Plano Politico Pedagógico
Exames: Plano Politico Pedagógico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunopacheco25 • 27/10/2014 • 1.134 Palavras (5 Páginas) • 275 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................6
4 REFERENCIAS ........................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
O projeto politico pedagógico inicia-se sobre planejamentos e gestão da escola. Ele exige esforço e dedicação dos professores, comunidade pais e alunos, encarregada por fazer o plano, o projeto politico pedagógico nasce da necessidade de construir a escola constantemente.
O PPP ele é reformulado e elaborado todo ano por professores com os pais e os alunos, para preparar o projeto politico é preciso se organizar e lembrar dos princípios que devem nortear todos os projetos igualdade, qualidade e liberdade, gestão democrática e valorização magistério, tendo participação ativa dos pais nas escolas fazendo com que isso ajude na elaboração do mesmo. Ele tem por objetivo implantar normas e regras para regularização da escola.
Visando a organização da escola baseia-se nas atitudes de solidariedade reciprocidade e participação coletiva de pais e colaboradores, ele foca em melhorias , um bom aprendizado e incentivação para ter mais interesse dos alunos pelas escolas.
As finalidades produzir, desenvolver o progresso do aluno, novas propostas de intervenção pedagógicas, o uso de novas tecnologias e informações na ação do docente, execução de projetos que possibilitem a ampliação dos horizonte, culturais e sociais, estabelecimento do diagnóstico da realidade da escola, com a que se deseja alcançar são princípios da Constituição Federal. De 1988.
As escolas são marcadas pela diversidade cultural, e em sua maioria a comunidade e caracterizada por famílias de baixa renda, e ou podem vir de zonas rurais utilizando ou não transportes públicos. Alunos de todas as classes sociais, credo, etnias e raças, a sim como os professores e professoras trazem e convivem com valores, concepções diferentes, o que permite o exercício e tolerância da cidadania. As características dos alunos são muito diversas como o perfil individual de cada um ou cada aluno.
2-Desenvolvimento
Os projetos educacionais devem estar ligados á melhoria na qualidade do ensino e aprendizagem. Como: Projetos de leitura (Biblioteca) o laboratório de informática que fica a disposição dos alunos e professores, a equipe escolar deve visar estas utilizações para o aprimoramento da aprendizagem sendo uma parte da pratica pedagógica dos professores.
Quanto a organização do currículo os professores devem trabalhar de acordo com os conteúdos de suas disciplinas estando estes registrados na proposta pedagógica curricular e no plano de trabalho docente.
A escola, de forma geral, dispõe de dois tipos básicos de estruturas: administrativas e pedagógicas. As primeiras asseguram praticamente, a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros. Fazem parte, ainda, das estruturas administrativas todos os elementos que têm uma forma material como, por exemplo, a arquitetura do edifício escolar e a maneira como ele se apresenta do ponto de vista de sua imagem: equipamentos e materiais didáticos, mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres, cores, limpeza e saneamento básico (água, esgoto, lixo e energia elétrica).
As pedagógicas, que, teoricamente, determinam a ação das administrativas, "organizam as funções educativas para que a escola atinja de forma eficiente e eficaz as suas finalidades” As estruturas pedagógicas referem-se, fundamentalmente, às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo. Nas estruturas pedagógicas incluem-se todos os setores necessários ao desenvolvimento do trabalho pedagógico.
A análise da estrutura organizacional da escola visa identificar quais estruturas são valorizadas e por quem, verificando as relações funcionais entre elas. É preciso ficar claro que a escola é uma organização orientada por finalidades, controlada e permeada pelas questões do poder.
A análise e a compreensão da estrutura organizacional da escola significam indagar sobre suas características, seus pólos de poder, seus conflitos.
O que sabemos da estrutura pedagógica?
Que tipo de gestão está sendo praticada?
O que queremos e precisamos mudar na nossa escola?
Qual é o organograma previsto?
Quem o constitui e qual é a lógica interna?
Quais as funções educativas predominantes?
Como são vistas a constituição e a distribuição do poder?
Quais os fundamentos regimentais?
Enfim, caracterizar do modo mais preciso possível a estrutura organizacional da escola e os problemas que afetam o processo ensino-aprendizagem, de modo a favorecer a tomada de decisões realistas e exequíveis.
Avaliar a estrutura organizacional significa questionar
...