Plágio Acadêmico
Resenha: Plágio Acadêmico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ValeriaAnjos • 19/11/2014 • Resenha • 238 Palavras (1 Páginas) • 241 Visualizações
O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, con¬ceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.
Trata-se de uma violação dos di¬reitos autorais de outrem. Isso tem implicações cíveis e penais. E o “desconhecimento da lei” não serve de desculpa, pois a lei é pública e explícita.
Na universidade, o que se espera dos alunos é que estes se capacitem tan¬to técnica como teoricamente. Que sejam capazes de refletir sobre sua profissão, a partir da leitura e com¬preensão dos autores da sua área.
Faz parte da formação dos alunos que estes sejam capazes de articular as ideias desses autores de referên¬cia com as suas próprias ideias.
Para isto, é fundamental que os alu¬nos explicitem, em seus trabalhos acadêmicos, exatamente o que es¬tão usando desses autores, e o que eles mesmos estão propondo. Ser capaz de tais articulações intelec¬tuais, portanto, torna-se critério bá¬sico para as avaliações feitas pelos professores.
Engana-se quem pensa que só faz plágio quem copia palavra por palavra um trabalho inteiro sem citar a fonte de onde tirou
Integral : o “engano” citado acima...
Parcial : que ocorre quando o trabalho é um “mosaico” formado por cópias de parágrafos e frases de autores diversos, sem mencionar suas obras.
Conceitual : a utilização da idéia do autor escrevendo de outra forma, porém, novamente, sem citar a fonte original.
...