Plano Político Pedagógico
Artigo: Plano Político Pedagógico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Drikaluryan • 3/6/2014 • 503 Palavras (3 Páginas) • 335 Visualizações
2 – HISTÓRICO
O Projeto Político Pedagógico do Centro de Atendimento Especializado de Boa Vista foi elaborado por Maria da Conceição Matos Almeida, Maria Verônica da Silva e Mara Nicácio da Silva nomeadas através da Portaria 1787/10/SECD/GAB/RR de 19 de agosto de 2010.
A Instituição atende alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Deficiência Mental, Paralisados Cerebrais Portadores de Condutas Típicas, Deficiências Múltiplas e Síndromes). O Centro de Atendimento Especializado de Boa Vista foi criado através do Decreto 9983-E de 22/04/2009 Diário Oficial do Estado Nº 1048.
No ano de 2010, o Centro de Atendimento Especializado passou a funcionar nas dependências do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência-Viva –comunidade.
3 – ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A análise do PPP da instituição permitiu identificar que a filosofia adotada é contemporânea, pois o ensino é norteado pela Constituição Federal de 1988,
Decreto 3.956 de 08 de outubro de 2001 que promulgou a Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência, Resolução CNE/CEB nº. 02/2001 que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Lei 9.394/96 e nota técnica – SEESP/GAB/Nº 9/2010, que trata da organização de Centros de Atendimentos Especializados. O entendimento é de que o poder público deve assegurar ás pessoas com deficiência o acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis.
A gestão do centro é democrática onde seus gestores são nomeados pela Secretária de Educação e seus coordenadores pedagógicos por portaria interna.
O Centro busca desenvolver uma metodologia contextualizada, dinâmica e prazerosa, que desenvolva o lado cognitivo, afetivo, sócio-emocional e motor, preparando os alunos para a vida em sociedade. O estudo de caso também é utilizado, sendo uma metodologia de resolução de problema, que identifica a natureza e busca uma solução.
A avaliação da aprendizagem abrange a verificação do aprendizado obtido pelo aluno. As avaliações possibilitam enriquecer o trabalho docente, de modo a subsidiar a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino.
4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
É cediço que analisar ou criar um Projeto Político Pedagógico requer amplos conhecimentos na área pedagógica, demandam tempo e é necessário ter vivência no contexto escolar envolvido.
O projeto político-pedagógico, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão. (VEIGA, 1995, p. 14).
Sua concretização só é possível se houver a participação de professores, funcionários, gestor, coordenador, alunos e comunidade. Todos devem refletir juntos sobre
...