participação em treinamentos; na necessidade de relotação do funcionário; no encaminhamento para tratamento médico ou psicológico e na promoção de funcionários que apresentar bom desempenho.
BIBLIOGRAFIA:
CHIAVENATO, I. Desempenho humano nas Empresas: Como desenhar cargos e Avaliar o Desempenho. São Paulo: Atlas, 2001.
LUCENA, M.D.S. Avaliação de desempenho. São Paulo: Atlas, 1992.
ROBBINS, P.S. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
...