Plano De Negocio
Pesquisas Acadêmicas: Plano De Negocio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eng.Odair • 17/11/2014 • 5.680 Palavras (23 Páginas) • 172 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO E PANORAMA ATUAL 03
2. CONCEITOS DE MARKETING 03
3. NECESSIDADES; DESEJOS; TROCA; DEMANDA; MERCADO; 05
4. MACROAMBIENTE 05
5. MICROAMBIENTE 06
6. COMPOSTO DE MARKETING – PRODUTO 06
7. CICLO DE VIDA 09
8. PREÇO 09
9. PROMOÇÃO E CIM 11
10. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO 12
11. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 14
12. POSICIONAMENTO E SEGMENTAÇÃO DE MERCADO 14
13. SIM - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING 14
14. BIBLIOGRAFIA 15
1. INTRODUÇÃO E PANORAMA ATUAL
O objetivo da disciplina Administração Mercadológica I é oferecer aos alunos uma visão geral da administração de marketing, capacitando-os a identificar a importância da matéria quando relacionadas com outras áreas da administração, por meio da aplicação prática de marketing nos mais variados ramos de atividade, apresentando exemplos de empresas orientadas para o mercado e focadas em ações aos consumidores, de maneira a torná-los hábeis perante as decisões empresariais relativas ao mercado, estratégias e táticas de marketing.
Porque estudar marketing?
- Está presente em nossa vida pessoal e profissional;
- Diversos setores das empresas passam pela aplicação dos conceitos de Marketing;
- existe a necessidade em satisfazer tanto o consumidor externo, quanto o interno(funcionário)
As empresas enfrentam hoje um cenário desafiador:
• Globalização: devido às facilidades de transporte e comunicação, as empresas hoje, compram e vendem em escala mundial. Isto modifica muito o modo como essas empresas administram o Marketing.
• Renda: o poder de compra tem diminuído em grande parte do mundo. Tem aumentado a diferença de renda entre países pobres e ricos.
• Meio Ambiente: Em todo o mundo há pressões sobre as empresas para que elas produzam e comercializem minimizando os efeitos danosos ao maio ambiente.
• Tecnologia: o avanço tecnológico mudou o modo como as empresas fazem negócios. As produções começaram a se tornar muito parecidas e o uso de computadores e da Internet possibilita maximizar negócios.
• Consumidor: nas últimas décadas o consumidor tornou-se mais crítico e mais criterioso em suas compras. Em função disso, as empresas estão gradativamente mudança sua orientação para focarem nos desejos e necessidades dos consumidores.
2. CONCEITOS DE MARKETING
O que é Marketing?
É o processo de planejar e executar a concepção, o estabelecimento de preços, a promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. (Americam Marketing Association)
Marketing Social: É um processo pelo qual indivíduos e/ou grupos de pessoas obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
Marketing Gerencial (a arte de vender produtos): É o processo de planejar e executar a concepção, a determinação de preços, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar negociações que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
Administração de Marketing: é a arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes, por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente.
Para que possamos ter uma visão geral adequada dos conceitos básicos do marketing, faz-se necessário conhecer a sua evolução. Até o advento da Revolução Industrial, os modelos de produção ocidentais eram essencialmente artesanais.
Histórico da evolução dos conceitos de Marketing
- O comércio é a atividade humana mais antiga;
- No século X: sugimento da classe comerciante – mascate;
- Nos séculos XII e XVI: época feudal – artesanato/troca de mercadoria;
- As cidades eram praticamente auto-suficientes, com a produção e comercializaçào dos bens e serviços localmente;
- Havia busca pela subsistência e não pela lucratividade;
- No século XVIII: fortalecimento do capitalismo;
- Cenário da Revolução Industrial;
- Surge o espírito empresarial;
- Chega a época das invenções utilizando forças naturais como água e carvão(força motriz)
ANTES DEPOIS
Artesãos (sob encomenda) Operários (bens industrializados e estocados)
Áreas isoladas Desenvolvimento de pequenos centros comerciais em
torno das fábricas
Subsistência Lucratividade
Baixo poder aquisitivo Melhora do poder aquisitivo (renda)
Tínhamos então o ferreiro, o alfaiate, o padeiro, o oleiro, o sapateiro, todos enfim produzindo para um dado consumidor, fosse ele uma pessoa ou uma organização, e atendendo-os quase que apenas sob encomenda ou sob medida. Dali por diante, entretanto, a capacidade de produzir em série, em escala, focou principalmente produtos básicos.
A padronização, onde eram raras as opções (apenas e poucas variações de utilidades, cores, tamanhos, sabores), trouxe consigo hábitos de consumo novos, mas aplicáveis à massa, ao mercado no seu mais amplo sentido, seja ele geográfico
...