Plano De Aula - Ginastica
Artigo: Plano De Aula - Ginastica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vuolo • 3/3/2014 • 711 Palavras (3 Páginas) • 5.015 Visualizações
GINÁSTICA GERAL
Plano de aula
Propriedade Motora: Flexibilidade
Público-alvo: idosos entre 60-65 anos de idade, sem limitações
articulares ou déficit motores e sedentários.
Material utilizado: colchonete
Objetivo: explorar a flexibilidade dos indivíduos envolvidos, melhorando assim a amplitude de movimento.
Duração: 45min
Número de alunos: 16 pessoas
O plano de aula é dividida em 3 partes:
Parte 1: Aquecimento (5min-7min).
Aquecimento articular ativo; marcha estática; dissociação de cinturas e movimentos circulares das principais articulações.
Parte 2: Flexibilidade (25min-30min). Cinco atividades que trabalhem a flexibilidade: geral; estática; passiva e dinâmica.
Serão trabalhados 20 alongamentos sendo estes divididos em dois grupos; 10 alongamentos ativos e 10 alongamentos passivos.
PARTE 3: VOLTA A CALMA (5min-7min).
Relaxamento através de massagem em duplas..
Alongamentos Ativos - Flexibilidade
Para Krivickas (2001, p. 95), a flexibilidade é a amplitude de movimento de uma articulação ou de uma série de articulações. Trata-se da capacidade de um indivíduo em realizar movimentos de forma objetiva e intencional, desenvolvendo nas articulações participantes uma amplitude necessária e ótima (MARTIN; CARL; LEHNERTZ, 2008).
Durante o rendimento esportivo ou na realização de atividades cotidianas, a flexibilidade proporciona aos indivíduos que desempenhem
suas ações com maior auto-segurança, habilidade e amplitude, permitindo maior coordenação e liberdade total para o movimento (ALTER, 1999).
De acordo com Platonov (2008) existem dois tipos de flexibilidade: a ativa e a passiva. A flexibilidade ativa corresponde com a atividade dos grupos musculares que envolvem as respectivas articulações para realizar movimentos com grande amplitude, enquanto que a flexibilidade passiva realiza grande mobilidade nas articulações por meio da atuação de forças externas (aparelhos, parceiros, etc.), e sempre apresenta indicadores maiores do que a anterior.
Cada músculo e articulação apresenta uma flexibilidade específica que é influenciada por diversos fatores como: idade , sexo, raça, fatores neuromusculares e a temperatura muscular (KRIVICKAS, 2001). Para Hollmann e Hettinger (2005), a estrutura da articulação, o volume da massa muscular e a capacidade de alongamento do músculo, tendões, ligamentos, cápsulas articulares e pele, também representam fatores limitantes para o rendimento da flexibilidade.
Assim como os outros componentes da aptidão física é possível melhorar a flexibilidade através de um treinamento regular de exercícios,
...