Pneus Usados
Dissertações: Pneus Usados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rgn14 • 11/5/2014 • 426 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
Pneus usados:
Definição: pneu que foi submetido a qualquer tipo de uso e/ou desgaste, mas ainda tem um pouco de vida útil restando.
Quando devo trocar os pneus?
Pneus gastos e não adequados ao terreno e ao carro põem em risco as vidas do motorista e dos passageiros. É preciso trocar os pneus sempre que o desgaste se mostra excessivo.
TWI – Tire Wear Indicator:
Há dois tipos básicos de TWI: o primeiro deles é um ressalto de borracha dentro dos sulcos maiores do pneu. À medida que o pneu vai gastando, o sulco vai diminuindo de profundidade. O segundo tipo de TWI está na faixa lateral e é formado por sulcos, quando o desgaste chegar neles, é hora de trocar o pneu.
Desgaste desigual:
Há dois TWIs diferentes por um motivo muito simples: se seu carro estiver desalinhado, os pneus vão desgastar de forma desigual. Circular com os pneus meio murchos ou cheios demais, também desgasta de forma desigual.
Bolhas, cortes e furos:
As bolhas normalmente indicam que a malha de aço ou de tecido no pneu romperam-se, e apenas a borracha está segurando o ar. Cortes, talhos e buracos na borracha podem desestabilizar ou mesmo destruir o pneu.
Reforma de Pneus Usados:
Em vez de ser descartado prematuramente, ele volta a ser como era quando foi comprado. Com o mesmo desempenho e iguais condições de segurança.
A reforma prolonga o tempo de uso do pneu, evitando o seu descarte prematuro, economiza energia e é uma atividade não poluidora. Seus resíduos sólidos são reciclados por outras indústrias e se transformam em novos produtos.
Tipos de reforma existentes:
1. Recauchutagem: consiste na reforma de um pneu pela substituição da sua banda de rodagem e dos seus ombros.
2. Recapagem: consiste no processo pelo qual um pneu é reformado pela substituição da sua banda de rodagem.
3. Remoldagem: processo pelo qual um pneu é reformado pela substituição da sua banda de rodagem, de seus ombros e de toda a superfície dos seus flancos.
Alguns Números Associados á Reforma dos Pneus:
• O pneu reformado possui rendimento quilométrico semelhante ao novo, mas com custo entre 60 e 70% menor.
• A reforma proporciona uma economia de 80% de energia e matérias-primas em relação à produção de pneus novos.
• Em média, a reforma gera redução de 57% no custo do quilômetro rodado.
• Hoje, dois terços dos pneus de carga em uso no Brasil são reformados.
• A economia proporcionada ao setor de transportes chega a R$ 5,6 bilhões por ano
• Cada pneu de caminhão ou de ônibus reformado economiza 57 litros de petróleo. Por ano, 500 milhões de litros de petróleo são poupados
...