Plano De Negócio Adm
Dissertações: Plano De Negócio Adm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ericalr • 12/11/2014 • 1.491 Palavras (6 Páginas) • 2.270 Visualizações
PROBLEMATIZAÇÃO
É importante ter em mente que o início de um negócio não será fácil, pois haverá mais investimento do que retorno. Como ressalta Roesch (2007, p.90): Um problema a ser definido tanto a partir da observação, como da teoria, ou ainda de um método que se queira testar. No contexto de um projeto de pratica profissional, um problema é uma situação não resolvida, mas também pode ser a identificação de oportunidades até então não percebidas pela organização. Diante do exposto, observa-se que um plano de negócio abrange muito além do que um planejamento, então: Quais seriam as etapas de um plano de negócio para implantação de uma loja de acessórios para celulares?
Muitas pessoas buscam um emprego que proporcione liberdade e lucratividade, é por isso que algumas delas arriscam em montar o próprio negócio. É possível observar que possuir a própria empresa requer muita cautela para que não haja prejuízos ou até mesmo falência. Segundo censo de sobrevivência dos pequenos negócios, divulgado pelo Sebrae Nacional em 2013, de cada cem empresas criadas no Brasil, 24 fecham as portas antes de completar dois anos de atividade.
Por isso, que não se pode simplesmente ter o desejo de abrir uma empresa. Existem algumas etapas divulgadas por Chiavenato e Dornelas, que podem ajudar no início da empresa, pois um bom planejamento poderá levar a empresa a ter um sucesso futuro.
Chiavenato (2006, p.123) explica quais são os passos para o desenvolvimento de um plano de negócios:
1.Fazer a análise completa do setor em que a nova empresa irá funcionar, levando em conta o perfil do cliente, as características do mercado, as características da concorrência e o cenário econômico, social e tecnológico no qual a empresa está inserida.
2.Fazer um levantamento completo sobre as características do novo empreendimento, analisando as características do produto/serviço a ser ofertado, o preço e as condições de venda, a formatação jurídica do empreendimento e a estrutura organizacional.
3.Elaboração do plano estratégico para o novo empreendimento colocando em perspectiva a definição da missão, visão e dos valores da empresa, a definição do negócio, a determinação dos objetivos estratégicos de longo prazo e o estabelecimento da estratégia do negócio.
4.Elaboração de um plano operacional para o novo empreendimento colocando em perspectiva a previsão de demanda, o planejamento da produção, a previsão de despesas gerais e fluxo de caixa e o balancete simulado.
5.Criação de um resumo executivo, condensando o resumo de todas as informações acima relatadas.
6.Revisão cuidadosa de todo o conjunto para obter consonância, analisando sua viabilidade e confiabilidade.
Domelas (2005, p.128) expõe os seis principais motivos de se preparar um plano de negócios:
1.Entender e estabelecer diretrizes para seu negócio.
2.Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas.
3.Monitorar o dia-a-dia da empresa e tomar ações corretivas quando necessário.
4.Conseguir financiamento e recursos junto a bancos, governos, Sebrae, investidores, capitalistas de risco etc.
5.Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa
6.Estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo (fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, associações etc.).
Este trabalho apresenta pesquisas secundárias e tem por objetivo auxiliar todas as pessoas que pretendem montar um negócio e não tem bagagem para conseguir ir em frente. A pesquisa realizada se mostra relevante por englobar diversos pontos de como iniciar um negócio e também apresenta uma breve descrição de uma boa ideia que seria uma loja de acessórios para celular.
HIPÓTESE
Diante das dicas que foram apresentadas, é necessário ter em mente que a viabilidade de um negócio não inicia apenas com uma ideia. Para percebermos como a criação de uma empresa é complexa, verificamos que o Empreendedorismo pode ser descrito de três formas diferentes. A primeira delas é referente à capacidade de tomar iniciativa, buscar soluções e agir de encontro a soluções para problemas sociais ou econômicos, por meio de empreendimentos. A segunda diz respeito ao conjunto de conceitos, métodos, instrumentos e práticas relacionadas com a criação e gestão de novas empresas. E por fim, a terceira refere-se ao movimento social de desenvolvimento do espírito empreendedor para a criação de emprego e renda, conforme o site Geranogócio (2000). Então, não basta apenas seguir um número de dicas e etapas que simplesmente estaremos diante de uma empresa sem riscos. Mesmo porque diversos autores renomados apresentam a sua opinião de como iniciar um planejamento de uma empresa. Por isso, deve-se buscar seguir de forma fidedigna o modelo de um dos autores apresentado para que não exista perca de foco e possibilite um resultado positivo.
OBJETIVOS
O presente estudo tem como objetivo geral a elaboração de um plano de negócios para identificar a viabilidade da implantação de uma loja de acessórios para celular.
GERAL
De acordo com Roesch (2007 p.96), um objetivo é algo que pretende atingir, ou seja, a finalidade para o qual os esforços são canalizados. E afirma que “Objetivo geral define o propósito do trabalho. Num projeto, não é suficiente definir apenas objetivos gerais, visto que estes são amplos e dificilmente podem ser avaliados”.
ESPECÍFICO
De acordo com Roesch (2007, p. 97) os objetivos específicos operacionalizam – especificam o modo como se pretende atingir um objetivo geral. Assim, no caso da formulação de um plano ou sistema, por exemplo, os objetivos específicos passam a ser claramente associada às etapas do plano e normalmente a literatura aponta indicações de fases ou etapas a cumprir. Os objetivos específicos incluem:
• Realizar um estudo de mercado e elaborar planos de ação para o plano de negócio;
...